dc.contributor.advisor |
Sampaio, Carmen Sanches |
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dc.contributor.author |
Abreu, Etiene |
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dc.date.accessioned |
2018-06-29T21:31:50Z |
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dc.date.available |
2018-06-29T21:31:50Z |
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dc.date.issued |
2014 |
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dc.identifier.citation |
ABREU, Etiene. O que se fala sobre o "não ouvir": conversa sobre a língua brasileira de sinais no ensino superior. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11846 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2015/04. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O que se fala sobre o "não ouvir": conversa sobre a língua brasileira de sinais no ensino superior |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Sampaio, Carmen Sanches |
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dc.contributor.referee |
Souza, Regina |
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dc.contributor.referee |
Favoito, Wilma |
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dc.contributor.referee |
Sanchez, Celso |
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dc.contributor.referee |
Souza, Maria Elena Viana |
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dc.degree.department |
CCHS |
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dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Sign language |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject.en |
Higher education |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
In 2005, the Brazilian Decree n ° 5626, instituted - among other things - the discipline of Brazilian Sign Language / LIBRAS as compulsory matter in Teacher Education. Since then, the institutions of higher education have been organized to offer the discipline. Since the implementation of the discipline, in Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO began in 2008, many students - many of whom had no contact with deaf or sign language communities - have had the opportunity of studying this language and discuss some policy issues related to it. In conversations with some of these students could realize important questions about the possibility of the study of sign language in the academic space. I present in this paper some discussion about policies related to education in sign language and some reflections on the conversations with students, noting which contributions have pointed out these difficulties and during the course of the discipline. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
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dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
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dc.description.abstractpt |
Em 2005, o Decreto de n° 5.626, instituiu – entre outras ações – a disciplina de Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS como obrigatória nos Cursos de Formação de Professores de Ensino Superior. Desde então, as instituições de Ensino Superior têm se organizado para a oferta da disciplina. Desde a implementação da disciplina, que na Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro/UNIRIO se iniciou em 2008, diversos estudantes – muitos dos quais não tinham contato com comunidades surdas ou línguas de sinais – têm tido a oportunidade de estudar esta língua e discutir algumas questões políticas ligadas a ela. Em conversas com alguns destes estudantes foi possível perceber questões importantes sobre a possibilidade do estudo da língua de sinais no espaço acadêmico. Apresento neste trabalho algumas discussões sobre políticas ligadas à educação em língua de sinais e algumas reflexões sobre as conversas tidas com os estudantes, destacando quais contribuições e dificuldades estes têm apontado durante o curso da disciplina. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Língua de sinais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino Superior |
pt_BR |