DSpace Repository

O que se fala sobre o "não ouvir": conversa sobre a língua brasileira de sinais no ensino superior

Show simple item record

dc.contributor.advisor Sampaio, Carmen Sanches
dc.contributor.author Abreu, Etiene
dc.date.accessioned 2018-06-29T21:31:50Z
dc.date.available 2018-06-29T21:31:50Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation ABREU, Etiene. O que se fala sobre o "não ouvir": conversa sobre a língua brasileira de sinais no ensino superior. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11846
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2015/04. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O que se fala sobre o "não ouvir": conversa sobre a língua brasileira de sinais no ensino superior pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Sampaio, Carmen Sanches
dc.contributor.referee Souza, Regina
dc.contributor.referee Favoito, Wilma
dc.contributor.referee Sanchez, Celso
dc.contributor.referee Souza, Maria Elena Viana
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Sign language pt_BR
dc.subject.en Teacher training pt_BR
dc.subject.en Higher education pt_BR
dc.description.abstracten In 2005, the Brazilian Decree n ° 5626, instituted - among other things - the discipline of Brazilian Sign Language / LIBRAS as compulsory matter in Teacher Education. Since then, the institutions of higher education have been organized to offer the discipline. Since the implementation of the discipline, in Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO began in 2008, many students - many of whom had no contact with deaf or sign language communities - have had the opportunity of studying this language and discuss some policy issues related to it. In conversations with some of these students could realize important questions about the possibility of the study of sign language in the academic space. I present in this paper some discussion about policies related to education in sign language and some reflections on the conversations with students, noting which contributions have pointed out these difficulties and during the course of the discipline. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Em 2005, o Decreto de n° 5.626, instituiu – entre outras ações – a disciplina de Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS como obrigatória nos Cursos de Formação de Professores de Ensino Superior. Desde então, as instituições de Ensino Superior têm se organizado para a oferta da disciplina. Desde a implementação da disciplina, que na Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro/UNIRIO se iniciou em 2008, diversos estudantes – muitos dos quais não tinham contato com comunidades surdas ou línguas de sinais – têm tido a oportunidade de estudar esta língua e discutir algumas questões políticas ligadas a ela. Em conversas com alguns destes estudantes foi possível perceber questões importantes sobre a possibilidade do estudo da língua de sinais no espaço acadêmico. Apresento neste trabalho algumas discussões sobre políticas ligadas à educação em língua de sinais e algumas reflexões sobre as conversas tidas com os estudantes, destacando quais contribuições e dificuldades estes têm apontado durante o curso da disciplina. pt_BR
dc.subject.pt Língua de sinais pt_BR
dc.subject.pt Formação de professores pt_BR
dc.subject.pt Ensino Superior pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|