dc.contributor.advisor |
Leite, Vânia Dantas |
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dc.contributor.author |
Almada, Carlos de Lemos |
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dc.date.accessioned |
2018-07-02T22:11:18Z |
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dc.date.available |
2019-01-01 |
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dc.date.available |
2018-07-02T22:11:18Z |
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dc.date.issued |
2007 |
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dc.identifier.citation |
ALMADA, Carlos de Lemos. Nas fronteiras da tonalidade: tradição e inovação na forma da primeira sinfonia de câmara, Op. 9, de Arnold Schoenberg. 2007. 2 v. (225, 144) p. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=24283>. Acesso em: 8 mai. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11851 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2007/14 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
“Nas fronteiras da tonalidade” : tradição e inovação na forma da Primeira Sinfonia de Câmara, op.9, de Arnold Schoenberg |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“At the frontiers of tonality”: Tradition and inovation in the form of the First Chamber Symphony, op.9, by Arnold Schoenberg |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Arnold Schoenberg |
pt_BR |
dc.subject.en |
First Chamber Symphony op.9 |
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dc.subject.en |
Form |
pt_BR |
dc.subject.en |
Analysis |
pt_BR |
dc.subject.en |
Tradition |
pt_BR |
dc.subject.en |
Inovation |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The goal of this study was a detailed analysis of the First Chamber Symphony op.9, composed
by Arnold Schoenberg (1874-1951) in 1906. This work has, in addition to its great intrinsic
value, significant historic importance considering the final segment of Schoenberg's tonal
period (1899-1908), on the verge of the transition to his atonal phase. The Chamber
Symphony may been seen as a large-scale experiment of several innovative aspects. Some of
these aspects, introduced by Schoenberg in some of his previous works (as a preparatory
period), acquired in op. 9 a novel structural significance, anticipating in some instances
procedures of atonal and serial writing. At the same time, one can observe in that work the
presence of solid roots inserted in a traditional tonal base. In the present study, the Chamber
Symphony is analyzed from the formal point of view, in order to reveal not only its innovative
elements (and their functions in the work as a whole) but also its links to the Viennese
classical tradition, on which it is based. The main point examined in this study is that the
Symphony, as far as its magnitude and novelty value (revealed by the analysis procedures) are
taken into account, may be considered as a decisive turning-point due to the depletion of tonal
resources. The absence of detailed studies under such a perspective was a strong motivation
for the present approach. As theoretical references for this study, we have taken
Schoenberg´s own writings, which also provided methodological tools used in the analytical
process, in addition to other tools created for specific needs during the formal analysis. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação examina detalhadamente a Primeira Sinfonia de Câmara, op.9, composta por
Arnold Schoenberg (1874-1951) em 1906. A obra possui, além de seu grande valor intrínseco,
uma significativa importância histórica dentro do segmento final do período tonal
schoenberguiano (entre 1899 e 1908), na iminência da mudança para sua fase atonal. A
Sinfonia de Câmara apresenta-se como um formidável campo de provas, em larga escala, de
diversos aspectos inovadores que, introduzidos por Schoenberg em algumas de suas
composições anteriores, como num período preparatório, passam a ter no op.9 uma inédita
significação estrutural, em certos casos antecipando procedimentos da escrita atonal e serial.
Ao mesmo tempo, observa-se na obra a presença de sólidos alicerces calcados numa infraestrutura
tonalmente tradicional. Este estudo consiste na análise minuciosa da obra, sob o
ponto de vista da forma, de modo a evidenciar tanto seus principais elementos inovadores (e
suas funcionalidades no organismo da obra), quanto as raízes da tradição clássica vienense
sobre as quais se embasam. A principal questão examinada neste trabalho refere-se ao fato de
que a Sinfonia, considerados a magnitude e o ineditismo dos procedimentos nela aplicados
(revelados no processo de análise), pode ser considerada um decisivo ponto-chave no
esgotamento dos recursos tonais. A ausência de estudos mais aprofundados sob tal perspectiva
justifica a presente abordagem. Como referencial teórico para esta pesquisa, são adotados os
escritos do próprio Schoenberg, dos quais também são extraídas as ferramentas metodológicas
empregadas no processo analítico. A estas também aliam-se novas metodologias, criadas para
necessidades específicas surgidas durante a análise formal da obra. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Arnold Schoenberg |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Primeira Sinfonia de Câmara op.9 |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Forma |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Análise |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Tradição |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Inovação |
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