dc.contributor.advisor |
Araújo Júnior, Samuel Mello |
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dc.contributor.author |
Dauelsberg, Claudio Peter |
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dc.date.accessioned |
2018-07-02T22:19:12Z |
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dc.date.available |
2019-01-01 |
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dc.date.available |
2018-07-02T22:19:12Z |
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dc.date.issued |
2001-08-28 |
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dc.identifier.citation |
DAUELSBERG, Claudio Peter. A importância da improvisação na formação musical do intérprete. 2001. 170 p. Dissertação ( Mestrado em Música), Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=86140>. Acesso em: 11 mai. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11855 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A importância da improvisação na forma musical do intérprete |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Prado, Almeida |
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dc.contributor.referee |
Fuks, Leonardo |
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dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present Dissertation discusses the importance of the improvisational
practice redemption in the interpreter background, trying to demystify it while innate talent.
To do that, we made use of historical, philosophical, ethno-musicological and
psychological approaches, based on conceptual references of authors such as Ferand,
Jankélévitch, Nettl and Pressing.
The following Dissertation consists of three chapters, based on bibliography
research and interviews with experts in their respective areas considered pertinent to this
work, such as Marlos Nobre, Maurício Carrilho, Marcelo Fagerlande, Mario Sève, Rodolfo
Caesar and Alexandre Rachid.
In the first chapter, we have the improvisational elements in music, which have
been historically present since the Christian Period, throughout the Gregorian chants, until
the 20th Century, throughout concert music and popular music, and we observe the
contemporary similarities among many principles in different historical periods.
In the second chapter, we make an analysis of the different appraisals about the
improvisation, its evolution and its relation with the composition, producing analogies and
examining their problematic points.
In the third chapter, we focus on the processes related to the practice of making
the performance of a musical theme spontaneous and natural, in other words, we aim to
investigate whether these processes result only from an inherent skill.
In the conclusion, we present the aspects related to the demystification of
improvisation while innate talent and its importance in the musical background of the
interpreter, seeking to clarify obscure questions that surround the improvisational practices,
as well as taking into consideration some causes and consequences of the separation
interpreter/composer. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente Dissertação discute a importância do resgate da prática
improvisatória na formação musical do intérprete, procurando desmistificá-la enquanto
talento nato. Para tanto, recorremos a abordagens histórica, filosófica, etnomusicológica e
psicológica, tendo como referenciais conceituais autores como Ferand, Jankélévitch, Nettl,
Berliner e Pressing.
Esta Dissertação está estruturada em três capítulos e baseada em pesquisa
bibliográfica e entrevistas com especialistas em suas áreas, considerados relevantes para
este trabalho, como Marlos Nobre, Maurício Carrilho, Marcelo Fagerlande, Mário Sève,
Rodolfo Caesar e Alexandre Rachid.
No primeiro capítulo desta Dissertação, verificamos os elementos
improvisativos na música, presentes historicamente, desde o período cristão, com os cantos
gregorianos, até o século XX, com as músicas de concerto e popular, observando
semelhanças em cortes sincrônicos entre os diversos elementos improvisativos dos
diferentes períodos históricos.
No segundo capítulo, apresentamos um mapeamento com diferentes
conceituações sobre a improvisação, sua evolução e relação com a composição, criando
analogias e examinando suas problemáticas.
No terceiro capítulo, examinamos os processos que envolvem a prática de
tornar “espontâneo” e “natural” a execução de um material musical, ou seja, procura-se
investigar se esses processos resultam unicamente de uma habilidade inata.
Na conclusão, apresentamos aspectos relativos à desmistificação da
improvisação enquanto talento nato e sua importância na formação musical do intérprete, procurando elucidar questões “nebulosas” que cercam as práticas improvisatórias, bem
como levantando considerações sobre causas e conseqüências da separação do intérprete-compositor. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Interprete |
pt_BR |