DSpace Repository

Textura musical : forma e metáfora

Show simple item record

dc.contributor.advisor Sampaio, Luiz Paulo
dc.contributor.author Caio Nelson de, Senna Neto
dc.date.accessioned 2018-07-02T22:23:11Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-07-02T22:23:11Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.citation SENNA NETO, Caio Nelson de. Textura musical: forma e metáfora. 2007. 2 v. Tese (Doutorado em Música) - Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=24116>. Acesso em: 8 mai. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11856
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2007/04 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Textura musical : forma e metáfora pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.en musical texture pt_BR
dc.subject.en sound space pt_BR
dc.subject.en composition pt_BR
dc.subject.fr texture musicale pt_BR
dc.subject.fr espace sonore pt_BR
dc.subject.fr composition pt_BR
dc.description.abstracten Starting by the examination of excerpts from several works of the traditional concertmusic repertoire, an aproach of form based on textural analysis is proposed. The examples considered cover a wide historical period, from the Baroque Period to Contemporary music. The hypothesis sustaining the development of the above proposition is that one must understand musical texture as an imaginary perception of a sound space in constant mutation, created by the pitches involved in the framework and individuated by various elements, such as the agogic, the dynamics and the tone colour. In this context four pieces, created by different composers during the last two decades of the XXth Century were studied: *Désordre* by György Ligeti (Hungary), *Talla* by Andres Alcalde (Chile), *Contrastes* by Marisa Rezende (Brazil) and *O jardim das veredas que se bifurcam* by Caio Senna (Brazil). An important relation is suggested here between the textural configuration and the control of form. It is to be hoped that this study may contribute to the development of the teaching of composition pt_BR
dc.description.abstractfr On a proposé, à partir de l'examen de divers morceaux du repertoire de la musique de concert, un abordage de la forme structuré sur l'analyse texturele. Les exemples couvrent une ample période historique, de la Renassaince à notre époque. L'hypothèse sur laquelle on a développé cette proposition c´est qu´on doit comprendre la texture musicale comme la perception imaginaire d'un espace sonore, soumis à une constante mutation, lequel est composé par les hauters enveloppées dans la trame et individuées par éléments divers tels que l´agogique, la dynamique et le timbre. Dans ce contexte on a étudié quatre oeuvres, composées dans les années 80 et 90 du XXème Siècle, par quatre compositeurs differents: *Désordre* par György Ligeti (Hongrie), *Talla* par Andres Alcalde (Chile), *Contrastes* par Marisa Rezende (Brésil) et *O jardim das veredas que se bifurcam* par Caio Senna (Brésil). Un important rapport entre la configuration texturelle et le contrôle de la forme est suggéré ici. Avec cette étude on compte pouvoir apporter une contribution au développement de l´enseignement de la composition. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Foi proposto, a partir do exame de diversos trechos do repertório da música de concerto, uma abordagem da forma estruturada sobre a análise textural. Os exemplos cobrem um amplo período histórico, do Barroco ao Contemporâneo. A hipótese, sob a qual foi desenvolvida essa proposição, é que por textura musical compreenda-se a percepção imaginária de um espaço sonoro, em constante mutação, formado pelas alturas envolvidas na trama e individuado por elementos diversos, tais como agógica, dinâmica e timbre. Nesse contexto, foram estudadas quatro obras compostas, por diferentes compositores, durante as décadas de 80 e 90 do século XX: Désordre de György Ligeti (Hungria), Talla de Andres Alcalde (Chile), Contrastes de Marisa Rezende (Brasil) e O jardim das veredas que se bifurcam de Caio Senna (Brasil). Sugere-se uma relação importante entre configuração textural e controle da forma. Com esse estudo, espera-se poder contribuir para o desenvolvimento do ensino da composição pt_BR
dc.subject.pt textura musical pt_BR
dc.subject.pt espaço sonoro pt_BR
dc.subject.pt composição pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|