dc.contributor.advisor |
Sampaio, Luiz Paulo |
|
dc.contributor.author |
Caio Nelson de, Senna Neto |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-02T22:23:11Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-07-02T22:23:11Z |
|
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.identifier.citation |
SENNA NETO, Caio Nelson de. Textura musical: forma e metáfora. 2007. 2 v. Tese (Doutorado em Música) - Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=24116>. Acesso em: 8 mai. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11856 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2007/04 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Textura musical : forma e metáfora |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
musical texture |
pt_BR |
dc.subject.en |
sound space |
pt_BR |
dc.subject.en |
composition |
pt_BR |
dc.subject.fr |
texture musicale |
pt_BR |
dc.subject.fr |
espace sonore |
pt_BR |
dc.subject.fr |
composition |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Starting by the examination of excerpts from several works of the traditional
concertmusic repertoire, an aproach of form based on textural analysis is proposed.
The examples considered cover a wide historical period, from the Baroque Period to
Contemporary music. The hypothesis sustaining the development of the above
proposition is that one must understand musical texture as an imaginary perception of
a sound space in constant mutation, created by the pitches involved in the framework
and individuated by various elements, such as the agogic, the dynamics and the tone
colour. In this context four pieces, created by different composers during the last two
decades of the XXth Century were studied: *Désordre* by György Ligeti (Hungary),
*Talla* by Andres Alcalde (Chile), *Contrastes* by Marisa Rezende (Brazil) and *O
jardim das veredas que se bifurcam* by Caio Senna (Brazil). An important relation is
suggested here between the textural configuration and the control of form. It is to be
hoped that this study may contribute to the development of the teaching of
composition |
pt_BR |
dc.description.abstractfr |
On a proposé, à partir de l'examen de divers morceaux du repertoire de la
musique de concert, un abordage de la forme structuré sur l'analyse texturele. Les
exemples couvrent une ample période historique, de la Renassaince à notre époque.
L'hypothèse sur laquelle on a développé cette proposition c´est qu´on doit comprendre
la texture musicale comme la perception imaginaire d'un espace sonore, soumis à une
constante mutation, lequel est composé par les hauters enveloppées dans la trame et
individuées par éléments divers tels que l´agogique, la dynamique et le timbre. Dans
ce contexte on a étudié quatre oeuvres, composées dans les années 80 et 90 du
XXème Siècle, par quatre compositeurs differents: *Désordre* par György Ligeti
(Hongrie), *Talla* par Andres Alcalde (Chile), *Contrastes* par Marisa Rezende
(Brésil) et *O jardim das veredas que se bifurcam* par Caio Senna (Brésil). Un
important rapport entre la configuration texturelle et le contrôle de la forme est
suggéré ici. Avec cette étude on compte pouvoir apporter une contribution au
développement de l´enseignement de la composition. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Foi proposto, a partir do exame de diversos trechos do repertório da música de concerto, uma abordagem da forma estruturada sobre a análise textural. Os exemplos cobrem um amplo período histórico, do Barroco ao Contemporâneo. A hipótese, sob a qual foi desenvolvida essa proposição, é que por textura musical compreenda-se a percepção imaginária de um espaço sonoro, em constante mutação, formado pelas alturas envolvidas na trama e individuado por elementos diversos, tais como agógica, dinâmica e timbre. Nesse contexto, foram estudadas quatro obras compostas, por diferentes compositores, durante as décadas de 80 e 90 do século XX: Désordre de György Ligeti (Hungria), Talla de Andres Alcalde (Chile), Contrastes de Marisa Rezende (Brasil) e O jardim das veredas que se bifurcam de Caio Senna (Brasil). Sugere-se uma relação importante entre configuração textural e controle da forma. Com esse estudo, espera-se poder contribuir para o desenvolvimento do ensino da composição |
pt_BR |
dc.subject.pt |
textura musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
espaço sonoro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
composição |
pt_BR |