dc.contributor.advisor |
Tacuchian, Ricardo |
|
dc.contributor.author |
Fecher, Carlos Eduardo |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-02T22:23:51Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-07-02T22:23:51Z |
|
dc.date.issued |
2005 |
|
dc.identifier.citation |
FECHER, Carlos Eduardo. Suíte Sinfônica nº 1 - "paulista" de Guerra-Peixe: um estudo da orquestração como retrato do folclore. 2005. 107 p. Dissertação (Mestrado em Música), Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=69457>. Acesso em: 10 mai. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11857 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2005/11 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Suíte Sinfônica n. 1 – “PAULISTA”, de Guerra-Peixe: um estudo da orquestração como retrato do folclore |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The matter about to be raised on this study is how to identify the orchestral
procedures used by Guerra-Peixe, in order to describe, on the symphonic apparatus, all
the expressions from the musical folklore. On that research, by studying those orchestral
thoughts since the beginnings, there`s an attempt to find out evidences of the folklore
usage as a ground in orchestral sonority, Even more, by focusing this study on “Suíte
Sinfônica n.1 – Paulista”, the score, is compared with some of the most important studies
at that time, so that, with is intended is how to understand its orchestration as a São Paulo
folklore picture.
At the end of this consideration, what is questioned is if Guerra-Peixe`s work,
by being built utter with those elements from São Paulo musicam folklore, runs the risk
of being seen as a regional and a exotic expression. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O problema que levantamos neste estudo foi a identificação dos procedimentos
orquestrais utilizados por Guerra-Peixe para descrever no aparato sinfônico as
manifestações do folclore musical. Em nossa investigação, ao estudarmos o pensamento
orquestral desde os primórdios, buscamos evidências na história da música da utilização
do folclore como base da sonoridade orquestral e, centrando nosso estudo na Suíte
Sinfônica n. 1 – “Paulista”, confrontamos a partitura com alguns dos mais importantes
estudos da época, na intenção de entender sua orquestração como um retrato do folclore
paulista.
Ao final, discutimos se a obra, ao ser construída exclusivamente com os
elementos do folclore musical de São Paulo, corre o risco de ser vista como uma
manifestação de regionalismo exótico. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Suíte Sinfônica n. 1 – “PAULISTA |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Guerra-Peixe, César |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Orquestração |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Folclore |
pt_BR |