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Suíte Sinfônica n. 1 – “PAULISTA”, de Guerra-Peixe: um estudo da orquestração como retrato do folclore

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dc.contributor.advisor Tacuchian, Ricardo
dc.contributor.author Fecher, Carlos Eduardo
dc.date.accessioned 2018-07-02T22:23:51Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-07-02T22:23:51Z
dc.date.issued 2005
dc.identifier.citation FECHER, Carlos Eduardo. Suíte Sinfônica nº 1 - "paulista" de Guerra-Peixe: um estudo da orquestração como retrato do folclore. 2005. 107 p. Dissertação (Mestrado em Música), Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=69457>. Acesso em: 10 mai. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11857
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2005/11 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Suíte Sinfônica n. 1 – “PAULISTA”, de Guerra-Peixe: um estudo da orquestração como retrato do folclore pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.description.abstracten The matter about to be raised on this study is how to identify the orchestral procedures used by Guerra-Peixe, in order to describe, on the symphonic apparatus, all the expressions from the musical folklore. On that research, by studying those orchestral thoughts since the beginnings, there`s an attempt to find out evidences of the folklore usage as a ground in orchestral sonority, Even more, by focusing this study on “Suíte Sinfônica n.1 – Paulista”, the score, is compared with some of the most important studies at that time, so that, with is intended is how to understand its orchestration as a São Paulo folklore picture. At the end of this consideration, what is questioned is if Guerra-Peixe`s work, by being built utter with those elements from São Paulo musicam folklore, runs the risk of being seen as a regional and a exotic expression. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O problema que levantamos neste estudo foi a identificação dos procedimentos orquestrais utilizados por Guerra-Peixe para descrever no aparato sinfônico as manifestações do folclore musical. Em nossa investigação, ao estudarmos o pensamento orquestral desde os primórdios, buscamos evidências na história da música da utilização do folclore como base da sonoridade orquestral e, centrando nosso estudo na Suíte Sinfônica n. 1 – “Paulista”, confrontamos a partitura com alguns dos mais importantes estudos da época, na intenção de entender sua orquestração como um retrato do folclore paulista. Ao final, discutimos se a obra, ao ser construída exclusivamente com os elementos do folclore musical de São Paulo, corre o risco de ser vista como uma manifestação de regionalismo exótico. pt_BR
dc.subject.pt Suíte Sinfônica n. 1 – “PAULISTA pt_BR
dc.subject.pt Guerra-Peixe, César pt_BR
dc.subject.pt Orquestração pt_BR
dc.subject.pt Folclore pt_BR


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