dc.contributor.advisor |
Simões, Naílson de Almeida |
|
dc.contributor.author |
Mendonça, Ocelo |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-02T22:24:17Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-07-02T22:24:17Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.identifier.citation |
FERREIRA, José Ocelo Mendonça. O violoncelo entre o choro e a improvisação: novos desafios interpretativos na prática do instrumentista de formação tradicional. 2006. 171 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=24113>. Acesso em: 10 mai. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11858 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2006/12 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O violoncelo entre o choro e a improvisação: novos desafios interpretativos na prática do instrumentista de formação tradicional |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Le violoncelle entre le Choro et l'improvisation: nouveaux défis interprétatifs dans entraînement de l'instrumentiste de formation traditionnelle |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Violoncelle |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musique Brésilienne |
pt_BR |
dc.subject.en |
Choro |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Ce travail est le rapport final d’une recherche centrée sur l’utilisation du violoncelle dans la
musique populaire Brésilienne, et présente une proposition d’interprétation spécifique à ce
contexte. Il a été effectué un relevé historique de l’utilisation de cet instrument dans la
musique urbaine Brésilienne, identifiant, à partir d’enregistrements phonographiques et de
partitions, des éléments de langage qui ont été par la suite analysés. Il convient toutefois de
souligner que n’ont pas été rigoureusement suivis les principes d’aucun des abordages
traditionnels de l’analyse musicale. Cette dissertation a été elaborée à partir d’une compilation
de documents visant à déboucher sur un travail d’édition de partitions de Choros pour
violoncelle à fin de permettre à d’autres musiciens de connaître les aspects particuliers de la
musique Brésilienne et surtout du Choro, en plus de promouvoir l’expérience pratique et de
diffuser les facettes interprétatives de la musique populaire Brésilienne appliquées aux
caractéristiques de l’instrument. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho é o relatório final de uma investigação sobre a utilização do violoncelo na
música brasileira popular e apresenta uma proposta interpretativa específica a este contexto.
Foi feito um levantamento histórico da utilização deste instrumento na música urbana
brasileira, identificando elementos idiomáticos em registros fonográficos e partituras, que
foram posteriormente analisadas. Convém frisar, porém, que não foram seguidos
rigorosamente os princípios de nenhuma das abordagens tradicionais de análise musical. Esta
dissertação foi elaborada a partir de um apanhado de documentos, objetivando apresentar um
trabalho de edição de partituras de Choros para o violoncelo, a fim de permitir a outros
músicos conhecerem aspectos inerentes à música brasileira e principalmente ao Choro, além
de promover a vivência prática e divulgar facetas interpretativas da música brasileira popular
aplicadas às características do instrumento. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Violoncelo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música Brasileira |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Choro |
pt_BR |