dc.contributor.advisor |
Merhy, Silvio Augusto |
|
dc.contributor.author |
Faour, Paula |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-02T22:34:49Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-07-02T22:34:49Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.identifier.citation |
ROCHA, Paula Faour de Oliveira. Acompanhamento pianístico em Bossa Nova: análise rítmica em duas performances de João Donato e César Camargo Mariano. 2006. 115F. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=24122>. Acesso em: 9 mai. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11861 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2006/14 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Acompanhamento pianístico em Bossa Nova: análise rítmica em duas performances de João Donato e Cesar Camargo Mariano |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Bossa Nova piano accompaniment: rhythmic analysis in two performances by João Donato and Cesar Camargo Mariano |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Rhythmic analysis |
pt_BR |
dc.subject.en |
Accompaniment on Piano |
pt_BR |
dc.subject.en |
Trio in Bossa Nova |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work proposes an analysis on the performances by João Donato and Cesar Camargo
Mariano in the musical compositions “Minha Saudade” and “Samba de Verão”, recorded on the
albums João Donato e seu Trio Muito à Vontade (1962), and Sambalanço Trio (1965),
respectively. This research was divided in three parts, being the principal issue the rhythmic
accompaniment in Bossa Nova, with a trio formation. In the first part it was explained how this
genre appeared; in the second it is showed the resumed pianists' biography and their influences,
as well as technical information about the records; and the third part contains the transcriptions
and a study of technical aspects refered to accompaniment itself. By listening the performances
some skills were revealed and abridged in three topics: interaction; capacity of improvisation;
and reciprocal adaptation, besides the soloist and accompanist functions. These being analyzed
with two focus: the pianist; and the trio. The researchers Campos (1968), Homem de Mello
(1976), Castro (1990 and 2001), Garcia (1998) and Tinhorão (1997) were taken as theoretical
support to additional interviews with pianists and musical producers. This research aims to fill a
perceived hiatus in rhythmic analysis on Brazilian popular music and also to serve as support to
the understanding of the swing in performances and the process of pursuing a personal music
style. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação propõe uma análise das performances de João Donato e Cesar Camargo
Mariano, nas músicas "Minha Saudade" e "Samba de Verão", gravadas nos discos João Donato e
seu Trio Muito à Vontade (1962), e Sambalanço Trio (1965), respectivamente. Esta pesquisa foi
dividida em três partes e teve enfoque na questão rítmica do acompanhamento em Bossa Nova
ao piano, na formação de trio. Na primeira parte foi explicado o surgimento do gênero; na
segunda foi feito um resumo biográfico dos pianistas e suas influências, além de um
levantamento da ficha técnica das gravações; e, na terceira, foram feitas as transcrições e um
mapeamento das questões técnicas que envolvem o acompanhamento. Da audição das
performances foram percebidas algumas habilidades inerentes às mesmas, resumidas em três
tópicos: interação; capacidade de improvisação; e adaptação recíproca; além das funções de
solista e acompanhador. Estas funções, por sua vez, foram analisadas a partir de dois focos: o
pianista; e o trio. Como suporte teórico, tomaram-se como base os pesquisadores Campos
(1968), Homem de Mello (1976), Castro (1990 e 2001), Garcia (1998) e Tinhorão (1997), além
de entrevistas com pianistas e produtores musicais. A pesquisa visa não apenas preencher uma
lacuna percebida em análises rítmicas da música popular brasileira, mas também dar suporte para
a compreensão do swing e do processo de buscar um estilo musical individual. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Análise rítmica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Acompanhamento ao piano |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Trio em Bossa Nova |
pt_BR |