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Acompanhamento pianístico em Bossa Nova: análise rítmica em duas performances de João Donato e Cesar Camargo Mariano

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dc.contributor.advisor Merhy, Silvio Augusto
dc.contributor.author Faour, Paula
dc.date.accessioned 2018-07-02T22:34:49Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-07-02T22:34:49Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.citation ROCHA, Paula Faour de Oliveira. Acompanhamento pianístico em Bossa Nova: análise rítmica em duas performances de João Donato e César Camargo Mariano. 2006. 115F. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=24122>. Acesso em: 9 mai. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11861
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2006/14 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Acompanhamento pianístico em Bossa Nova: análise rítmica em duas performances de João Donato e Cesar Camargo Mariano pt_BR
dc.title.alternative Bossa Nova piano accompaniment: rhythmic analysis in two performances by João Donato and Cesar Camargo Mariano pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.en Rhythmic analysis pt_BR
dc.subject.en Accompaniment on Piano pt_BR
dc.subject.en Trio in Bossa Nova pt_BR
dc.description.abstracten This work proposes an analysis on the performances by João Donato and Cesar Camargo Mariano in the musical compositions “Minha Saudade” and “Samba de Verão”, recorded on the albums João Donato e seu Trio Muito à Vontade (1962), and Sambalanço Trio (1965), respectively. This research was divided in three parts, being the principal issue the rhythmic accompaniment in Bossa Nova, with a trio formation. In the first part it was explained how this genre appeared; in the second it is showed the resumed pianists' biography and their influences, as well as technical information about the records; and the third part contains the transcriptions and a study of technical aspects refered to accompaniment itself. By listening the performances some skills were revealed and abridged in three topics: interaction; capacity of improvisation; and reciprocal adaptation, besides the soloist and accompanist functions. These being analyzed with two focus: the pianist; and the trio. The researchers Campos (1968), Homem de Mello (1976), Castro (1990 and 2001), Garcia (1998) and Tinhorão (1997) were taken as theoretical support to additional interviews with pianists and musical producers. This research aims to fill a perceived hiatus in rhythmic analysis on Brazilian popular music and also to serve as support to the understanding of the swing in performances and the process of pursuing a personal music style. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação propõe uma análise das performances de João Donato e Cesar Camargo Mariano, nas músicas "Minha Saudade" e "Samba de Verão", gravadas nos discos João Donato e seu Trio Muito à Vontade (1962), e Sambalanço Trio (1965), respectivamente. Esta pesquisa foi dividida em três partes e teve enfoque na questão rítmica do acompanhamento em Bossa Nova ao piano, na formação de trio. Na primeira parte foi explicado o surgimento do gênero; na segunda foi feito um resumo biográfico dos pianistas e suas influências, além de um levantamento da ficha técnica das gravações; e, na terceira, foram feitas as transcrições e um mapeamento das questões técnicas que envolvem o acompanhamento. Da audição das performances foram percebidas algumas habilidades inerentes às mesmas, resumidas em três tópicos: interação; capacidade de improvisação; e adaptação recíproca; além das funções de solista e acompanhador. Estas funções, por sua vez, foram analisadas a partir de dois focos: o pianista; e o trio. Como suporte teórico, tomaram-se como base os pesquisadores Campos (1968), Homem de Mello (1976), Castro (1990 e 2001), Garcia (1998) e Tinhorão (1997), além de entrevistas com pianistas e produtores musicais. A pesquisa visa não apenas preencher uma lacuna percebida em análises rítmicas da música popular brasileira, mas também dar suporte para a compreensão do swing e do processo de buscar um estilo musical individual. pt_BR
dc.subject.pt Análise rítmica pt_BR
dc.subject.pt Acompanhamento ao piano pt_BR
dc.subject.pt Trio em Bossa Nova pt_BR


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