dc.contributor.advisor |
Braga, Luiz Otávio |
|
dc.contributor.author |
Boscarino Júnior, Alberto |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-02T22:35:20Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-07-02T22:35:20Z |
|
dc.date.issued |
2006-05 |
|
dc.identifier.citation |
BOSCARINO JUNIOR, Alberto. O Apito no samba: os diferentes matizes do samba-enredo na cidade do Rio de Janeiro. 2006. 137f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=24127>. Acesso em: 9 mai. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11862 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2006/19 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O apito no samba: os diferentes matizes do samba-enredo na cidade do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.title.alternative |
O apito no samba: the different shades of the samba-enredo in the city of Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Popular Music-Brazil |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musical Language-Analysis |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cultural Industry-Brazil |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation proposes a semiological analysis of the transformations related to form and structure performed in samba-enredo in the city of Rio de Janeiro, following the concept of a paradigmatic analysis proposed by Nicolas Ruwet, considering the parameters of melody, harmony, rhythm and form. Besides, the relationship between this musical genre and the cultural industry is studied, with the objective of learning the historical-musical and social-cultural process happened inside the schools of samba and also its relation with the Brazilian society. Based on specific discography and bibliography, the samba-enredo is demonstrated as an autonomous musical genre and the main transformations found during the last seven decades are detached. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação propõe uma análise semiológica das transformações da forma e da estrutura do samba-enredo na cidade do Rio de Janeiro, seguindo o conceito de análise paradigmática proposto por Nicolas Ruwet e, para tanto, consideramos os parâmetros melodia, harmonia, ritmo e forma. Ademais, investigamos a relação deste gênero musical com a indústria cultural, com o objetivo de apreender o processo histórico-musical e sócio-cultural ocorrido no interior das escolas de samba e inclusive sua relação com a sociedade brasileira. Com base em discografia e bibliografia específicas, demonstramos que o samba-enredo é um gênero musical autônomo, e destacamos as principais transformações ocorridas no transcurso das últimas sete décadas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música Popular-Brasil |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Linguagem Musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Análise |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Indústria Cultural – Brasil |
pt_BR |