DSpace Repository

O apito no samba: os diferentes matizes do samba-enredo na cidade do Rio de Janeiro

Show simple item record

dc.contributor.advisor Braga, Luiz Otávio
dc.contributor.author Boscarino Júnior, Alberto
dc.date.accessioned 2018-07-02T22:35:20Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-07-02T22:35:20Z
dc.date.issued 2006-05
dc.identifier.citation BOSCARINO JUNIOR, Alberto. O Apito no samba: os diferentes matizes do samba-enredo na cidade do Rio de Janeiro. 2006. 137f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=24127>. Acesso em: 9 mai. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11862
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2006/19 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O apito no samba: os diferentes matizes do samba-enredo na cidade do Rio de Janeiro pt_BR
dc.title.alternative O apito no samba: the different shades of the samba-enredo in the city of Rio de Janeiro pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.en Popular Music-Brazil pt_BR
dc.subject.en Musical Language-Analysis pt_BR
dc.subject.en Cultural Industry-Brazil pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation proposes a semiological analysis of the transformations related to form and structure performed in samba-enredo in the city of Rio de Janeiro, following the concept of a paradigmatic analysis proposed by Nicolas Ruwet, considering the parameters of melody, harmony, rhythm and form. Besides, the relationship between this musical genre and the cultural industry is studied, with the objective of learning the historical-musical and social-cultural process happened inside the schools of samba and also its relation with the Brazilian society. Based on specific discography and bibliography, the samba-enredo is demonstrated as an autonomous musical genre and the main transformations found during the last seven decades are detached. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação propõe uma análise semiológica das transformações da forma e da estrutura do samba-enredo na cidade do Rio de Janeiro, seguindo o conceito de análise paradigmática proposto por Nicolas Ruwet e, para tanto, consideramos os parâmetros melodia, harmonia, ritmo e forma. Ademais, investigamos a relação deste gênero musical com a indústria cultural, com o objetivo de apreender o processo histórico-musical e sócio-cultural ocorrido no interior das escolas de samba e inclusive sua relação com a sociedade brasileira. Com base em discografia e bibliografia específicas, demonstramos que o samba-enredo é um gênero musical autônomo, e destacamos as principais transformações ocorridas no transcurso das últimas sete décadas. pt_BR
dc.subject.pt Música Popular-Brasil pt_BR
dc.subject.pt Linguagem Musical pt_BR
dc.subject.pt Análise pt_BR
dc.subject.pt Indústria Cultural – Brasil pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|