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“Bota o fuzil pra cantar !” : o funk proibido no Rio de Janeiro

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dc.contributor.advisor Travassos, Elizabeth
dc.contributor.author Russano, Rodrigo
dc.date.accessioned 2018-07-02T22:37:07Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-07-02T22:37:07Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.citation RUSSANO, Rodrigo. Bota o fuzil pra cantar!: o funk proibido no Rio de Janeiro. 2006. ix, 124 p. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=24169>. Acesso em: 9 mai. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11864
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2006/06 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title “Bota o fuzil pra cantar !” : o funk proibido no Rio de Janeiro pt_BR
dc.title.alternative “Sing the Assault Rifle!” The Forbidden Funk in Rio de Janeiro city pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.en Funk pt_BR
dc.subject.en Popular Music pt_BR
dc.subject.en Crime pt_BR
dc.subject.en Violence pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation results from a preliminary research on the musical style known as Funk Proibido (Forbidden Funk) in Rio de Janeiro city. The socio-ethnomusicological approach guided my description of the historical events leading to the upcoming of that musical style. I also describe the various social agents of the “artistic world” of the Forbidden Funk. The analysis of the lyrics and of two interviews with MC Mr. Catra – the most famous MC and singer of that style – led me to two hypothesis. The first one, based on Howard Becker’s sociology of art, states that the singers of the Forbidden Funk are located between two “artistic worlds” – the official one and an underground musical world. The second hypothesis, based on the work of Marcos Alvito, points out to a tendency of the so-called forbidden funks to depict a kind of outlaw I have referred to as “romantic”. The description of the “forbidden CDs” (CDs Proibidões) and the harmonic-melodic analysis of its songs highlight the main characteristics that enhance the transgression attitude inherent to that musical style. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa inicial sobre o estilo musical conhecido como Funk Proibido na cidade do Rio de Janeiro. Adoto um enfoque sócioetnomusicológico para descrever o percurso histórico que levou ao surgimento dessa música e para retratar os diversos atores que integram o “mundo artístico” do Funk Proibido. A análise de várias letras de músicas e de duas entrevistas com o cantor Mr. Catra permitiu levantar duas hipóteses, que procuro demonstrar na dissertação. A primeira, apoiada em conceitos de Howard Becker, sustenta que os cantores do estilo se encontram entre dois mundos artísticos: o oficial e o underground. A segunda, baseada no trabalho de Marcos Alvito, aponta uma tendência do Funk Proibido de representar um tipo de bandiditismo que chamei de “romântico”. A descrição dos CDs “proibidões” e a análise harmônica e melódica das músicas destacam características que potencializam a atitude transgressora desse estilo musical. pt_BR
dc.subject.pt Funk pt_BR
dc.subject.pt Música popular pt_BR
dc.subject.pt Crime pt_BR
dc.subject.pt Violência pt_BR


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