dc.contributor.advisor |
Travassos, Elizabeth |
|
dc.contributor.author |
Russano, Rodrigo |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-02T22:37:07Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-07-02T22:37:07Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.identifier.citation |
RUSSANO, Rodrigo. Bota o fuzil pra cantar!: o funk proibido no Rio de Janeiro. 2006. ix, 124 p. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=24169>. Acesso em: 9 mai. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11864 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2006/06 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
“Bota o fuzil pra cantar !” : o funk proibido no Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“Sing the Assault Rifle!” The Forbidden Funk in Rio de Janeiro city |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Funk |
pt_BR |
dc.subject.en |
Popular Music |
pt_BR |
dc.subject.en |
Crime |
pt_BR |
dc.subject.en |
Violence |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation results from a preliminary research on the musical style known as
Funk Proibido (Forbidden Funk) in Rio de Janeiro city. The socio-ethnomusicological
approach guided my description of the historical events leading to the upcoming of that
musical style. I also describe the various social agents of the “artistic world” of the
Forbidden Funk. The analysis of the lyrics and of two interviews with MC Mr. Catra –
the most famous MC and singer of that style – led me to two hypothesis. The first one,
based on Howard Becker’s sociology of art, states that the singers of the Forbidden
Funk are located between two “artistic worlds” – the official one and an underground
musical world. The second hypothesis, based on the work of Marcos Alvito, points out
to a tendency of the so-called forbidden funks to depict a kind of outlaw I have referred
to as “romantic”. The description of the “forbidden CDs” (CDs Proibidões) and the
harmonic-melodic analysis of its songs highlight the main characteristics that enhance
the transgression attitude inherent to that musical style. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa inicial sobre o estilo musical conhecido
como Funk Proibido na cidade do Rio de Janeiro. Adoto um enfoque sócioetnomusicológico
para descrever o percurso histórico que levou ao surgimento dessa
música e para retratar os diversos atores que integram o “mundo artístico” do Funk
Proibido. A análise de várias letras de músicas e de duas entrevistas com o cantor Mr.
Catra permitiu levantar duas hipóteses, que procuro demonstrar na dissertação. A
primeira, apoiada em conceitos de Howard Becker, sustenta que os cantores do estilo se
encontram entre dois mundos artísticos: o oficial e o underground. A segunda, baseada
no trabalho de Marcos Alvito, aponta uma tendência do Funk Proibido de representar
um tipo de bandiditismo que chamei de “romântico”. A descrição dos CDs “proibidões”
e a análise harmônica e melódica das músicas destacam características que
potencializam a atitude transgressora desse estilo musical. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Funk |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música popular |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Crime |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Violência |
pt_BR |