dc.contributor.advisor |
Tacuchian, Ricardo |
|
dc.contributor.author |
Aigner, Ricardo |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-02T22:37:30Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-07-02T22:37:30Z |
|
dc.date.issued |
2006-06 |
|
dc.identifier.citation |
AIGNER, Ricardo. Caminhos para uma atualização do repertório coral evangélico. 2006. viii, 202 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=24123>. Acesso em: 9 mai. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11865 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2006/16 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Caminhos para uma atualização do repertório coral evangélico |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Paths for an update on evangelical choral repertoire |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Sampaio, Luiz Paulo |
|
dc.contributor.referee |
Ripper, João Guilherme |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Composition |
pt_BR |
dc.subject.en |
Choral music |
pt_BR |
dc.subject.en |
Church music |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation is about the suitability of composicional techniques and procedures
of 20th century music to the evangelical church choirs repertoire. It was intended to
demonstrate how an updated musical language may contribute for a relevant communication
of the doctrinal and biblical contents who supports the church’s activities, as well as to
contribute for the enrichment of the worship experience within the communities. A collection
of pieces for choir was composed, in which some sonorities and patterns of 20th century
music was intended to be used in the context of a church choir, taking into account its non
academical profile, as well as developing an appropriate liturgical environment. It was made a
survey on the biblical revelatory contents carried on evangelical choral repertoire in use
nowadays, by bibliographical research and examination of the scores and the main
hymnbooks used. Bibliographical research has also given information about evangelical
worship in Brazil, particularly Baptist. Treatises on composition by Cope (1977), Dallin
(1977), Deri (1968) and Persichetti (1961), all concerning to 20th century music, have given
the parameters for analyses on the church repertoire in use nowadays. The renewal of the
repertoire once proposed aims at the overcoming of the restrict and repetitive style of
evangelical choral music, contributing for the rising of a richer and symbolically meaningful
liturgical environment; allowing, at the same time, to put the community of believers in
contact with a updated musical production. Of many idioms developed in 20th century music,
the most useful for the evangelical choral composition are those arisen from tonality,
expanded and transformed according with the technical features of the choirs. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação trata da adequação de técnicas e procedimentos composicionais da
música do século XX ao repertório coral das igrejas evangélicas. Intentou-se demonstrar
como uma linguagem musical atualizada pode contribuir para uma comunicação relevante dos
conteúdos bíblicos e doutrinários que fundamentam a atividade e a razão de ser das igrejas,
bem como contribuir para o enriquecimento da experiência de culto nas comunidades.
Procedeu-se à composição de um corpo de obras para coro onde procurou-se utilizar as
sonoridades e algumas constâncias da música do século XX no contexto do coro de igreja,
levando em consideração seu perfil não acadêmico, bem como desenvolvendo um ambiente
litúrgico apropriado. Um levantamento dos conteúdos da revelação bíblica veiculado no
repertório atualmente praticado nas igrejas foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica, e a
partir do exame das partituras e dos principais hinários em uso. A pesquisa bibliográfica
também forneceu as fontes para os dados relativos ao panorama do culto evangélico, batista
em particular, no Brasil. Os tratados de Composição de Cope (1977), Dallin (1977), Deri
(1968) e Persichetti (1961), que tratam da música do século XX, forneceram parâmetros a
partir dos quais foi analisado o repertório atualmente praticado nas igrejas. A renovação do
repertório que se propõe aponta para a superação do estilo restrito e repetitivo da música coral
evangélica, contribuindo para a criação de um ambiente litúrgico mais rico e simbolicamente
significativo, ao mesmo tempo em que permite colocar a comunidade dos fiéis em contato
com uma produção musical atualizada. Dos muitos idiomas desenvolvidos pela música no
século XX, os mais úteis para a composição coral evangélica são aqueles advindos do
tonalismo, expandidos e transformados de acordo com as características técnicas do coros. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Composição |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música coral |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música Sacra |
pt_BR |