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O erotismo no Tríptico Celeste de Almeida Prado

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dc.contributor.advisor Gandelman, Salomea
dc.contributor.author Moreira, Patrícia Guimarães Oliveira
dc.date.accessioned 2018-07-02T22:41:17Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-07-02T22:41:17Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.citation MOREIRA, Patrícia Guimarães Oliveira. O erotismo no Tríptico Celeste de Almeida Prado. 2006. iv, 175 p. Dissertação (Mestrado em Música), Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=69491>. Acesso em: 9 mai. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11866
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2006/07 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O erotismo no Tríptico Celeste de Almeida Prado pt_BR
dc.title.alternative The eroticism in the “Tríptico Celeste” of Almeida Prado pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.degree.department Arquivo Central pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.en Almeida Prado pt_BR
dc.subject.en Eros and mystic pt_BR
dc.subject.en Literal Analyzes pt_BR
dc.subject.en Musical Analyzes pt_BR
dc.description.abstracten This paper (dissertation) puts forward an interpretation and a poetic-musical analysis of the “Tríptico Celeste” (Heavenly Triptych) for soprano and piano by Almeida Prado, from the angle of eroticism as seen by the composer and by the mystic Carmelites Saint Theresa D'Ávila and Saint John of the Cross and the philosopher George Bataille, noting its expression both in the verbal text and in thee musical score – on the levels of rhythm, harmonic-melodic, textual, dynamic and agogic – as well as in the composes's expressive indications. When undertaking this vocal cycle, the singer must have in mind the composer's profile – someone who sees God's love in all human relations – and be able to mobilize an expressive power that reveals emotions not conveyed by words. The knowledge of other works by Almeida Prado and the poetic-musical analysis have made it possible to underline in the Heavenly Triptych intervals that contain symbolic, pictorial meaning, delineating lights, shadows and spiritual states of the characters involved in the songs. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação propõe uma interpretação e análise poético-musical do Tríptico Celeste (para soprano e piano) de Almeida Prado, sob o viés do erotismo, como sentido pelo compositor, pelos místicos carmelitas Santa Teresa D'Ávila e São João da Cruz e entendido pelo filósofo George Bataille; observando sua explicitação no texto verbal e na partitura – nos planos ritmico, melódico-harmônico, textural, de dinâmica e agógica, bem como nas indicações expressivas do próprio Almeida Prado. Para a execução deste ciclo vocal, a cantora deve ter em mente o perfil do compositor – que sente em todas as relações humanas, manifestações do amor de Deus – e ser capaz de mobilizar uma força expressiva que revele emoções não mediatizadas pela palavra. O conhecimento de outras obras pradeanas e a análise poéticomusical permitiram realçar, no Tríptico Celeste, intervalos que se apresentam com valor simbólico, pictural, esboçando luzes, sombras e estados de espírito das personas envolvidas nas canções. pt_BR
dc.subject.pt Almeida Prado pt_BR
dc.subject.pt Tríptico Celeste (para soprano e piano) pt_BR
dc.subject.pt Eros e mística pt_BR
dc.subject.pt Análise textual pt_BR
dc.subject.pt Análise musical pt_BR


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