dc.contributor.advisor |
Gandelman, Salomea |
|
dc.contributor.author |
Moreira, Patrícia Guimarães Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-02T22:41:17Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-07-02T22:41:17Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.identifier.citation |
MOREIRA, Patrícia Guimarães Oliveira. O erotismo no Tríptico Celeste de Almeida Prado. 2006. iv, 175 p. Dissertação (Mestrado em Música), Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=69491>. Acesso em: 9 mai. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11866 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2006/07 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O erotismo no Tríptico Celeste de Almeida Prado |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The eroticism in the “Tríptico Celeste” of Almeida Prado |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
Arquivo Central |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Almeida Prado |
pt_BR |
dc.subject.en |
Eros and mystic |
pt_BR |
dc.subject.en |
Literal Analyzes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musical Analyzes |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This paper (dissertation) puts forward an interpretation and a poetic-musical analysis of the
“Tríptico Celeste” (Heavenly Triptych) for soprano and piano by Almeida Prado, from the
angle of eroticism as seen by the composer and by the mystic Carmelites Saint Theresa
D'Ávila and Saint John of the Cross and the philosopher George Bataille, noting its expression
both in the verbal text and in thee musical score – on the levels of rhythm, harmonic-melodic,
textual, dynamic and agogic – as well as in the composes's expressive indications. When
undertaking this vocal cycle, the singer must have in mind the composer's profile – someone
who sees God's love in all human relations – and be able to mobilize an expressive power that
reveals emotions not conveyed by words. The knowledge of other works by Almeida Prado
and the poetic-musical analysis have made it possible to underline in the Heavenly Triptych
intervals that contain symbolic, pictorial meaning, delineating lights, shadows and spiritual
states of the characters involved in the songs. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação propõe uma interpretação e análise poético-musical do Tríptico Celeste (para
soprano e piano) de Almeida Prado, sob o viés do erotismo, como sentido pelo compositor,
pelos místicos carmelitas Santa Teresa D'Ávila e São João da Cruz e entendido pelo filósofo
George Bataille; observando sua explicitação no texto verbal e na partitura – nos planos
ritmico, melódico-harmônico, textural, de dinâmica e agógica, bem como nas indicações
expressivas do próprio Almeida Prado. Para a execução deste ciclo vocal, a cantora deve ter
em mente o perfil do compositor – que sente em todas as relações humanas, manifestações do
amor de Deus – e ser capaz de mobilizar uma força expressiva que revele emoções não
mediatizadas pela palavra. O conhecimento de outras obras pradeanas e a análise poéticomusical
permitiram realçar, no Tríptico Celeste, intervalos que se apresentam com valor
simbólico, pictural, esboçando luzes, sombras e estados de espírito das personas envolvidas
nas canções. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Almeida Prado |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Tríptico Celeste (para soprano e piano) |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Eros e mística |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Análise textual |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Análise musical |
pt_BR |