dc.contributor.advisor |
Merhy, Silvio Augusto |
|
dc.contributor.author |
Lago, Jorgete Maria Portal |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-02T22:41:40Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-07-02T22:41:40Z |
|
dc.date.issued |
2006-12 |
|
dc.identifier.citation |
LAGO, Jorgete Maria Portal. Os espaços de apresentação do Boi-bumbá em Belém (PA): um estudo das apresentações do grupo Boi-Bumbá Flor do Guamá. 2006. x, 182 p. Dissertação (Mestrado em Música), Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=69490>. Acesso em: 9 mai. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11867 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2006/07 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Os espaços de apresentação do Boi-bumbá em Belém do Pará : um estudo das apresentações do Boi-Bumbá Flor do Guamá |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The places of presentations of the Boi-bumba in Belem of Para: A study of the Boi-bumba Flor do Guama group’s presentations |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Lins, Elisabeth Travassos |
|
dc.contributor.referee |
Santos, Regina Maria Meirelles |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Boi-bumba |
pt_BR |
dc.subject.en |
Belem from Para |
pt_BR |
dc.subject.en |
Places of presentation |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation is a study of Boi-bumba performance contexts in the city of Belem, city of Para state and also about the process of change realized in the presentation as an innovative element and identity marker. For a comprehension of the process a huge documentation of Boi-bumba was collected, encompassing from the 19th century onwards. The material was analyzed through the postulates of Roger Chartier (1991), dealing with the manifestation as a social practice. The study of Boi-bumba presentations also dwells upon Martin Stokes (1997) who deals with “musical performance” like a referent supplying a sense of locality and identity. As the articulation between identity formation and the innovation of tradition is taken by the groups from the “culture of the media”, its explication will be based on the “multiperspective cultural studies” of Douglas Kellner (2001). To collected data encompassed documents in newspapers and articles about the Boi-bumba situating it in time and space. The research strategy consisted of interviews with Boi-bumba Flor do Guama participants, audio and video sources recording the music and rehearsals, besides photographs taken to illustrate aspects of the musical performances. This body of elements was described as a way to identify and characterize the presentation of Boi-bumba Flor do Guama in the years 2003 through 2004. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação representa um estudo sobre os espaços de apresentação utilizados pelos grupos de Boi-bumbá em Belém do Pará e sobre o processo de mudança realizado na apresentação como elemento inovador e marcador de uma identidade. Para a compreensão deste processo foi levantada a documentação sobre o Boi-bumbá desde o século XIX, analisada com base nos postulados do historiador Roger Chartier (1991) ao lidar com esta manifestação como uma prática social. O estudo das apresentações do Boi-bumbá tem como referencial Martin Stokes (1997), que trata a “performance musical” como referencial constituinte de locais geográficos e de identidade A articulação entre a formação de identidade e a inovação da tradição vai ser utilizada pelos grupos a partir da cultura da mídia sendo aqui analisadas com base nos estudos “culturais multiperspectívicos” de Douglas Kellner (2001). Para a coleta de dados foi feito o levantamento de documentação em jornais e artigos sobre o Boi-bumbá, situando-o no tempo e espaço. A estratégia de pesquisa utilizada compreendeu entrevistas com participantes e gravações em áudio e vídeo, além do registro fotográfico utilizado para ilustrar as execuções musicais. Este conjunto de elementos foi descrito como meio de identificar e caracterizar a apresentação do Boi-bumbá Flor do Guamá nos anos de 2003 e 2004. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Boi-bumbá |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Belém do Pará |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Espaços de apresentação |
pt_BR |