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A harmonia na música popular brasileira : reflexões sobre a prática e a teoria da harmonia e seu desenvolvimento através da canção no século XX

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dc.contributor.advisor Sampaio, Luiz Paulo
dc.contributor.author Py, Bruno Maia de Azevedo
dc.date.accessioned 2018-07-02T22:42:01Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-07-02T22:42:01Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.citation PY, Bruno Maia de Azevedo. A Harmonia na música popular brasileira: reflexões sobre a teoria e a prática da harmonia e seu desenvolvimento através da canção no século XX. 2006. 110 p. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=24124>. Acesso em: 9 mai. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11868
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2006/17 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A harmonia na música popular brasileira : reflexões sobre a prática e a teoria da harmonia e seu desenvolvimento através da canção no século XX pt_BR
dc.title.alternative The harmony in brazilian popular music: reflexions about the pratice and theory of harmony and its development through the song in the twentieth century pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.en Harmony (Music) pt_BR
dc.subject.en Popular music – Brasil pt_BR
dc.subject.en Musical theory pt_BR
dc.description.abstracten Despite the significant increase in works and research on the language and arrangement of popular music in the recent years, there are still many subjects little explored and investigated. This is the case with the subject of harmony. We are aware that the harmony practiced by popular musicians is quite varied from that one taught in academies and in the known treaties. It is a differentiated approach of known concepts and pratices, adapted to another expressive reality. To contextualize this practice, the research which follows intends to, at first, enlighten theoretical and conceptual aspects of the harmony, with the purpose of establishing a comparative analysis between the contents of harmony courses in musical free schools and the theory of harmony known as Functional Harmony. Despite the clear reference between this theory and the harmony practiced by regular visiting popular musicians in these schools, what one sees is a reasonable distance from the contents stated by the courses’ books in relation to the concepts and symbologies used by the Functional Harmony. There is, in many aspects, a much greater approximation with a structural approach of the harmony. Two units of analysis are applied to the comparisons, focusing the used symbology and the classifications of chords pertinent to the applied harmonic analysis by the investigated models. Following, a brief harmonic profile of the songs is planned starting with the first popular Brazilian genres and continuing into the last decades of the twentieth century. The purpose here is to identify harmonizing manners inherent to the popular musician and to demonstrate harmonic contrasts among different song genres. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Apesar do aumento significativo de trabalhos e pesquisas sobre a linguagem e estruturação da música popular nos últimos anos, há ainda muitos assuntos pouco explorados e investigados. É o caso da harmonia. Sabemos que a harmonia praticada por músicos populares é bastante diferente daquela ensinada na academia e nos tratados conhecidos. Trata-se de uma abordagem diferenciada de conceitos e práticas conhecidas, adaptadas a uma outra realidade expressiva. Para contextualizar esta prática, a pesquisa que se segue pretende, num primeiro momento, esclarecer aspectos teóricos e conceituais da harmonia, com o objetivo de estabelecer uma análise comparativa entre os conteúdos de cursos de harmonia em escolas livres de música e a teoria da harmonia conhecida como Harmonia Funcional. Apesar da clara referência entre esta teoria e a harmonia praticada por músicos populares freqüentadores destas escolas, o que se vê é um razoável afastamento dos conteúdos apresentados pelas apostilas dos cursos em relação aos conceitos e simbologias utilizados pela Harmonia Funcional. Há, em vários aspectos, uma aproximação muito maior com uma abordagem estrutural da harmonia. Nas comparações aplicam-se duas unidades de análise, focalizando a simbologia utilizada e as classificações de acordes pertinentes às análises harmônicas aplicadas pelos modelos investigados. Num segundo momento é traçado um breve perfil harmônico das canções desde os primeiros gêneros populares brasileiros até as últimas décadas do século XX. O objetivo aqui é identificar maneiras de harmonizar próprias do músico popular e demonstrar contrastes harmônicos entre gêneros diferentes de canção. pt_BR
dc.subject.pt Harmonia (Música) pt_BR
dc.subject.pt Música popular – Brasil pt_BR
dc.subject.pt Teoria musical pt_BR


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