dc.contributor.advisor |
Sampaio, Luiz Paulo |
|
dc.contributor.author |
Py, Bruno Maia de Azevedo |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-02T22:42:01Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-07-02T22:42:01Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.identifier.citation |
PY, Bruno Maia de Azevedo. A Harmonia na música popular brasileira: reflexões sobre a teoria e a prática da harmonia e seu desenvolvimento através da canção no século XX. 2006. 110 p. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=24124>. Acesso em: 9 mai. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11868 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2006/17 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A harmonia na música popular brasileira : reflexões sobre a prática e a teoria da harmonia e seu desenvolvimento através da canção no século XX |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The harmony in brazilian popular music: reflexions about the pratice and theory of harmony and its development through the song in the twentieth century |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Harmony (Music) |
pt_BR |
dc.subject.en |
Popular music – Brasil |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musical theory |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Despite the significant increase in works and research on the language and arrangement of
popular music in the recent years, there are still many subjects little explored and investigated.
This is the case with the subject of harmony. We are aware that the harmony practiced by
popular musicians is quite varied from that one taught in academies and in the known treaties.
It is a differentiated approach of known concepts and pratices, adapted to another expressive
reality. To contextualize this practice, the research which follows intends to, at first, enlighten
theoretical and conceptual aspects of the harmony, with the purpose of establishing a
comparative analysis between the contents of harmony courses in musical free schools and the
theory of harmony known as Functional Harmony. Despite the clear reference between this
theory and the harmony practiced by regular visiting popular musicians in these schools, what
one sees is a reasonable distance from the contents stated by the courses’ books in relation to
the concepts and symbologies used by the Functional Harmony. There is, in many aspects, a
much greater approximation with a structural approach of the harmony. Two units of analysis
are applied to the comparisons, focusing the used symbology and the classifications of chords
pertinent to the applied harmonic analysis by the investigated models. Following, a brief
harmonic profile of the songs is planned starting with the first popular Brazilian genres and
continuing into the last decades of the twentieth century. The purpose here is to identify
harmonizing manners inherent to the popular musician and to demonstrate harmonic contrasts
among different song genres. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Apesar do aumento significativo de trabalhos e pesquisas sobre a linguagem e estruturação da
música popular nos últimos anos, há ainda muitos assuntos pouco explorados e investigados.
É o caso da harmonia. Sabemos que a harmonia praticada por músicos populares é bastante
diferente daquela ensinada na academia e nos tratados conhecidos. Trata-se de uma
abordagem diferenciada de conceitos e práticas conhecidas, adaptadas a uma outra realidade
expressiva. Para contextualizar esta prática, a pesquisa que se segue pretende, num primeiro
momento, esclarecer aspectos teóricos e conceituais da harmonia, com o objetivo de
estabelecer uma análise comparativa entre os conteúdos de cursos de harmonia em escolas
livres de música e a teoria da harmonia conhecida como Harmonia Funcional. Apesar da
clara referência entre esta teoria e a harmonia praticada por músicos populares freqüentadores
destas escolas, o que se vê é um razoável afastamento dos conteúdos apresentados pelas
apostilas dos cursos em relação aos conceitos e simbologias utilizados pela Harmonia
Funcional. Há, em vários aspectos, uma aproximação muito maior com uma abordagem
estrutural da harmonia. Nas comparações aplicam-se duas unidades de análise, focalizando a
simbologia utilizada e as classificações de acordes pertinentes às análises harmônicas
aplicadas pelos modelos investigados. Num segundo momento é traçado um breve perfil
harmônico das canções desde os primeiros gêneros populares brasileiros até as últimas
décadas do século XX. O objetivo aqui é identificar maneiras de harmonizar próprias do
músico popular e demonstrar contrastes harmônicos entre gêneros diferentes de canção. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Harmonia (Música) |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música popular – Brasil |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teoria musical |
pt_BR |