DSpace Repository

Improvisação Musical: Técnicas de composição aplicadas à performance instrumental

Show simple item record

dc.contributor.advisor Merhy, Silvio Augusto
dc.contributor.author Santiago, Gabriel da Fonsêca
dc.date.accessioned 2018-07-02T22:45:52Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-07-02T22:45:52Z
dc.date.issued 2006-06
dc.identifier.citation SANTIAGO, Gabriel da Fonsêca. Improvisação musical: técnicas de composição aplicadas à performance instrumental. 2006. 76 p. Dissertação (Mestrado em Música), Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=24104>. Acesso em: 9 mai. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11869
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2006/03 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Improvisação Musical: Técnicas de composição aplicadas à performance instrumental pt_BR
dc.title.alternative Improvisation: Compositional Techniques applied to the performance pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Simões, Nailson
dc.contributor.referee Cavalcante, Marcos Siqueira
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.en Popular Music pt_BR
dc.subject.en Improvisation pt_BR
dc.subject.en Compositional Techniques pt_BR
dc.description.abstracten The purpose of the present work is the subject of improvisation on popular music, more specifically, to validate the use of compositional techniques on music improvisation. To that end, we will firstly discuss some models of Jazz improvisation and then propose another model, which, we believe, represents the approach to improvisation in a more appropriate way. Likewise, we will briefly discuss aspects related to the relationship between improvisation and composition, the effects of external interferences over the improvisation performance and its relationship with the audience and with new technologies as well (more specifically the recording). Secondly, all models herein discussed will be covered with examples through the analysis of transcribed musical passages. Lastly, a whole chapter will be dedicated to the study of the newly proposed model through the analysis of an entire improvisation performed by the author, thus exemplifying the goals of the present work. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho tem como objetivo dar um enfoque à questão da improvisação na música popular, mais especificamente, validar a utilização de técnicas de composição aplicadas ao improviso musical. Para isso, faremos em um primeiro momento, uma discussão sobre alguns modelos de improvisação jazzística para, em seguida, propormos mais um modelo, que acreditamos representar de forma mais contundente, nossa abordagem sobre a improvisação. Também serão discutidos, resumidamente, alguns aspectos, como a relação da mesma com a composição, os efeitos que nela são causados por interferências externas à performance, sua relação com a platéia, e com as novas tecnologias (a gravação fonográfica mais especificamente). Num segundo momento, serão exemplificados musicalmente todos os modelos aqui discutidos, através da análise de trechos musicais transcritos. E, finalmente, será dedicado um capítulo exclusivo para o estudo do modelo que estamos propondo, onde faremos a análise de uma improvisação completa por nós realizada, exemplificando assim os objetivos desta pesquisa. pt_BR
dc.subject.pt Música Popular pt_BR
dc.subject.pt Improvisação pt_BR
dc.subject.pt Técnicas de Composição pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|