dc.contributor.advisor |
Merhy, Silvio Augusto |
|
dc.contributor.author |
Santiago, Gabriel da Fonsêca |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-02T22:45:52Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-07-02T22:45:52Z |
|
dc.date.issued |
2006-06 |
|
dc.identifier.citation |
SANTIAGO, Gabriel da Fonsêca. Improvisação musical: técnicas de composição aplicadas à performance instrumental. 2006. 76 p. Dissertação (Mestrado em Música), Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=24104>. Acesso em: 9 mai. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11869 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2006/03 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Improvisação Musical: Técnicas de composição aplicadas à performance instrumental |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Improvisation: Compositional Techniques applied to the performance |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Simões, Nailson |
|
dc.contributor.referee |
Cavalcante, Marcos Siqueira |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Popular Music |
pt_BR |
dc.subject.en |
Improvisation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Compositional Techniques |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The purpose of the present work is the subject of improvisation on popular music, more
specifically, to validate the use of compositional techniques on music improvisation. To that end, we
will firstly discuss some models of Jazz improvisation and then propose another model, which, we
believe, represents the approach to improvisation in a more appropriate way. Likewise, we will briefly
discuss aspects related to the relationship between improvisation and composition, the effects of
external interferences over the improvisation performance and its relationship with the audience and
with new technologies as well (more specifically the recording). Secondly, all models herein discussed
will be covered with examples through the analysis of transcribed musical passages. Lastly, a whole
chapter will be dedicated to the study of the newly proposed model through the analysis of an entire
improvisation performed by the author, thus exemplifying the goals of the present work. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho tem como objetivo dar um enfoque à questão da improvisação na música
popular, mais especificamente, validar a utilização de técnicas de composição aplicadas ao improviso
musical. Para isso, faremos em um primeiro momento, uma discussão sobre alguns modelos de
improvisação jazzística para, em seguida, propormos mais um modelo, que acreditamos representar de
forma mais contundente, nossa abordagem sobre a improvisação. Também serão discutidos,
resumidamente, alguns aspectos, como a relação da mesma com a composição, os efeitos que nela são
causados por interferências externas à performance, sua relação com a platéia, e com as novas
tecnologias (a gravação fonográfica mais especificamente). Num segundo momento, serão
exemplificados musicalmente todos os modelos aqui discutidos, através da análise de trechos musicais
transcritos. E, finalmente, será dedicado um capítulo exclusivo para o estudo do modelo que estamos
propondo, onde faremos a análise de uma improvisação completa por nós realizada, exemplificando
assim os objetivos desta pesquisa. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música Popular |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Improvisação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Técnicas de Composição |
pt_BR |