dc.contributor.advisor |
Menezes, Janaina Specht da Silva |
|
dc.contributor.author |
Brasil, Rozineide Souza |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-02T22:47:31Z |
|
dc.date.available |
2018-07-02T22:47:31Z |
|
dc.date.issued |
2015-03-19 |
|
dc.identifier.citation |
BRASIL, Rozineide Souza. O Programa Mais Educação e a gestão democrática: a experiência de uma escola municipal em Belém / PA. 2015. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11871 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2015/03 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O Programa Mais Educação e a gestão democrática : a experiência de uma escola municipal em Belém / PA |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Menezes, Janaina Specht da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Bernardo, Elisangela da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Najjar, Jorge Nassim Vieira |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
“Programa Mais Educação" |
pt_BR |
dc.subject.en |
Integral Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Full-time education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Democratic management |
pt_BR |
dc.subject.en |
Public policies in Education |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study aimed to analyze the democratic management in the “Programa Mais Educação”, at the Municipal School Professor Walter Leite Caminha; focusing on categories: participation, autonomy and decentralization. For this purpose, it took as a reference the qualitative approach, without ignoring quantitative data. Seeking to better understanding of the proposed themes, bibliographical and documentary researchs permeated all the work. Taking by reference a case study in the field research, semi-structured interviews and observations were conducted, an occasion on which extensive archival work was realized. In the data analysis, we chose the Bardin content analysis. Among the observed results, we emphasize that the PME has contributed to strengthen democratic practices as it promotes reflection and development of attitudes that show the school circle responsibility on student learning. The participation occurs to a limited extent, since it is associated especially to the upper school administration. The school autonomy is reduced, this is done associated with funding from the PME. The decentralization, under the actions of the Program, is associated to the financial aspects, the implementation of actions and responsibility to solve problems that require quick responses in school. As challenge, among others, is highlighted the need of the school management to involve different segments of the educational community in the actions and decisions of their interest. Although adherence to PME has promoted the need to build its own policy of full-time integral education, such a construction is still a challenge to overcome in the city of Belém. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este estudo teve por objetivo analisar a gestão democrática no âmbito do Programa Mais Educação, na Escola Municipal Prof. Walter Leite Caminha; com foco nas categorias participação, autonomia e descentralização. Para tal, tomou por referência a abordagem qualitativa, sem deixar de lançar mão de dados quantitativos. Visando à maior compreensão sobre as temáticas propostas, as pesquisas bibliográfica e documental perpassaram todo o trabalho. Tendo por referência um estudo de caso, na pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações, ocasião em que foi realizado extenso levantamento documental. Na análise dos dados, optamos pela análise de conteúdo de Bardin. Entre os resultados observados, destacamos que o PME vem contribuindo para fortalecer práticas democráticas na medida em que fomenta a reflexão e desenvolvimento de atitudes que evidenciam a responsabilidade do conjunto da escola para com a aprendizagem dos alunos. A participação se dá de forma limitada, uma vez que, esta se faz associar especialmente a administração escolar superior. A autonomia da escola é reduzida, esta se faz associar aos recursos financeiros oriundos do PME. Já a descentralização, no âmbito das ações do Programa, se faz associar aos aspectos financeiros, à execução das ações e à responsabilidade de solucionar os problemas que exigem respostas rápidas na escola. Como desafio, dentre outros, destacou-se a necessidade de a gestão da escola envolver os diferentes segmentos da comunidade educativa nas ações e tomada de decisões de seu interesse. Embora a adesão ao PME tivesse fomentado a necessidade de se construir uma política própria de educação integral em tempo integral, tal construção ainda se constitui desafio a superar no âmbito do município de Belém. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Programa Mais Educação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Integral |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação em tempo integral |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Gestão democrática |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Políticas públicas em Educação |
pt_BR |