dc.contributor.advisor |
Dias, José |
|
dc.contributor.author |
Reis, Andréa Renck |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-04T18:37:20Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-07-04T18:37:20Z |
|
dc.date.issued |
2007-06-14 |
|
dc.identifier.citation |
REIS, Andréa Renck; DIAS, Jose. Cotovia, Moratória, Mambembe :: uma investigação sobre a cenografia de Gianni Ratto. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007, Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11873 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2007/23 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Cotovia, Moratória, Mambembe: Uma investigação sobre a cenografia de Gianni Ratto. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Brandão, Tania |
|
dc.contributor.referee |
Garcia, Clóvis |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Gianni Ratto |
pt_BR |
dc.subject.en |
O canto da Cotovia |
pt_BR |
dc.subject.en |
A Moratória |
pt_BR |
dc.subject.en |
O Mambembe |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present dissertation aims to reflect upon the scenographic work of Italian artist Gianni Ratto, during his initial period working in Brazil, between 1954 and 1964, by analyzing the staging of the following plays: L’Alouette, written by Jean Anouilh, A Moratória, written by Jorge Andrade, and O Mambembe, written by Arthur Azevedo. It will also present a review of his career, introducing facts which are relevant to stage setting in Brazil on the first half of the 20th century. Based on historical documents regarding the theater performances above mentioned, this analysis will search for, in the work of the scenographer, evidence for the introduction and consolidation of a new practice for theatrical scenery in this country, and it will show the high regard this foreign artist had for Brazilian culture. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa desenvolve uma reflexão sobre a obra cenográfica do italiano Gianni Ratto, no período inicial de sua atuação no Brasil, compreendido entre os anos 1954 e 1964, a partir das encenações O canto da cotovia, de Jean Anouilh, A Moratória, de Jorge Andrade e O Mambembe, de Arthur Azevedo, ao mesmo tempo em que apresenta uma retrospectiva de sua carreira e introduz fatos relevantes da cenografia brasileira na primeira metade do século XX. Baseada nos registros históricos dos espetáculos enfocados, a análise investiga, na obra do cenógrafo, indícios da introdução e consolidação de uma nova prática cenográfica no país, voltada para a encenação, e a valorização da cultura nacional por um artista estrangeiro. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Gianni Ratto |
pt_BR |
dc.subject.pt |
O canto da Cotovia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
A Moratória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
O Mambembe |
pt_BR |