DSpace Repository

Cotovia, Moratória, Mambembe: Uma investigação sobre a cenografia de Gianni Ratto.

Show simple item record

dc.contributor.advisor Dias, José
dc.contributor.author Reis, Andréa Renck
dc.date.accessioned 2018-07-04T18:37:20Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-07-04T18:37:20Z
dc.date.issued 2007-06-14
dc.identifier.citation REIS, Andréa Renck; DIAS, Jose. Cotovia, Moratória, Mambembe :: uma investigação sobre a cenografia de Gianni Ratto. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007, Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11873
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2007/23 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Cotovia, Moratória, Mambembe: Uma investigação sobre a cenografia de Gianni Ratto. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Brandão, Tania
dc.contributor.referee Garcia, Clóvis
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq 80305008 TEATRO pt_BR
dc.subject.en Gianni Ratto pt_BR
dc.subject.en O canto da Cotovia pt_BR
dc.subject.en A Moratória pt_BR
dc.subject.en O Mambembe pt_BR
dc.description.abstracten The present dissertation aims to reflect upon the scenographic work of Italian artist Gianni Ratto, during his initial period working in Brazil, between 1954 and 1964, by analyzing the staging of the following plays: L’Alouette, written by Jean Anouilh, A Moratória, written by Jorge Andrade, and O Mambembe, written by Arthur Azevedo. It will also present a review of his career, introducing facts which are relevant to stage setting in Brazil on the first half of the 20th century. Based on historical documents regarding the theater performances above mentioned, this analysis will search for, in the work of the scenographer, evidence for the introduction and consolidation of a new practice for theatrical scenery in this country, and it will show the high regard this foreign artist had for Brazilian culture. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa desenvolve uma reflexão sobre a obra cenográfica do italiano Gianni Ratto, no período inicial de sua atuação no Brasil, compreendido entre os anos 1954 e 1964, a partir das encenações O canto da cotovia, de Jean Anouilh, A Moratória, de Jorge Andrade e O Mambembe, de Arthur Azevedo, ao mesmo tempo em que apresenta uma retrospectiva de sua carreira e introduz fatos relevantes da cenografia brasileira na primeira metade do século XX. Baseada nos registros históricos dos espetáculos enfocados, a análise investiga, na obra do cenógrafo, indícios da introdução e consolidação de uma nova prática cenográfica no país, voltada para a encenação, e a valorização da cultura nacional por um artista estrangeiro. pt_BR
dc.subject.pt Gianni Ratto pt_BR
dc.subject.pt O canto da Cotovia pt_BR
dc.subject.pt A Moratória pt_BR
dc.subject.pt O Mambembe pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|