dc.contributor.advisor |
Faulhaber, Priscila |
|
dc.contributor.author |
Passos, Marcos Uchoa da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-04T20:12:35Z |
|
dc.date.available |
2018-07-04T20:12:35Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
PASSOS, Marcos Uchoa da Silva. O valor do negro: o processo de musealização no Museu do Ceará. 2014. 160 f. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; MAST, Rio de Janeiro, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11875 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMP 2014/11 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O valor do negro: o processo de musealização no Museu do Ceará |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Faulhaber, Priscila |
|
dc.contributor.referee |
Santos, Myrian Sepulveda dos |
|
dc.contributor.referee |
Scheiner, Tereza |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MUSEOLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museology |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museum |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musealization |
pt_BR |
dc.subject.en |
Heritage |
pt_BR |
dc.subject.en |
Value |
pt_BR |
dc.subject.en |
Black |
pt_BR |
dc.subject.en |
Ceará Museum |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The aim of this work is to realize the symbolic transformations that may occur from the acquisition of an object by a museum to the insertion of the piece in an exhibition plot. We selected a museum of historical nature, the Ceará Museum, through a set of artifacts related, especially, to the issue of slavery and the black abolition in Brazil and Ceará as a research object. The criteria of the theoretical, methodological and documentary choices are in line with the perspective of understanding the musealization/patrimonialization/valuation system of the black memories in Ceará Museum. The first administration investigated (1932-1943) was responsible for the formation of the Museum and, therefore, the acquisition of a portion of the specimens studied. The other three administration observed (1971-2008) performed the thematic exhibitions with the use of this acquis. When investigating a musealization process of that collection we seek to point out how these were appropriate to compose speeches of the different managements of Ceará Museum. The directors (together with their teams) judged the objects from different frames of reference (that pervade the thoughts about museum, object/equity, Museology and History, memory, identity, in short), and consequently resulted in some representations of the black people. To contribute to new studies on the historical museums in the museum field, we take the idea of "value" as a basis for understanding the heritage (musealized). This work aims to add to the reflections on the imaginary of the black population in Brazil. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O objetivo desta dissertação é perceber as transformações simbólicas que podem ocorrer da aquisição de um objeto por um museu à inserção da peça em um enredo expositivo. Selecionamos um espaço museológico de cunho histórico, o Museu do Ceará, através de um conjunto de artefatos relacionados, sobretudo, ao tema da escravidão e da abolição negra no Brasil e no Ceará como objeto de pesquisa. Os critérios de escolhas teóricas, metodológicas e documentais estão em sintonia com a perspectiva de compreender o sistema de musealização/patrimonialização/valoração das memórias negras no Museu do Ceará. A primeira administração (1932-1943) investigada foi responsável pela formação do Museu e, com isso, pela aquisição de parcela das peças estudadas. As outras três direções (1971-2008) observadas realizaram as exposições temáticas com o uso desse acervo. Ao averiguar o processo de musealização da referida coleção buscamos apontar como estas foram apropriadas para compor os discursos das diferentes gestões do Museu do Ceará. Os diretores (em conjunto com sua equipe) valoraram a partir de diferentes referenciais (que perpassam pelos pensamentos sobre museu, objeto/patrimônio, Museologia e História, memória, identidade, em suma) os objetos e, consequentemente, resultaram em algumas representações sobre o negro. Procurando contribuir para novo estudos sobre os museus históricos no campo museal, tomamos a ideia de “valor” como base para a compreensão do patrimônio (musealizado). Este trabalho pretende somar-se às reflexões sobre o imaginário sobre a população negra no Brasil. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museu |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Musealização |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Valor |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Negro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museu do Ceará |
pt_BR |