dc.contributor.advisor |
Cazelli, Sibele |
|
dc.contributor.author |
Lopes, Thamiris Bastos |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-05T17:27:23Z |
|
dc.date.available |
2018-07-05T17:27:23Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
LOPES, Thamiris Bastos. O público infantil no museu internacional de arte Naif do Brasil. 2014. 154 f. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; MAST, Rio de Janeiro, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11880 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMP 2014/07. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O público infantil no museu internacional de arte Naif do Brasil |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The child audience at the International Museum of Naïve Art of Brazil |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Cazelli, Sibele |
|
dc.contributor.referee |
Carvalho, Maria Cristina Monteiro P. de |
|
dc.contributor.referee |
Valente, Maria Esther Alvarez |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MUSEOLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museology |
pt_BR |
dc.subject.en |
The art museum |
pt_BR |
dc.subject.en |
Non-formal education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Child Audience |
pt_BR |
dc.subject.en |
Audience Research |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation analyzes the inclusion of child audience at art museums , which through
educational proposals, aimed at stimulating their full development, considering their
characteristics, observation skills, cognition and cultural creation, occurring with great fullness in these spaces of non-formal education. Through the empirical study of fields pertaining to childhood, education, museology and art, combined with the specific case study of the public in early childhood education at the International Museum of Naive Art of Brazil, this research contributes to theoretical discussions about the role of museums viewed as privileged space to experience moments of socialization, stimulation and pleasure to look through sensitive interpretation of the symbolic systems from the works of naive art. For this study, which has a qualitative approach were used as methodologies for data collection observation, interviews and documentary research, for the selection and data analysis was used the transcript and the selection of statements. The results indicate that educational activities to children has a positive effect for their inclusion as subjects interacting social and cultural participatory exhibitions that promote the attainment of knowledge . Finally, this research is useful to highlight the importance of the study of public at museums and to contribute to children in care , taking into account their specificities. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação pretende analisar a inclusão do público de educação infantil em museus de arte, por meio de propostas educativas que estimulem seu pleno desenvolvimento. Serão consideradas, do já dito grupo, as particularidades, as capacidades de observação, cognição e criação cultural, ocorridas com grande plenitude nesses espaços de educação não formal. Por meio do estudo empírico dos campos concernentes à infância, à educação, à museologia e à arte, aliado ao estudo de caso específico do público de educação infantil no Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil, esta pesquisa pretende contribuir com reflexões teóricas acerca do papel social dos museus, os quais são vistos como espaços privilegiados para a vivência de momentos de socialização, prazer e estímulo ao olhar sensível pela interpretação dos sistemas simbólicos das obras de arte Naïf. Para a realização deste estudo, fundamentado em uma abordagem qualitativa, foram utilizadas como metodologias para a coleta de dados observação, entrevista e pesquisa documental. Concernente a seleção e a análise dos dados obtidos, utilizou-se a transcrição e a seleção de enunciados. Os resultados apontam que as atividades educativas desenvolvidas para o público infantil repercutem positivamente à sua
inclusão enquanto sujeito social e cultural, cuja interação é baseada na participação nas
exposições propícias à aquisição de conhecimentos. Por fim, esta pesquisa aspira ser útil ao evidenciar a importância dada aos estudos dos diferentes tipos de audiência dos museus e para contribuir no atendimento ao público infantil, levando em conta suas especificidades. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museu de Arte |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação não formal |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Público Infantil |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Estudo de público |
pt_BR |