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O público infantil no museu internacional de arte Naif do Brasil

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dc.contributor.advisor Cazelli, Sibele
dc.contributor.author Lopes, Thamiris Bastos
dc.date.accessioned 2018-07-05T17:27:23Z
dc.date.available 2018-07-05T17:27:23Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation LOPES, Thamiris Bastos. O público infantil no museu internacional de arte Naif do Brasil. 2014. 154 f. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; MAST, Rio de Janeiro, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11880
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMP 2014/07. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O público infantil no museu internacional de arte Naif do Brasil pt_BR
dc.title.alternative The child audience at the International Museum of Naïve Art of Brazil pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Cazelli, Sibele
dc.contributor.referee Carvalho, Maria Cristina Monteiro P. de
dc.contributor.referee Valente, Maria Esther Alvarez
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS pt_BR
dc.subject.cnpq MUSEOLOGIA pt_BR
dc.subject.en Museology pt_BR
dc.subject.en The art museum pt_BR
dc.subject.en Non-formal education pt_BR
dc.subject.en Child Audience pt_BR
dc.subject.en Audience Research pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation analyzes the inclusion of child audience at art museums , which through educational proposals, aimed at stimulating their full development, considering their characteristics, observation skills, cognition and cultural creation, occurring with great fullness in these spaces of non-formal education. Through the empirical study of fields pertaining to childhood, education, museology and art, combined with the specific case study of the public in early childhood education at the International Museum of Naive Art of Brazil, this research contributes to theoretical discussions about the role of museums viewed as privileged space to experience moments of socialization, stimulation and pleasure to look through sensitive interpretation of the symbolic systems from the works of naive art. For this study, which has a qualitative approach were used as methodologies for data collection observation, interviews and documentary research, for the selection and data analysis was used the transcript and the selection of statements. The results indicate that educational activities to children has a positive effect for their inclusion as subjects interacting social and cultural participatory exhibitions that promote the attainment of knowledge . Finally, this research is useful to highlight the importance of the study of public at museums and to contribute to children in care , taking into account their specificities. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação pretende analisar a inclusão do público de educação infantil em museus de arte, por meio de propostas educativas que estimulem seu pleno desenvolvimento. Serão consideradas, do já dito grupo, as particularidades, as capacidades de observação, cognição e criação cultural, ocorridas com grande plenitude nesses espaços de educação não formal. Por meio do estudo empírico dos campos concernentes à infância, à educação, à museologia e à arte, aliado ao estudo de caso específico do público de educação infantil no Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil, esta pesquisa pretende contribuir com reflexões teóricas acerca do papel social dos museus, os quais são vistos como espaços privilegiados para a vivência de momentos de socialização, prazer e estímulo ao olhar sensível pela interpretação dos sistemas simbólicos das obras de arte Naïf. Para a realização deste estudo, fundamentado em uma abordagem qualitativa, foram utilizadas como metodologias para a coleta de dados observação, entrevista e pesquisa documental. Concernente a seleção e a análise dos dados obtidos, utilizou-se a transcrição e a seleção de enunciados. Os resultados apontam que as atividades educativas desenvolvidas para o público infantil repercutem positivamente à sua inclusão enquanto sujeito social e cultural, cuja interação é baseada na participação nas exposições propícias à aquisição de conhecimentos. Por fim, esta pesquisa aspira ser útil ao evidenciar a importância dada aos estudos dos diferentes tipos de audiência dos museus e para contribuir no atendimento ao público infantil, levando em conta suas especificidades. pt_BR
dc.subject.pt Museologia pt_BR
dc.subject.pt Museu de Arte pt_BR
dc.subject.pt Educação não formal pt_BR
dc.subject.pt Público Infantil pt_BR
dc.subject.pt Estudo de público pt_BR


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