dc.contributor.advisor |
Ballestré, Adriana Olinto |
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dc.contributor.author |
Nunes, Manoela Ferraz Moysés |
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dc.date.accessioned |
2018-07-05T20:56:01Z |
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dc.date.available |
2018-07-05T20:56:01Z |
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dc.date.issued |
2015-08-27 |
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dc.identifier.citation |
NUNES, Manoela Ferraz Moysés. Arquitetura da informação e usabilidade de portais: o estudo de caso do portal da Superintendência de Documentação (SDC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11885 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPB 2015/04. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Arquitetura da informação e usabilidade de portais : o estudo de caso do portal da Superintendência de Documentação (SDC) da Universidade Federal Fluminense (UFF) |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Ballestré, Adriana Olinto |
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dc.contributor.referee |
Cianconi, Regina de Barros |
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dc.contributor.referee |
Teixeira, Eduardo Ariel de Souza |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
BIBLIOTECONOMIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Information Architecture |
pt_BR |
dc.subject.en |
User Study |
pt_BR |
dc.subject.en |
Usability |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Corresponds to a case study and a descriptive research with qualitative and quantitative data that aims to evaluate from the perspective of the user - the librarian server - the portal of the Superintendent of Documents (SDC) of the Federal Fluminense University (UFF), from architectural aspects of information and usability. Investigating whether the information needs of portal users are being met, what characterizes the research as a "study of users." Checks on the website of SDC of four (4) architectural components of the information introduced by Rosenfeld and Morville, organization systems, navigation, search and labeling. Used to collect data usability techniques: focus group, heuristic evaluation, cooperative assessment, which are based on the perceptions of people. Investigating whether the users' needs are being met, which notes the reports of evaluation of users, disclosure of personal opinion and the results of tasks performed by them. Analyzes the portal user satisfaction through an adaptation of the Questionnaire for User Interaction Satisfaction (WANTED). We conclude that there is a positive trend as user satisfaction in relation to the website, but there are still some issues that need to be improved. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Corresponde a um estudo de caso e a uma pesquisa descritiva com dados qualitativos e
quantitativos que tem como objetivo avaliar sob a ótica do usuário - o servidor bibliotecário - o portal da Superintendência de Documentação (SDC) da Universidade Federal Fluminense (UFF), a partir de aspectos de arquitetura da informação e de usabilidade. Investiga se as necessidades informacionais dos usuários do portal estão sendo atendidas, o que caracteriza a pesquisa como um “estudo de usuários”. Verifica a existência no portal da SDC dos quatro (4) componentes de arquitetura da informação instituídos por Rosenfeld e Morville, os sistemas de organização, navegação, busca e rotulagem. Utiliza para a coleta de dados as técnicas de usabilidade: grupo focal, avaliação heurística e avaliação cooperativa, as quais são baseadas nas percepções das pessoas. Investiga se as necessidades dos usuários estão sendo atendidas, onde observa os relatos de avaliação dos usuários, a revelação de opinião pessoal e os resultados de tarefas realizadas por eles. Analisa a satisfação do usuário do portal por meio de uma adaptação do Questionnaire for User Interaction Satisfaction (QUIS). Conclui-se que há uma tendência positiva quanto a satisfação dos usuários em relação ao portal, mas ainda há pontos que necessitam ser aprimorados. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Arquitetura da Informação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Estudo de Usuário |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Usabilidade |
pt_BR |