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Arquitetura da informação e usabilidade de portais : o estudo de caso do portal da Superintendência de Documentação (SDC) da Universidade Federal Fluminense (UFF)

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dc.contributor.advisor Ballestré, Adriana Olinto
dc.contributor.author Nunes, Manoela Ferraz Moysés
dc.date.accessioned 2018-07-05T20:56:01Z
dc.date.available 2018-07-05T20:56:01Z
dc.date.issued 2015-08-27
dc.identifier.citation NUNES, Manoela Ferraz Moysés. Arquitetura da informação e usabilidade de portais: o estudo de caso do portal da Superintendência de Documentação (SDC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11885
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPB 2015/04. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Arquitetura da informação e usabilidade de portais : o estudo de caso do portal da Superintendência de Documentação (SDC) da Universidade Federal Fluminense (UFF) pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Ballestré, Adriana Olinto
dc.contributor.referee Cianconi, Regina de Barros
dc.contributor.referee Teixeira, Eduardo Ariel de Souza
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO pt_BR
dc.subject.cnpq BIBLIOTECONOMIA pt_BR
dc.subject.en Information Architecture pt_BR
dc.subject.en User Study pt_BR
dc.subject.en Usability pt_BR
dc.description.abstracten Corresponds to a case study and a descriptive research with qualitative and quantitative data that aims to evaluate from the perspective of the user - the librarian server - the portal of the Superintendent of Documents (SDC) of the Federal Fluminense University (UFF), from architectural aspects of information and usability. Investigating whether the information needs of portal users are being met, what characterizes the research as a "study of users." Checks on the website of SDC of four (4) architectural components of the information introduced by Rosenfeld and Morville, organization systems, navigation, search and labeling. Used to collect data usability techniques: focus group, heuristic evaluation, cooperative assessment, which are based on the perceptions of people. Investigating whether the users' needs are being met, which notes the reports of evaluation of users, disclosure of personal opinion and the results of tasks performed by them. Analyzes the portal user satisfaction through an adaptation of the Questionnaire for User Interaction Satisfaction (WANTED). We conclude that there is a positive trend as user satisfaction in relation to the website, but there are still some issues that need to be improved. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Corresponde a um estudo de caso e a uma pesquisa descritiva com dados qualitativos e quantitativos que tem como objetivo avaliar sob a ótica do usuário - o servidor bibliotecário - o portal da Superintendência de Documentação (SDC) da Universidade Federal Fluminense (UFF), a partir de aspectos de arquitetura da informação e de usabilidade. Investiga se as necessidades informacionais dos usuários do portal estão sendo atendidas, o que caracteriza a pesquisa como um “estudo de usuários”. Verifica a existência no portal da SDC dos quatro (4) componentes de arquitetura da informação instituídos por Rosenfeld e Morville, os sistemas de organização, navegação, busca e rotulagem. Utiliza para a coleta de dados as técnicas de usabilidade: grupo focal, avaliação heurística e avaliação cooperativa, as quais são baseadas nas percepções das pessoas. Investiga se as necessidades dos usuários estão sendo atendidas, onde observa os relatos de avaliação dos usuários, a revelação de opinião pessoal e os resultados de tarefas realizadas por eles. Analisa a satisfação do usuário do portal por meio de uma adaptação do Questionnaire for User Interaction Satisfaction (QUIS). Conclui-se que há uma tendência positiva quanto a satisfação dos usuários em relação ao portal, mas ainda há pontos que necessitam ser aprimorados. pt_BR
dc.subject.pt Arquitetura da Informação pt_BR
dc.subject.pt Estudo de Usuário pt_BR
dc.subject.pt Usabilidade pt_BR


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