DSpace Repository

Comunidades de prática online para as bibliotecas dos colégios de aplicação das IFES : um espaço de discussão sobre a mediação da leitura e da informação

Show simple item record

dc.contributor.advisor Calil Júnior, Alberto
dc.contributor.author Valdez, Tatyanne Christina Gonçalves Ferreira
dc.date.accessioned 2018-07-09T20:06:18Z
dc.date.available 2018-07-09T20:06:18Z
dc.date.issued 2015-09-25
dc.identifier.citation VALDEZ, Tatyanne Christina Gonçalves Ferreira. Comunidades de prática online para as bibliotecas dos colégios de aplicação das IFES: um espaço de discussão sobre a mediação da leitura e da informação. 2015. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11900
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPB 2015/08. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Comunidades de prática online para as bibliotecas dos colégios de aplicação das IFES : um espaço de discussão sobre a mediação da leitura e da informação pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Calil Júnior, Alberto
dc.contributor.referee Fernandes, Geni Chaves
dc.contributor.referee Machado, Elisa Campos
dc.contributor.referee Russo, Mariza
dc.contributor.referee Nóbrega, Nanci Gonçalves
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO pt_BR
dc.subject.cnpq BIBLIOTECONOMIA pt_BR
dc.subject.en School library pt_BR
dc.subject.en Mediation of reading pt_BR
dc.subject.en Mediation of information pt_BR
dc.subject.en Online communities of practice pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation discusses the mediation of reading and mediation of information in the context of school libraries. It presents a proposal for the creation of a community of online practice so the professionals who act in the application school's libraries of the Federal Institutions of Higher Education (FIHE) can exchange information and experience about the mediation of reading and of information. Thus, verifies wich are the mediation actions developed on the application school's libraries of the Federal Institutions of Higher Education (FIHE). Also, pretends to identify the understanding of the librarians on the application schools regards the mediation of reading and the mediation of information as actions who contribute to the students learning process. Besides, try to discover what is the best internet platform to configure a online practice comunity. To do so, adopts a qualitative methodology, with exploratory character, to reach the purposes of this work. The universe of the field research were the seventeen libraries of the FIHEs' application schools and the instruments used to collect data were questionnaires and interviews with five librarians. In this matter, the content analysis was used as the technique to process the data collected. The research result shows the important informations about the activities of mediation of reading and mediation of information who are realized by the application schools' libraries. It confirms that Facebook is the ideal social media to the implementation of an online practice community to these professionals and also provides the the tools for debates about their practice. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação aborda a mediação da leitura e a mediação da informação no âmbito das bibliotecas escolares. Apresenta uma proposta para a criação de uma comunidade de prática online para os profissionais que atuam nas bibliotecas dos colégios de aplicação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) trocarem informações e experiências sobre as ações de mediação da leitura e informação. Desta forma, verifica quais são as ações de mediação desenvolvidas nessas bibliotecas dos colégios de aplicação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Também, pretende identificar o entendimento dos bibliotecários dos colégios de aplicação no que se refere à mediação da leitura e da informação como ações que contribuem para o processo de aprendizagem dos alunos. Além disso, busca saber qual é a melhor plataforma na internet para a configuração de uma comunidade de prática online. Para tanto, adota-se a metodologia qualitativa, com caráter exploratório para alcançar os propósitos deste trabalho. O universo da pesquisa de campo são as dezessete bibliotecas dos colégios de aplicação das IFES e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foi aplicação de questionários e realização de entrevistas com cinco bibliotecários. Deste modo, utiliza-se a análise de conteúdo como técnica para tratar os dados coletados. O resultado da pesquisa apresenta informações importantes sobre as atividades de mediação da leitura e da informação que são realizadas pelas bibliotecas dos colégios de aplicação. Além de constatar que o facebook é a rede social na internet ideal para atender a implementação de uma comunidade de prática online e, assim, disponibilizar informações para esses profissionais refletirem e discutirem sobre as suas práticas em torno da mediação da leitura e da informação. pt_BR
dc.subject.pt Biblioteca escolar pt_BR
dc.subject.pt Mediação da leitura pt_BR
dc.subject.pt Mediação da informação pt_BR
dc.subject.pt Comunidades de prática online pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|