dc.contributor.advisor |
Cazelli, Sibele |
|
dc.contributor.author |
Pires, Andrea Maia Gonçalves |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-09T20:09:18Z |
|
dc.date.available |
2018-07-09T20:09:18Z |
|
dc.date.issued |
2015-02 |
|
dc.identifier.citation |
PIRES, Andrea Maia Gonçalves. Expectativas e vivências dos professores ao visitarem o Museu Ciência e Vida. 2015. 141 f. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; MAST, Rio de Janeiro, 2015., Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11902 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMP 2015/02. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Expectativas e vivências dos professores ao visitarem o Museu Ciência e Vida |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Expectations and experiences of teachers visiting the Museu Ciência e Vida |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Cazelli, Sibele |
|
dc.contributor.referee |
Dahmouche, Mônica Santos |
|
dc.contributor.referee |
Valente, Maria Esther Alvarez |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS I |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MUSEOLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museum |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museology |
pt_BR |
dc.subject.en |
Visitors of Museums |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museu de Ciência e Vida |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation analyses the expectations of some teachers who visited the Museu Ciência e Vida during the first two years of institution operation (2010-2012). This museum, located in the city of Duque de Caxias, is a development of Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, held through the Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. For the study, a questionnaire with closed and open questions was subjected to 63 teachers, most work in schools located in the Baixada Fluminense municipalities. The instrument investigates, in general, the following teachers characters: Profile; the circumstances and before the visit; evaluation of the services offered by the Museum; theidentification of activities to prepare the visit; the habit of visiting other museums; and a survey of topics of interest to the development activities that can motivate them to visit the museum with their students more often. More specifically, the instrument sought to determine the teachers expectations and perceptions. A semi-structured interview with the current mayor of Duque de Caxias was drafted to inquire about their expectations for Museu Ciência e Vida. The methodology is a descriptive qualitative, complemented with the use of quantitative data collected during its development, therefore, a mixed approach. The descriptive statistical analysis was performed using the software Statistical Package for Social Sciences. One result points to the fact that some teachers expect the Museum contributes to the improvement of the knowledge and culture of the population and students of Baixada Fluminense. Lastly, this research highlights the importance of the study the audiences in museums, contributing to improve service to teachers, taking into consideration its expectations, motivations and experiences. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação analisa as expectativas de alguns professores que visitaram o Museu Ciência e Vida durante os dois primeiros anos de funcionamento da instituição 2010 a 2012). Este Museu, localizado no Município de Duque de Caxias, é um empreendimento da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro(SECT),que foi realizado por intermédio da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro(CECIERJ). Para a realização do estudo, foi submetido um questionário com questões fechadas e abertas a 63 professores, que,em sua maioria,trabalha em escolas localizadas nos Municípios da Baixada Fluminense. O instrumento buscou investigar, de modo geral, as seguintes características dos professores: o perfil,as circunstâncias e os antecedentes da visita,a avaliação dos serviços oferecidos pelo Museu,a dentificação das atividades realizadas para a preparação da visita,a prática de visita a outros museus,e o levantamento dos temas de interesse para o desenvolvimento de atividades que pudessem motivá-los a visitar o Museu com seus alunos com maior frequência. Mais especificamente, o instrumento buscou averiguar as expectativas e a percepção dos professores. Também foi elaborada uma entrevista semiestruturada com o atual Prefeito de Duque de Caxias,a fim de indagar sobre suas expectativas para o Museu Ciência e Vida. A metodologia é descritiva e de abordagem qualitativa, complementada com a utilização de dados quantitativos coletados durante seu desenvolvimento; portanto, uma abordagem mista. A análise estatística descritiva foi feita nosoftware Statistical Package for Social Science. Um dos resultados aponta para o fato de que alguns professores esperam que o Museu
contribua para a melhoria do conhecimento e da cultura da população e dos estudantes da Baixada Fluminense. Por fim, esta pesquisa ressalta a importância dos estudos de público em museus, contribuindo para melhorar o atendimento aos professores, levando em conta suas expectativas, motivações e vivências. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museu |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Visitantes de museu |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museu Ciência e Vida |
pt_BR |