dc.contributor.advisor |
Busse, Ronaldo da Silva |
|
dc.contributor.author |
Dufrayer, Gustavo Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-09T23:11:53Z |
|
dc.date.available |
2018-07-09T23:11:53Z |
|
dc.date.issued |
2015-11-23 |
|
dc.identifier.citation |
DUFRAYER, Gustavo Rodrigues. Um panorama sobre o ensino da semelhança de figuras. 2015. 85f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015., Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11905 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MMat 2015/05 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Um panorama sobre o ensino da semelhança de figuras |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Busse, Ronaldo da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Antunes, Gladson Octaviano |
|
dc.contributor.referee |
Barbosa, Augusto César de Castro |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Similary of figures |
pt_BR |
dc.subject.en |
National Curriculum Guidelines of Mathematics |
pt_BR |
dc.subject.en |
GeoGebra |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
In this a study is made on the contents of Similarity of figures from the analysis of some teaching materials and a questionnaire to some teachers. After that, some activities are suggested following the patterns of the National Curriculum Guidelines of Mathematcis (Mathematics PCN´s ), highlighting the use of the Geogebra software, trying to complement the teaching work. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Neste trabalho é realizado um estudo sobre o conteúdo de Semelhança de figuras a partir da análise de alguns materiais didáticos e de um questionário destinado a alguns professores. Após isso, são propostas algumas atividades seguindo as sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCN's de Matemática), com destaque para o uso do software Geogebra, buscando complementar o trabalho docente. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Semelhança (geometria) |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Matemática - - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Geogebra (Software) |
pt_BR |