dc.contributor.advisor |
Reis, Maria Amélia Gomes de Souza |
|
dc.contributor.author |
Diegues, Anna Martha Tuttman |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-10T14:53:13Z |
|
dc.date.available |
2018-07-10T14:53:13Z |
|
dc.date.issued |
2013-03-15 |
|
dc.identifier.citation |
DIEGUES, Anna Martha Tuttman. Educação e inclusão no museu: desvelando um olhar sobre as obras de Debret e a diversidade cultural brasileira. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; MAST, Rio de Janeiro, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11908 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMP 2013/13. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Educação e inclusão no museu : desvelando um olhar sobre as obras de Debret e a diversidade cultural brasileira |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Education and inclusion in the museum: unveiling a gaze on the works of Debret and Brazilian cultural diversity |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Reis, Maria Amélia Gomes de Souza |
|
dc.contributor.referee |
Scheiner, Tereza Cristina Moletta |
|
dc.contributor.referee |
Pinheiro, Maria do Rosário de Carvalho Nunes Manteigas e Moura |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MUSEOLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museology |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Heritage |
pt_BR |
dc.subject.en |
Debret |
pt_BR |
dc.subject.en |
Indigenous Brazilians |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
We begin the dissertation, reflecting on the interfaces between Museology, Heritage and
Education. Supported on the ideas of Paulo Freire and the theoretical of Museology, we highlight the relationship between man, education, culture and society and cultural heritage. We identified two documents of ICOM, which left us clues to reflect on the social function of Museums. We describe the trajectory of the artist Jean Baptiste Debret, from France to the years he stayed in Brazil, and some accounts of Portuguese travelers and French who came to Brazil. We analyzed four selected works on the Brazilian Indians, object of research, highlighting the categories of Indian crossbred wild and civilized portrayed in the works of the artist. This is a qualitative study of data from the narratives of the speeches of the subjects involved in the research: Indians of different ethnicities, undergraduates in Museology, History and Pedagogy of UNIRIO. It also presents characteristics of a case study. We use the theoretical model as a methodological
Critical Discourse Analysis by Norman Fairclough. The comparative analysis of the data allowed us to understand the works surveyed are reinforcing prejudices about indigenous Brazilians. The review carried out clues left to reflect on inclusive education and emancipatory spaces in the Museum. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente dissertação de mestrado reflete sobre as interfaces entre Museologia,
Patrimônio e Educação. Apoiados nas ideias de Paulo Freire e de teóricos da Museologia, destacamos a relação homem, educação, cultura e sociedade e patrimônio cultural. Identificamos dois documentos do ICOM, que nos deixaram pistas para refletir sobre a função social dos Museus. Descrevemos a trajetória do artista Jean Baptiste Debret, desde a França até os anos em que permaneceu no Brasil, e alguns relatos de viajantes portugueses e franceses que vieram para o nosso país. Analisamos quatro obras selecionadas sobre os índios brasileiros, objeto da pesquisa, destacando as categorias de índios mestiços, selvagens e civilizados retratados nas obras do artista. Trata-se de um estudo qualitativo de dados, provenientes das narrativas dos discursos dos sujeitos envolvidos na pesquisa: índios de diferentes etnias, alunos da graduação em Museologia, Pedagogia e História da UNIRIO. A pesquisa apresenta, também, características de um estudo de caso. Utilizamos como modelo teórico metodológico a Analise Crítica do Discurso, de Norman Fairclough. A análise comparativa dos dados permitiu compreender que as obras pesquisadas são reforçadoras de preconceitos sobre os indígenas brasileiros. A análise crítica realizada nos deixou pistas para uma reflexão sobre a educação inclusiva e emancipatória nos espaços dos Museus. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Debret |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Indígenas Brasileiros |
pt_BR |