dc.contributor.advisor |
Antunes, Gladson Octaviano |
|
dc.contributor.author |
Castro, Monica Souza P. de |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-10T17:42:49Z |
|
dc.date.available |
2018-07-10T17:42:49Z |
|
dc.date.issued |
2015-06-23 |
|
dc.identifier.citation |
CASTRO, Monica Souza P. de. O ensino de funções na educação básica, dialogando com o professor: uma proposta de abordagem. 2015. 279 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015., Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11914 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MMat 2015/07. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de funções na educação básica, dialogando com o professor: uma proposta de abordagem |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Busse, Ronaldo da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Antunes, Gladson Octaviano |
|
dc.contributor.referee |
Busse, Ronaldo da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Paula, Michel Cambrainha de |
|
dc.contributor.referee |
Oliveira, Rosana de |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Concept of Fuction |
pt_BR |
dc.subject.en |
Basic Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teaching practices |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study as main objective to develop a material on the concept of function, having as target audience teachers of basic education. Each submitted content is developed from a motivation followed by their definitions, examples and activities proposals. We also present an overview of the Teacher X function relationship from a reflection on the practices adopted in undergraduate programs and a brief historical review of the major changes undergone by the concept over the past centuries. We complement the study analyzing the results of survey of teachers who work directly with concept and presents a brief literature review. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente estudo possui como objetivo principal, desenvolver um material sobre o conceito função, tendo como público alvo professores da Educação Básica. Cada conteúdo apresentado é desenvolvido a partir de uma motivação seguido de suas definições, exemplos e propostas de atividades. Apresentamos também um panorama sobre a relação Professor X Função a partir de uma reflexão sobre as práticas adotadas nos cursos de licenciatura e uma breve revisão histórica das principais mudanças sofridas pelo conceito ao longo dos últimos séculos. Complementamos o estudo analisando o resultado de uma pesquisa realizada junto a professores que trabalham diretamente com o conceito, além de apresentar uma breve análise bibliográfica. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Conceito função |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação básica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Práticas docentes |
pt_BR |