dc.contributor.advisor |
Mello, Denise Maurano |
|
dc.contributor.author |
Costa, Kamila Karen de Jesus |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-10T18:29:05Z |
|
dc.date.available |
2018-07-10T18:29:05Z |
|
dc.date.issued |
2018-02-27 |
|
dc.identifier.citation |
COSTA, Kamila Karen de Jesus. Corpo escrito: o feminino e o barroco na obra de Adriana Varejão. 2018. 64 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social)- Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11915 |
|
dc.description.sponsorship |
CNPQ |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Corpo escrito: o feminino e o barroco na obra de Adriana Varejão |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Written body: the feminine and the baroque in Adriana Varejão work |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Mello, Denise Maurano |
|
dc.contributor.referee |
Salztrager, Ricardo |
|
dc.contributor.referee |
Maciel Júnior, Auterives |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MEMÓRIA SOCIAL |
pt_BR |
dc.subject.en |
Baroque |
pt_BR |
dc.subject.en |
Feminine |
pt_BR |
dc.subject.en |
Psychoanalysis |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Contemporary political theory |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The work aims to analyze, in the light of contemporary political theory and psychoanalysis, the categories of the baroque and the feminine in the works of the visual artist Adriana Varejão. Considering, for that, a conceptual articulation with memory and questions related to the body and to the creation of subjectivity. In this way, this proposal intends to indicate the conception of the body inserted in the power relations dynamics, and, above all, toindicate this corporeity as a living file of resistance. The body
designed as an architecture of joy. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O trabalho tem por objetivo analisar, à luz da teoria política contemporânea e da psicanálise, as categorias do barroco e o feminino nas obras da artista visual Adriana Varejão. Tendo em vista, a articulação conceitual com a memória. Perpassando, para
isso, as questões relacionadas ao corpo e à criação de subjetividade. Dessa maneira, esta proposta pretende indicar a concepção do corpo inserida nas dinâmicas das relações de poder, e, sobretudo, apontar esta corporeidade também como arquivo vivo
de resistência. O corpo concebido como arquitetura de gozo. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Barroco |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Feminino |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Psicanálise |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teoria política contemporânea |
pt_BR |