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Geometria Hiperbólica: explorando o Disco de Poincaré no Ensino Médio

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dc.contributor.advisor Busse, Ronaldo da Silva
dc.contributor.author Galvão, Lamartine Pragana
dc.date.accessioned 2018-07-10T22:39:05Z
dc.date.available 2018-07-10T22:39:05Z
dc.date.issued 2015-06-23
dc.identifier.citation GALVÃO, Lamartine Pragana. Geometria hiperbólica: explorando o Disco de Poincaré no Ensino Médio. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014., Rio de Janeiro pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11924
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MMat 2015/08. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights embargoedAccess pt_BR
dc.title Geometria Hiperbólica: explorando o Disco de Poincaré no Ensino Médio pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Busse, Ronaldo da Silva
dc.contributor.referee Simas, Fabio Luiz Borges
dc.contributor.referee Santos, Douglas Monsôres de Melo
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.en Non-Euclidean Geometry pt_BR
dc.subject.en Hyperbolic Geometry pt_BR
dc.subject.en Poincare Disc pt_BR
dc.description.abstracten This work is about the introductory learning of hyperbolic geometry, one of the non-Euclidean geometries. It includes narrative about the mathematicians, who collaborated in some way for the development of this geometry concepts and properties with the ones of the Euclidean basically the Euclidean geometry was observed from concrete situation, and then geometry was based on a logical, coherent and consistent theory to afterwards gain a visual interpretation.This study intends to demonstrate that is possible to associate those two geometries, in order to explore this matter, though superficially, in middle school and high scool classes, using a model called "Poincaré disc", whicj approximates those two geometries. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho trata da introdução ao conhecimento sobre geometria hiperbólica, uma das geometrias conhecidas como não-euclidianas. Para isso é apresentado um breve relato histórico envolvendo os matemáticos que contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento desta geometria, além dos estudos de alguns dos seus resultados e modelos de representação. É bastante interessante compreender o que seja o método axiomático, a partir da comparação dos conceitos e propriedades da geometria hiperbólica com os da já conhecida geometria euclidiana. As Geometrias Euclidiana e Hiperbólica diferem basicamente pelo quinto postulado de Euclides e uma curiosidade sobre suas concepções é que a euclidiana foi observada a partir de situações concretas e depois transformada em teoria matemática organizada, já a geometria hiperbólica foi obtida em forma de teoria lógica, coerente e consistente para depois ganhar uma interpretação visual. Este estudo pretende mostrar que é possível estabelecer conexões entre estas duas geometrias a ponto de ser possível explorar, ainda que superficialmente, o assunto numa turma de ensino básico, usando como apoio o modelo conhecido como "Disco de Poincaré", que aproxima bem as duas geometrias. pt_BR
dc.subject.pt Geometria hiperbólica pt_BR
dc.subject.pt Geometria Não Euclidiana pt_BR
dc.subject.pt Disco de Poincaré pt_BR


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