dc.contributor.advisor |
Busse, Ronaldo da Silva |
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dc.contributor.author |
Galvão, Lamartine Pragana |
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dc.date.accessioned |
2018-07-10T22:39:05Z |
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dc.date.available |
2018-07-10T22:39:05Z |
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dc.date.issued |
2015-06-23 |
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dc.identifier.citation |
GALVÃO, Lamartine Pragana. Geometria hiperbólica: explorando o Disco de Poincaré no Ensino Médio. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014., Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11924 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MMat 2015/08. |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
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dc.rights |
embargoedAccess |
pt_BR |
dc.title |
Geometria Hiperbólica: explorando o Disco de Poincaré no Ensino Médio |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Busse, Ronaldo da Silva |
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dc.contributor.referee |
Simas, Fabio Luiz Borges |
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dc.contributor.referee |
Santos, Douglas Monsôres de Melo |
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dc.degree.department |
CCET |
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dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Non-Euclidean Geometry |
pt_BR |
dc.subject.en |
Hyperbolic Geometry |
pt_BR |
dc.subject.en |
Poincare Disc |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work is about the introductory learning of hyperbolic geometry, one of the non-Euclidean geometries. It includes narrative about the mathematicians, who collaborated in some way for the development of this geometry concepts and properties with the ones of the Euclidean basically the Euclidean geometry was observed from concrete situation, and then geometry was based on a logical, coherent and consistent theory to afterwards gain a visual interpretation.This study intends to demonstrate that is possible to associate those two geometries, in order to explore this matter, though superficially, in middle school and high scool classes, using a model called "Poincaré disc", whicj approximates those two geometries. |
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dc.degree.country |
Brasil |
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dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
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dc.description.abstractpt |
Este trabalho trata da introdução ao conhecimento sobre geometria hiperbólica, uma das geometrias conhecidas como não-euclidianas. Para isso é apresentado um breve relato histórico envolvendo os matemáticos que contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento desta geometria, além dos estudos de alguns dos seus resultados e modelos de representação. É bastante interessante compreender o que seja o método axiomático, a partir da comparação dos conceitos e propriedades da geometria hiperbólica com os da já conhecida geometria euclidiana. As Geometrias Euclidiana e Hiperbólica diferem basicamente pelo quinto postulado de Euclides e uma curiosidade sobre suas concepções é que a euclidiana foi observada a partir de situações concretas e depois transformada em teoria matemática organizada, já a geometria hiperbólica foi obtida em forma de teoria lógica, coerente e consistente para depois ganhar uma interpretação visual. Este estudo pretende mostrar que é possível estabelecer conexões entre estas duas geometrias a ponto de ser possível explorar, ainda que superficialmente, o assunto numa turma de ensino básico, usando como apoio o modelo conhecido como "Disco de Poincaré", que aproxima bem as duas geometrias. |
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dc.subject.pt |
Geometria hiperbólica |
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dc.subject.pt |
Geometria Não Euclidiana |
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dc.subject.pt |
Disco de Poincaré |
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