dc.contributor.advisor |
Campos, Carlos Alberto Vieira |
|
dc.contributor.author |
Guedes, Bruno Fernandes |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-10T23:01:43Z |
|
dc.date.available |
2018-07-10T23:01:43Z |
|
dc.date.issued |
2014-09-25 |
|
dc.identifier.citation |
GUEDES, Bruno Fernandes. Um esquema de agregação de dados para sistemas de informação de tráfego urbano usando redes ad hoc veiculares. 2014. xiv, 94 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11926 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2014/04. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Um esquema de agregação de dados para sistemas de informação de tráfego urbano usando redes ad hoc veiculares |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Campos, Carlos Alberto Vieira |
|
dc.contributor.referee |
Lucena, Sidney Cunha de |
|
dc.contributor.referee |
Amorim, Claudio Luis de |
|
dc.contributor.referee |
Costa, Luís Henrique Maciel Kosmalski |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Vehicular ad hoc networks |
pt_BR |
dc.subject.en |
VANET |
pt_BR |
dc.subject.en |
Data aggregation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Traffic information systems |
pt_BR |
dc.subject.en |
Urban scenarios |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
With the advent of vehicular ad hoc networks (VANETs), it is possible that traffic information is collected and disseminated in real time by mobile sensors, present on the vehicles, instead of fixed sensors used in current traffic information systems based on infrastructure. In urban settings, in which vehicles generate simultaneous transmissions, including redundant information, the occurrence of collisions and contentions in the channel can be frequent, making scalability a major challenge of traffic systems in VANETs. Thus, data aggregation is an important technique for this scenario. This dissertation presents a data aggregation scheme for a traffic information system in VANETs applied to urban settings, which uses the segmentation of the streets based on intersections and disseminates information taking into account the topology of the cities in order to optimize the dissemination process. Scenarios extracted from real maps of different cities were used for performance evaluation and the proposed scheme was compared to other approaches proposed in literature, analyzing notification rate, number of generated messages, notification time and mean deviation. The results showed that the approach used in the proposed scheme obtained a significant reduction, which ranged from 54.7% to 86.3% for the number of generated messages and between 8% and 47.5% for the notification time. At the same time, the reporting rate increased by 30% and had, in denser networks, a smaller mean deviation. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Com o advento das redes ad hoc veiculares (Vehicular Ad hoc Networks - VANETs), é possível que as informações de tráfego sejam coletadas e disseminadas em tempo real por sensores móveis, presentes nos veículos, em vez de sensores fixos utilizados nos atuais sistemas de informação de tráfego baseados em infraestrutura. Em cenários urbanos, nos quais os veículos geram transmissões simultâneas, inclusive de informações redundantes, a ocorrência de colisões e contenções no canal pode ser freqüente, tornando a escalabilidade um dos principais desafios dos sistemas de tráfego em VANETs. Assim, a agregação de dados é uma técnica importante para esse cenário. Nesta dissertação é apresentado um esquema de agregação de dados para um sistema de informações de tráfego em VANETs aplicadas em cenários urbanos, que utiliza a segmentação das vias baseada em interseções e que dissemina as informações levando em consideração a topologia das cidades com o intuito de otimizar o processo de disseminação. Para avaliação de desempenho foram utilizados cenários extraídos de mapas reais de diferentes cidades, comparando o esquema proposto com outras abordagens propostas na literatura, analisando a taxa de notificação, o número de mensagens geradas, o tempo de notificação e o desvio médio. Os resultados obtidos apontaram que a abordagem utilizada no esquema proposto obteve uma redução significativa, que variou entre 54,7% a 86,3%, do número de mensagens geradas, e do tempo de notificação, que ficou entre 8% e 47,5%, ao mesmo tempo em que aumentou a taxa de notificação em até 30% e obteve, em redes mais densas, um menor desvio médio. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Redes ad hoc veiculares |
pt_BR |
dc.subject.pt |
VANET |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Agregação de dados |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sistemas de informações de tráfego |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cenários urbanos |
pt_BR |