DSpace Repository

Métricas objetivas e critérios para apoiar a avaliação da participação em bate-papo educacional

Show simple item record

dc.contributor.advisor Pimentel, Mariano
dc.contributor.author Zeferino, Marcelo da Costa
dc.date.accessioned 2018-07-11T23:14:21Z
dc.date.available 2018-07-11T23:14:21Z
dc.date.issued 2014-09-29
dc.identifier.citation ZEFERINO, Marcelo da Costa. Métricas objetivas e critérios para apoiar a avaliação da participação em bate-papo educacional. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11938
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2014/25. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Métricas objetivas e critérios para apoiar a avaliação da participação em bate-papo educacional pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Pimentel, Mariano
dc.contributor.referee Siqueira, Sean Wolfgand Matsui
dc.contributor.referee Santos, Edméa Oliveira dos
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Informática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Online Education pt_BR
dc.subject.en Distance Education pt_BR
dc.subject.en Chat pt_BR
dc.subject.en Chat Evaluation pt_BR
dc.subject.en Participation Evaluation pt_BR
dc.subject.en Participation in Chat Sessions pt_BR
dc.description.abstracten The main input for the participation evaluation in chat sessions are the messages sent by the users, because they represent the history of communication. The human and manual analysis of all messages sent by the users expends time from the educators and this work can difficult the evaluation of participation in the session. On this dissertation were studied objective metrics and rules to define a method for qualify the participation of students on educational chat sessions, in order to support educators that uses chat on Online Education. The presented research proposes a set of metrics and rules with different visions for participation, allowing the generation of an indicator for Participation Performance for each student, presented in a report that classifies the participation of each student on a chat session. The proposed solution was applied on an exploratory study case with students, allowing the evaluation of the proposed solution and the refinement with the feedback and results obtained. The results of participation analysis proposed on this dissertation was compared with the educator’s assessment and the student’s self-assessment, aiming to measure the proximity between results. The adjustments indicate that the results of the analysis given by the proposed method was similar with the results of analysis executed manually by the educator (with human analysis of each messages). pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O principal insumo para a avaliação da participação em sessões de bate-papo são as mensagens enviadas pelos alunos, pois representam o histórico da comunicação. A análise humana e manual de todas as mensagens enviadas demanda tempo dos educadores e pode dificultar o trabalho de avaliação da participação na sessão. Nesta dissertação foram estudadas métricas objetivas e critérios visando a definição de um método para qualificação da participação dos alunos em uma sessão de bate-papo educacional, com o objetivo de apoiar educadores que utilizem o bate-papo na Educação Online. O trabalho apresenta uma proposta de métricas e critérios com diferentes visões da participação, que permitiram a geração de um Indicador da Participação para cada aluno, apresentado em relatório que classifica participação dos alunos na sessão. A solução foi aplicada em estudo de caso exploratório com uma turma de graduação em informática, onde foi possível avaliar a aceitação da solução proposta e refiná-la com base na discussão dos resultados obtidos. As notas atribuídas pelo método proposto para a qualificação da participação foram comparadas com as notas do tutor da sessão e com a autoavaliação dos alunos, com o objetivo de medir a proximidade entre as notas. Foram realizados ajustes que indicam que a nota atribuída pelo método proposto nesta pesquisa foi próxima da nota atribuída manualmente pelo tutor (com análise humana das mensagens). pt_BR
dc.subject.pt Educação Online pt_BR
dc.subject.pt Educação a Distância pt_BR
dc.subject.pt Bate-papo pt_BR
dc.subject.pt Avaliação em Bate-papo pt_BR
dc.subject.pt Avaliação da Participação pt_BR
dc.subject.pt Participação em Sessões de Bate-papo pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|