dc.contributor.advisor |
Pimentel, Mariano |
|
dc.contributor.author |
Zeferino, Marcelo da Costa |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-11T23:14:21Z |
|
dc.date.available |
2018-07-11T23:14:21Z |
|
dc.date.issued |
2014-09-29 |
|
dc.identifier.citation |
ZEFERINO, Marcelo da Costa. Métricas objetivas e critérios para apoiar a avaliação da participação em bate-papo educacional. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11938 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2014/25. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Métricas objetivas e critérios para apoiar a avaliação da participação em bate-papo educacional |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Pimentel, Mariano |
|
dc.contributor.referee |
Siqueira, Sean Wolfgand Matsui |
|
dc.contributor.referee |
Santos, Edméa Oliveira dos |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Online Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Distance Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Chat |
pt_BR |
dc.subject.en |
Chat Evaluation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Participation Evaluation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Participation in Chat Sessions |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The main input for the participation evaluation in chat sessions are the messages sent by the users, because they represent the history of communication. The human and manual analysis of all messages sent by the users expends time from the educators and this work can difficult the evaluation of participation in the session. On this dissertation were studied objective metrics and rules to define a method for qualify the participation of students on educational chat sessions, in order to support educators that uses chat on Online Education. The presented research proposes a set of metrics and rules with different visions for participation, allowing the generation of an indicator for Participation Performance for each student, presented in a report that classifies the participation of each student on a chat session. The proposed solution was applied on an exploratory study case with students, allowing the evaluation of the proposed solution and the refinement with the feedback and results obtained. The results of participation analysis proposed on this dissertation was compared with the educator’s assessment and the student’s self-assessment, aiming to measure the proximity between results. The adjustments indicate that the results of the analysis given by the proposed method was similar with the results of analysis executed manually by the educator (with human analysis of each messages). |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O principal insumo para a avaliação da participação em sessões de bate-papo são as mensagens enviadas pelos alunos, pois representam o histórico da comunicação. A análise humana e manual de todas as mensagens enviadas demanda tempo dos educadores e pode dificultar o trabalho de avaliação da participação na sessão. Nesta dissertação foram estudadas métricas objetivas e critérios visando a definição de um método para qualificação da participação dos alunos em uma sessão de bate-papo educacional, com o objetivo de apoiar educadores que utilizem o bate-papo na Educação Online. O trabalho apresenta uma proposta de métricas e critérios com diferentes visões da participação, que permitiram a geração de um Indicador da Participação para cada aluno, apresentado em relatório que classifica participação dos alunos na sessão. A solução foi aplicada em estudo de caso exploratório com uma turma de graduação em informática, onde foi possível avaliar a aceitação da solução proposta e refiná-la com base na discussão dos resultados obtidos. As notas atribuídas pelo método proposto para a qualificação da participação foram comparadas com as notas do tutor da sessão e com a autoavaliação dos alunos, com o objetivo de medir a proximidade entre as notas. Foram realizados ajustes que indicam que a nota atribuída pelo método proposto nesta pesquisa foi próxima da nota atribuída manualmente pelo tutor (com análise humana das mensagens). |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Online |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação a Distância |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Bate-papo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Avaliação em Bate-papo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Avaliação da Participação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Participação em Sessões de Bate-papo |
pt_BR |