dc.contributor.advisor |
Silva, José Alberto Salgado e |
|
dc.contributor.author |
Erthal, Júlio César Silva |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-12T20:40:27Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-07-12T20:40:27Z |
|
dc.date.issued |
2017-12 |
|
dc.identifier.citation |
ERTHAL, Júlio César Silva. Trabalho com Música: Um estudo etnográfico sobre as formas de organização e sustentação de grupos que atuam em Londrina. 2017. 2013 fl. . Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017, |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11945 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Trabalho com Música: Um estudo etnográfico sobre as formas de organização e sustentação de grupos que atuam em Londrina |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Barros, Frederico Machado de |
|
dc.contributor.referee |
Requião, Luciana Pires de Sá |
|
dc.contributor.referee |
Braga, Luiz Otávio Rendeiro Correa |
|
dc.contributor.referee |
Bitter, Daniel |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro - RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Organization and support |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musical labor |
pt_BR |
dc.subject.en |
Ethnography |
pt_BR |
dc.subject.en |
Dialogic Editing |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This ethnographic research tries to answer the following questions: which are the main
problems faced by musical groups while working with performance and how they organize
themselves to overcome those problems in order to keep their activities going on? For almost
two years, I've been studying the means adopted by four musical groups to struggle through a
mostly instable scenario – and also mainly adverse to their existence. From that perspective, I
seek to understand the actions they took to provide support for their work. Using tools like
participant observation, collaborative research and dialogic editing along those four musical
groups – Duo Clavis (instrumental music), Chorus (vocal sextet), Sonatta (wedding music)
and Firulla (romantic "pagode") -, I've tried to construct a portrayal of the musical work in
Londrina, city from the Paraná State's countryside. In this research, I start by introducing the
site where the study was done and some information about the context in which the local
musical work take place. After that, I employ concepts from Campos' "models of relating to
music" (2008) to put together a series of differences and resemblances between those musical
groups. Finally – before interpreting some data about the musical labor in Londrina itself -, I
present some information concerning Brazilian musician's reality, as well as reasons and
difficulties faced by ex-members and members from the examined musical groups so that
they can remain part of them. With this research, I aspire to contribute with other researchers
who aimed to enhance knowledge upon the relationship between musicians and their work,
such as Becker, Finnegan, Requião, Salgado and Segnini. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Na presente pesquisa etnográfica, tento responder à seguinte pergunta: quais os principais
problemas encontrados pelos grupos musicais para trabalhar com performance e como eles se
organizam para superá-los, de maneira a dar continuidade à sua atividade? Por quase dois
anos estudei a forma como quatro conjuntos musicais lidaram com um cenário muitas vezes
instável, adverso para sua atuação, buscando assim compreender as ações que empreenderam
com o objetivo de dar sustentação ao seu trabalho. Por meio de uma pesquisa colaborativa, em
parceria com integrantes do Duo Clavis (música instrumental), Chorus (sexteto vocal),
Sonatta (música para casamentos) e Firulla (pagode romântico), procurei construir uma
representação sobre o trabalho com música em Londrina, cidade do interior do Paraná, usando
para isso a observação participante e a edição dialógica. Depois de apresentar o lugar onde
ocorreu o estudo e alguns contextos nos quais acontece o trabalho com música local, me
apropriei do conceito de “modos de relação com a música”, nos termos de Campos (2008),
para mostrar uma série de diferenças e semelhanças entre os grupos participantes da pesquisa.
Por fim, antes de interpretar alguns dados a respeito do trabalho com música em Londrina,
apresento algumas informações sobre a realidade dos músicos brasileiros, assim como, mostro
as motivações e dificuldades enfrentadas por egressos e integrantes dos grupos para
permanecerem nos mesmos. Com esta investigação, tenho a pretensão de somar esforços com
outros pesquisadores que buscaram aprimorar o conhecimento sobre a relação entre os
músicos e o seu trabalho, entre eles Becker, Finnegan, Requião, Salgado e Segnini. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Organização e sustentação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Trabalho com Música |
pt_BR |
dc.subject.pt |
etnografia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
edição dialógica |
pt_BR |