DSpace Repository

Toda canção de liberdade vem do cárcere: homofobia, misoginia e racismo na recepção da obra de Mário de Andrade

Show simple item record

dc.contributor.advisor Palombini, Carlos
dc.contributor.author Vergara, Jorge Israel Ortiz
dc.date.accessioned 2018-07-12T20:42:46Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-07-12T20:42:46Z
dc.date.issued 2018-02
dc.identifier.citation VERGARA, Jorge Israel. Toda canção de liberdade vem do cárcere: homofobia, misoginia e racismo na recepção da obra de Mário de Andrade. 2018. 225 fl. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2017 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11947
dc.description n/a pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Toda canção de liberdade vem do cárcere: homofobia, misoginia e racismo na recepção da obra de Mário de Andrade pt_BR
dc.title.alternative Every Freedom Song Comes from the Gaol: Homophobia, Misogyny and Racism in the Reception of Mário de Andrade’s Work pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Gubernikoff, Carole
dc.contributor.referee Ulhôa, Martha Tupinambá de
dc.contributor.referee Lopes, Adriana Carvalho
dc.contributor.referee Facina, Adriana
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.en Mário de Andrade pt_BR
dc.subject.en Prejudice pt_BR
dc.subject.en Homophobia pt_BR
dc.subject.en Racism pt_BR
dc.subject.en Musicology pt_BR
dc.description.abstracten “Every Freedom Song Comes from the Gaol: Homophobia, Misogyny and Racism in the Reception of Mário de Andrade’s Work” resorts to queer theory, feminism, musicology, the history of medicine, Brazilian history and literary criticism in order to confront texts from magazines, newspapers, books, music and correspondence written by Mário de Andrade with those of his contemporaries. The first chapter explains how the newspaper Folha da Noite (1923), the magazine Revista de antropofagia (1929) and the newspaper Dom Casmurro (1939) moved racist, misogynist and homophobic campaigns against Mário de Andrade – the first of which hitherto unacknowledged by the literature. The second chapter stresses Mário de Andrade’s empathy with figures of homoeroticism and subalternity as presented in the 1922 poetry book Paulicea desvairada (Deranged São Paulo city) to argue that stylization testifies to how society has condemned some people and their practices to ignominy and silence. The third chapter interprets Mário de Andrade’s discourses on music insofar as they contest authoritarianisms and prejudices disseminated in the contemporary image-repertoire. While the popular “pretty boys” figures implies homosexuality, effeminacy, transvestism and male prostitution, such poems as“A caçada” (The hunt) and “Nocturno” (Nocturne), from Paulicea desvairada, and “Cabo Machado” (Corporal Machado), from the 1926 book Losango cáqui (Khaki lozenge), confront the reader with the mulatto in compositions that blend subalternity, music and nationality, in which the ideas of race, modernization, masculinity and nationalism betray an anti-authoritarian frame of mind. Mário de Andrade’s “art world” (Becker, 1982) depends on interaction with the mental and social universe of the time. Production and interaction do not take place without discourse, and such discourses not always tackle music, misogyny, anti-Semitism, homophobia and whitening in a direct way. The value of art works is lessened when they are analysed according to technical competence and elaboration only. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Toda canção de liberdade vem do cárcere: homofobia, misoginia e racismo na recepção da obra de Mário de Andrade recorre à teoria queer, ao feminismo, à musicologia, à história da medicina, à história do Brasil e à crítica literária para confrontar textos provenientes de revistas, jornais, literatura médica, livros, músicas e correspondência assinados por Mário de Andrade com os de seus contemporâneos. O primeiro capítulo explica como o jornal Folha da Noite (1923), a Revista de antropofagia (1929) e o jornal Dom Casmurro (1939) moveram campanhas racistas, misóginas e homofóbicas para reprochar Mário de Andrade – a primeira delas até aqui desconhecida da literatura. O segundo capítulo ressalta traços da empatia de Mário de Andrade com figuras de homoerotismo e subalternidade em Paulicea desvairada (1922) para argumentar que a estilização é testemunho de como a sociedade condenou pessoas e suas práticas à ignomínia e ao silêncio. O terceiro capítulo interpreta discursos de Mário de Andrade sobre música no que contestam autoritarismos e preconceitos disseminados no imaginário da época. Se a figura contemporânea dos “moços bonitos” implica homossexualidade, efeminação, travestismo e prostituição masculina, os poemas “A caçada” e “Nocturno” de Paulicea desvairada e “Cabo Machado” de Losango cáqui (1926) confrontam o leitor com o mulato em composições que fundem subalternidade, música e nacionalidade, nas quais as ideias de raça, modernização, masculinidade e nacionalismo apresentam caráter anti-autoritário. O “mundo da arte” (Becker, 1982) de Mário de Andrade depende da interação com o universo mental e social da época. Essa produção e interação não acontecem sem discurso, e esses discursos nem sempre abordam música, misoginia, antissemitismo, homofobia e branqueamento de forma direta. O valor das obras de arte diminui quando as analisamos em função da competência e elaboração técnica apenas. pt_BR
dc.subject.pt Mário de Andrade pt_BR
dc.subject.pt Preconceito pt_BR
dc.subject.pt Homofobia pt_BR
dc.subject.pt Racismo pt_BR
dc.subject.pt Musicologia pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|