DSpace Repository

O maior carnaval do mundo: discursos e repertórios no carnaval de rua do Rio de Janeiro

Show simple item record

dc.contributor.advisor Araújo, Samuel
dc.contributor.author Andrade, Marcelo Rupião de
dc.date.accessioned 2018-07-12T21:00:06Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-07-12T21:00:06Z
dc.date.issued 2018-03
dc.identifier.citation ANDRADE, Marcelo Rupião de. O maior carnaval do mundo: discursos e repertórios no carnaval de rua do Rio de Janeiro. 2018. 212 fl. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2007, Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11951
dc.description n/a pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O maior carnaval do mundo: discursos e repertórios no carnaval de rua do Rio de Janeiro pt_BR
dc.title.alternative The largest carnival”: discourses and repertories in the streets carnival of Rio de Janeiro pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Cambria, Vicenzo
dc.contributor.referee Neder, Alvaro Simões Correa
dc.contributor.referee Lana, Jonas Soares
dc.contributor.referee Barros, Felipe dos Santos Lima de
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.en Carnival pt_BR
dc.subject.en Public Space pt_BR
dc.subject.en Sound Praxis pt_BR
dc.description.abstracten The following thesis presents an ethnomusicological study about the Street Carnival of Rio de Janeiro. It´s main object is the relationship between a process, still under way, of growth and change in the form of occupation of public space during Carnival (which is intrinsic to the emergence of new musical practices in these spaces), the social formation of these spaces, the possibilities of action and public interaction with them, and the possibilities of use of the city in a more wide way. It highlights that the occupation of public space by the Carnival festivities, and the emergence of new practices in musical Carnival marked a process of change in the form of structuring of Carnival celebrations, which is opposed to an earlier time, marking a offset both the kind of symbolic production, as in the kind of space occupied. In this process, the public space is re-signified in a way closely related to the formation of a musical production field and holding different discursive arenas, and different discourses, is established in relation to questions about order and disorder, that delimit the domain of the space. Under this perspective, the formation of a production fields that tend to autonomization (BOURDIEU, 2009) is also highlighted as a central element of reflection, both about the musical practice, as about the discursive formations (FOUCAULT, 2009) and the reproduction of social categories (TILLY, 2006). In this way, when looking for a study approach of the Carnival that considers a political role in the occupation of public space, not seek relations of cause and effect, but the proposition of a critical thought about a complex reality, in which sound Praxis (ARAUJO; MUSICULTURA GROUP, 2010) is highlighted as a social dynamic that interpenetrate symbolic, economic and political fields. Participating in the symbolic construction of certain social spaces in town, its domain, and possibilities of use. Percussing into questions about how the practice of different Carnival repertoires, including musicals, relate to different political groups and possibilities of occupation of public space during the celebrations of Carnival. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A tese a seguir apresenta um estudo etnomusicológico sobre o carnaval de rua do Rio de Janeiro atual. Seu objeto principal é a relação entre um processo, ainda em curso, de crescimento e mudança na forma de ocupação do espaço público durante o carnaval (que é intrínseco ao surgimento de novas práticas musicais nestes espaços), a formação social destes espaços, as possibilidades de ação e interação pública com eles, e as possibilidades de uso da cidade de uma forma mais ampla. Destaca-se que a ocupação do espaço público pelos festejos carnavalescos, e o surgimento de novas práticas musicais atuantes no carnaval demarcam um processo de mudança na forma de estruturação das comemorações carnavalescas, que se opõe a um momento anterior, marcando um deslocamento tanto no tipo de produção simbólica, como no tipo de espaço ocupado. Neste processo, o espaço público é ressignificado de maneira intrinsecamente ligada a formação de um campo de produção musical, e comportando diferentes arenas discursivas, e diferentes discursos, se estabelece em relação a questões sobre ordem e desordem, que delimitam o próprio domínio sobre o espaço. Sob esta perspectiva, a formação de campos de produção que tendem à autonomização (BOURDIEU, 2009) também é destacada como um elemento central de reflexão, tanto sobre a prática musical, como sobre as formações discursivas (FOUCAULT,2009) e a reprodução de categorias sociais (TILLY, 2006). Desta forma, ao procurar uma abordagem de estudo do carnaval, que entende um papel político na ocupação do espaço público, não se busca relações de causa e efeito, mas a proposição de um pensamento crítico sobre uma realidade complexa, na qual a práxis sonora (ARAUJO; GRUPO MUSICULTURA, 2010) é figura como uma dinâmica social que interpenetra campos simbólicos, econômicos e políticos. Participando assim, da construção simbólica de determinados espaços sociais na cidade, seu domínio, e possibilidades de utilização. Com isso, busca-se perscrutar questões sobre como a prática de diferentes repertórios carnavalescos, inclusive musicais, se relacionam com diferentes formações políticas, e possibilidades de ocupação do espaço público durante as comemorações de carnaval. pt_BR
dc.subject.pt Carnaval pt_BR
dc.subject.pt Espaço Público pt_BR
dc.subject.pt Práxis Sonora pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|