dc.contributor.advisor |
Barancoski, Ingrid |
|
dc.contributor.author |
Fan, Eduardo Lagreca |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-12T21:05:25Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-07-12T21:05:25Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
FAN, Eduardo Lagreca. Análise de Tratados sobre a Pedalização ao Piano. 2016. 86 fl.Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2016 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11952 |
|
dc.description |
n/a |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Análise de Tratados sobre a Pedalização ao Piano |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of Treatises on the Piano Pedaling |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Justi, Lilia do Amaral Manfrinato |
|
dc.contributor.referee |
Grosman, Miriam |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Pedaling |
pt_BR |
dc.subject.en |
Piano |
pt_BR |
dc.subject.en |
Treatise Analysis |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Unlike other aspects of piano technique, pedaling, or the way of using the piano
pedals, is a subject in which most pianists have less interest, and consequently
devote less time in studying it. However, there is a considerable number of
treatises dealing exclusively with the piano pedals and their technique, being an
important part of the literature on interpretation and piano technique. This
research investigates the content of these treatises, describing and analyzing
them, also comparing similarities and differences between them. Four issues
were considered for this analysis: the appearing of the pedals, since the
antecessors instruments of the piano; the functions of each pedal; notation
methods and, application techniques. By understanding and studying pedaling in
the same depth as other technical factors, pianists can achieve a higher level of
interpretation. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Diferente de outros aspectos relacionados à técnica pianística, a pedalização, ou
a maneira de se utilizar os pedais do piano, é um assunto no qual a maioria dos
pianistas tem menor interesse, e consequentemente dedica menor tempo ao seu
estudo. Entretanto, existe um número considerável e significativo de tratados que
abordam exclusivamente os pedais do piano e suas técnicas. Esta pesquisa
investiga o conteúdo destes tratados, confrontando similaridades e diferenças
entre eles. Quatro fatores foram levados em consideração para esta análise: o
surgimento dos pedais, desde os instrumentos antecessores do piano; as
funções de cada um dos pedais; métodos de notação e, por fim, as técnicas de
aplicação dos pedais. Compreendendo e estudando a pedalização da mesma
forma que outros fatores técnicos, os pianistas podem alcançar um nivel superior
de interpretação musical. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pedalização |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Piano |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Análise de Tratados |
pt_BR |