DSpace Repository

A atuação de Mozart Brandão no Ceará e Rio de Janeiro: acervos e debates pouco explorados relativos aos meios fonográficos das décadas de 1940 e 1950

Show simple item record

dc.contributor.advisor Aragão, Paulo de Moura
dc.contributor.author Treistman, Caio Teles Brandão
dc.date.accessioned 2018-07-12T21:06:48Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-07-12T21:06:48Z
dc.date.issued 2017-12
dc.identifier.citation TREISTMAN, Caio Teles Brandão. A atuação de Mozart Brandão como arranjador no Ceará e Rio de Janeiro: acervos e debates pouco explorados relativos aos meios fonográficos das décadas de 1940 e 1950. 2018. 150 fls. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2017 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11953
dc.description n/a pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A atuação de Mozart Brandão no Ceará e Rio de Janeiro: acervos e debates pouco explorados relativos aos meios fonográficos das décadas de 1940 e 1950 pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Ulhôa, Martha Tupinambá de
dc.contributor.referee Basile, Lucila Pereira da Silva
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.en Mozart Brandão pt_BR
dc.subject.en Arrangement pt_BR
dc.subject.en Ceará Rádio Clube pt_BR
dc.subject.en Radio Tupi pt_BR
dc.subject.en TV Tupi pt_BR
dc.description.abstracten The field of study of the arranger's work in Brazil has received new scientific contributions recently. Even more recent are the approaches to the arranger's practice and popular music in the 1940s and 1950s. This dissertation intends to contribute to such a field of study by approaching the performance of Mozart Ageu de Souza Brandão (1921 – 2006) as an arranger in such period. The genres, artists, musical forms and institutions with which the practice of arrangement of Mozart Brandão was linked are themes little explored in musicology and historiography. In order to reduce this gap, this research scrutinizes unpublished collections, mainly related to the performance of Mozart Brandão as an arranger at Ceará Radio Clube and at Tupi in Rio de Janeiro; discusses issues related to the romantic music and the symphonic accompaniment of popular music performers - topics not very much addressed or even avoided in the study of Brazilian popular music -; and analyses musical works performed by the arrangers of the aforementioned period and in the context of means of communication, referred to practices little known in general. All these contributions have been made through a review of the bibliography on the general history of Brazilian popular music, on the arrangements and on the phonographic means of the period; also by means of cataloguing the compositions and arrangements of Mozart Brandão; of mapping his artistic path, correlating it with his practice of arrangement; as well as of the analysis of the period’s repertoire and the arrangements of Mozart Brandão. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O campo de estudos acadêmicos especializado no ofício de arranjador no Brasil não tem mais de três décadas de desenvolvimento. Mas ainda mais recentes são as abordagens referentes à prática dos arranjadores das décadas de 1940 e 1950. Esta dissertação pretende contribuir em tal âmbito de estudos ao abordar a atuação de Mozart Ageu de Souza Brandão (1921 – 2006) como arranjador em tal período. Ainda pretende diminuir algumas lacunas da historiografia e musicologia que trata do período em questão, uma vez que certos gêneros, artistas, as formas musicais e instituições com os quais a prática de arranjo de Mozart Brandão se ligou são temas ainda pouco explorados: nesta pesquisa são abordados acervos inéditos, relativos principalmente à atuação de Mozart Brandão como arranjador na Ceará Rádio Clube e na Rádio e TV Tupi do Rio de Janeiro, emissoras, que, apesar de importante, são pouco estudadas; são debatidas questões relacionadas à canção romântica e ao acompanhamento sinfônico de intérpretes de música popular, assuntos pouco abordados ou mesmo evitados no estudo da música popular brasileira; e são levantados trabalhos musicais exercidos pelos arranjadores do período em questão pouco explorados no campo de estudos do arranjo. Estas contribuições são atingidas a partir da revisão da bibliografia sobre história geral da música popular brasileira, sobre os arranjos e sobre os meios fonográficos de época; da catalogação das composições e arranjos de Mozart Brandão; do mapeamento de seu caminho artístico, correlacionando-o com sua prática de arranjo; e da análise do repertório de época e dos arranjos de Mozart Brandão. pt_BR
dc.subject.pt Mozart Brandão pt_BR
dc.subject.pt Arranjo pt_BR
dc.subject.pt Ceará Rádio Clube pt_BR
dc.subject.pt Rádio Tupi pt_BR
dc.subject.pt TV Tupi pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|