dc.contributor.advisor |
Barrenechea, Sérgio |
|
dc.contributor.author |
Carizzi, Andréia Pinheiro |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-12T21:10:16Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-07-12T21:10:16Z |
|
dc.date.issued |
2017-12 |
|
dc.identifier.citation |
CARIZZI, Andréia Pinheiro. Paulo Florence: edição prática da Sonata-Fantasia para piano e violino. 2017. 178 fl. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-) |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11954 |
|
dc.description |
n/a |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Paulo Florence: edição prática da Sonata-Fantasia para piano e violino |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Paulo Florence: practical edition of the Sonata-Fantasia for piano and violin |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Pilger, Hugo Vargas |
|
dc.contributor.referee |
Grosman, Miriam |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Sonata-Fantasia for piano and violin |
pt_BR |
dc.subject.en |
Paulo Florence |
pt_BR |
dc.subject.en |
Practical edition |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation aims to study and publicize the violin work of Paulo Florence through the
production of an practical edition of the Sonata-Fantasia for piano and violin of the composer.
A biographical survey was carried out contemplating the musical and intellectual studies of
Florence, his professional activities and his production. All these data were obtained through
consultation of different collections and to the periodicals of his time available in the
Hemeroteca Digital Brasileira. A contextualisation of his compositional aesthetics was sought
through the presentation and brief analysis of some chamber works in the private collection of
the family, pointing to the romantic composer's propensity for classic structures, his creative
ability and mastery of the counterpoint. For the analysis and criticism of the score published by
Campassi & Camin and the recording edited by FUNARTE in 1979, primary sources of the
research, it was used the method proposed by Figueiredo (2014), adding reflections on the
valorization of the musical experience and explaining the unity of the work. In the elaboration
of the new practical edition errors were corrected and added interpretative suggestions in the
violin part. The research exposes the lack of works about the composer and his work, almost
unknown, and, in this sense, represents an effort in the direction of disseminate and expand the
investigation of the repertoire of the brazilian romantic period, pointing out a lot of work to be
done, in the specific case of Paulo Florence’s work, gathering of the collection, cataloging,
analysis, revisions and editions of scores, historical research, translation of personal letters, and
finally public performances and recordings of works. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação tem o propósito de estudar e divulgar a obra para violino de Paulo Florence
através da produção de uma edição prática da Sonata-Fantasia para piano e violino do
compositor. Realizou-se um levantamento biográfico contemplando a formação musical e
intelectual de Florence, suas atividades profissionais e sua produção. O conjunto desses dados
foi obtido através de consulta a diferentes acervos e a jornais e periódicos da época disponíveis
na Hemeroteca Digital Brasileira. Buscou-se uma contextualização de sua estética
composicional através da apresentação e breve análise de algumas obras de câmara constantes
do acervo particular da família, apontando a propensão do compositor romântico às estruturas
clássicas, sua habilidade criativa e domínio do contraponto. Para a análise e crítica da partitura
publicada pela Campassi & Camin e da gravação editada pela FUNARTE em 1979, fontes
primárias da pesquisa, foi utilizado o método proposto por Figueiredo (2014), acrescentando
reflexões sobre a valorização da experiência musical e explicitando a unidade da obra. Na
elaboração da nova edição prática foram corrigidos erros e acrescentadas sugestões
interpretativas na parte do violino. A pesquisa expõe a carência de trabalhos sobre o compositor
e sua obra, praticamente desconhecidos e, nesse sentido, representa um esforço na direção de
dar visibilidade e ampliar a investigação do repertório do período romântico brasileiro,
apontando um grande trabalho a ser feito, no caso específico da obra de Paulo Florence, de
reunião do acervo, catalogação, análises, revisões e edições de partituras, pesquisa histórica,
tradução de cartas pessoais, e finalmente performances públicas e gravações das obras. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sonata-Fantasia para piano e violino |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Paulo Florence |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Edição prática |
pt_BR |