DSpace Repository

Geometria Fractal no Ensino Médio

Show simple item record

dc.contributor.advisor Antunes, Gladson Octaviano
dc.contributor.author Côrtes, Ivana Resende da Costa
dc.date.accessioned 2018-07-17T18:36:49Z
dc.date.available 2018-07-17T18:36:49Z
dc.date.issued 2014-01-07
dc.identifier.citation CÔRTES, Ivana Resende da Costa. Geometria Fractal no Ensino Médio. 2014. 67 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2014., Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11990
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MMat 2014/02. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights embargoedAccess pt_BR
dc.title Geometria Fractal no Ensino Médio pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Antunes, Gladson Octaviano
dc.contributor.referee Jutuca, Luiz Pedro San Gil
dc.contributor.referee Crippa, Helvécio Rubens
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Neste trabalho propomos uma forma diferente de se trabalhar alguns conceitos matemáticos em suas diversas áreas, tais como álgebra, cálculo, geometria plana e espacial, progressões e logaritmo no ensino médio regular. Reforçando a ideia atual da necessidade de experimentar a Matemática por caminhos diferentes para além da resoluçãao de exercícios repetitivos e sem nenhum sentido lógico para o aluno. Neste sentido, a Geometria Fractal permite explorar diversos conceitos matemáticos de uma forma mais dinâmica e criativa, através da construção de modelos e tabelas com os resultados das iterações, chegando a uma dedução geral do que esta ocorrendo. Esse Trabalho de Conclusão de Curso do Programa de Pós-graduação em Matemática PROFMAT da UNIRIO foi desenvolvido de acordo com atividades realizadas com alunos da Escola SESC de Ensino Médio, durante a realização do Projeto de Iniciação Científica da instituição, que tem por objetivo discutir e produzir saberes a partir de um trabalho de pesquisa no qual orientadores de todas as áreas conduzem grupos de alunos no processo de investigação. Em 2013,o projeto foi realizado com um grupo de três alunos, sendo 2 do segundo e 1 do primeiro ano do ensino médio no período de Maio a Outubro, com culminância na semana de 28 de outubro a 01 de novembro de 2013 na semana da Escola aberta, onde a instituição apresenta os trabalhos realizados pelos seus alunos no decorrer do ano para toda a comunidade escolar e instituições convidadas. pt_BR
dc.subject.pt Geometria Fractal pt_BR
dc.subject.pt Inovação pt_BR
dc.subject.pt Fractal pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|