dc.contributor.advisor |
Antunes, Gladson Octaviano |
|
dc.contributor.author |
Côrtes, Ivana Resende da Costa |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-17T18:36:49Z |
|
dc.date.available |
2018-07-17T18:36:49Z |
|
dc.date.issued |
2014-01-07 |
|
dc.identifier.citation |
CÔRTES, Ivana Resende da Costa. Geometria Fractal no Ensino Médio. 2014. 67 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2014., Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11990 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MMat 2014/02. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
embargoedAccess |
pt_BR |
dc.title |
Geometria Fractal no Ensino Médio |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Antunes, Gladson Octaviano |
|
dc.contributor.referee |
Jutuca, Luiz Pedro San Gil |
|
dc.contributor.referee |
Crippa, Helvécio Rubens |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Neste trabalho propomos uma forma diferente de se trabalhar alguns conceitos matemáticos em suas diversas áreas, tais como álgebra, cálculo, geometria plana e espacial, progressões e logaritmo no ensino médio regular. Reforçando a ideia atual da necessidade de experimentar a Matemática por caminhos diferentes para além da resoluçãao de exercícios repetitivos e sem nenhum sentido lógico para o aluno. Neste sentido, a Geometria Fractal permite explorar diversos conceitos matemáticos de uma forma mais dinâmica e criativa, através da construção de modelos e tabelas com os resultados das iterações, chegando a uma dedução geral do que esta ocorrendo. Esse Trabalho de Conclusão de Curso do Programa de Pós-graduação em Matemática PROFMAT da UNIRIO foi desenvolvido de acordo com atividades realizadas com alunos da Escola SESC de Ensino Médio, durante a realização do Projeto de Iniciação Científica da instituição, que tem por objetivo discutir e produzir saberes a partir de um trabalho de pesquisa no qual orientadores de todas as áreas conduzem grupos de alunos no processo de investigação. Em 2013,o projeto foi realizado com um grupo de três alunos, sendo 2 do segundo e 1 do primeiro ano do ensino médio no período de Maio a Outubro, com culminância na semana de 28 de outubro a 01 de novembro de 2013 na semana da Escola aberta, onde a instituição apresenta os trabalhos realizados pelos seus alunos no decorrer do ano para toda a comunidade escolar e instituições convidadas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Geometria Fractal |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Inovação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Fractal |
pt_BR |