DSpace Repository

O uso do Arduino e do Processing no ensino de Física

Show simple item record

dc.contributor.advisor Mondaini, Felipe
dc.contributor.author Castro, Luis Henrique Monteiro de
dc.date.accessioned 2018-07-17T22:07:48Z
dc.date.available 2018-07-17T22:07:48Z
dc.date.issued 2016-09-13
dc.identifier.citation CASTRO, Luis Henrique Monteiro de. O uso do Arduino e do Processing no ensino de Física. 2016. 134 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11996
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights embargoedAccess pt_BR
dc.title O uso do Arduino e do Processing no ensino de Física pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Mondaini, Felipe
dc.contributor.referee Soares, Vitorvani
dc.contributor.referee Santiago, Rosana Bulos
dc.contributor.referee Leite, André Tenório
dc.contributor.referee Silva, Antônio Carlos Fontes da
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq FÍSICA pt_BR
dc.subject.en Physics education pt_BR
dc.subject.en Arduino pt_BR
dc.subject.en Processing pt_BR
dc.subject.en Educational Laboratory pt_BR
dc.description.abstracten We propose in this paper the use of Arduino and Processing as tools for the development of relevant experiments, low cost and suitable quality for use in replacement or complement to traditional laboratory physics. In this thesis, we proposed three educational objects containing the information and the procedure for its construction, sample data obtained and proof of the quality of its operation and activities of scripts for use in the classroom in order to facilitate, through practical activities, learning of physics conceptsto high school students. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Propomos nesta dissertação o emprego do Arduino e do Processing como ferramentas para o desenvolvimento de experimentos relevantes, de baixo custo e de qualidade adequada para o uso em substituição ou complementação aos laboratórios tradicionais de Física. Nesta dissertação, propusemos três objetos educacionais contendo as informações e o procedimento para sua construção, exemplo de dados obtidos e comprovação da qualidade do seu funcionamento, bem como roteiros de atividades para serem utilizados em sala de aula a fim de viabilizar, através de atividades práticas, o aprendizado dos conceitos de Física aos alunos do Ensino Médio. pt_BR
dc.subject.pt Ensino de Física pt_BR
dc.subject.pt Arduino pt_BR
dc.subject.pt Processing pt_BR
dc.subject.pt Laboratório didático pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|