dc.contributor.advisor |
Mondaini, Felipe |
|
dc.contributor.author |
Castro, Luis Henrique Monteiro de |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-17T22:07:48Z |
|
dc.date.available |
2018-07-17T22:07:48Z |
|
dc.date.issued |
2016-09-13 |
|
dc.identifier.citation |
CASTRO, Luis Henrique Monteiro de. O uso do Arduino e do Processing no ensino de Física. 2016. 134 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11996 |
|
dc.description.sponsorship |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
embargoedAccess |
pt_BR |
dc.title |
O uso do Arduino e do Processing no ensino de Física |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Mondaini, Felipe |
|
dc.contributor.referee |
Soares, Vitorvani |
|
dc.contributor.referee |
Santiago, Rosana Bulos |
|
dc.contributor.referee |
Leite, André Tenório |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Antônio Carlos Fontes da |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
FÍSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Physics education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Arduino |
pt_BR |
dc.subject.en |
Processing |
pt_BR |
dc.subject.en |
Educational Laboratory |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
We propose in this paper the use of Arduino and Processing as tools for the development of relevant experiments, low cost and suitable quality for use in replacement or complement to traditional laboratory physics. In this thesis, we proposed three educational objects containing the information and the procedure for its construction, sample data obtained and proof of the quality of its operation and activities of scripts for use in the classroom in order to facilitate, through practical activities, learning of physics conceptsto high school students. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Propomos nesta dissertação o emprego do Arduino e do Processing como ferramentas para o desenvolvimento de experimentos relevantes, de baixo custo e de qualidade adequada para o uso em substituição ou complementação aos laboratórios tradicionais de Física. Nesta dissertação, propusemos três objetos educacionais contendo as informações e o procedimento para sua construção, exemplo de dados obtidos e comprovação da qualidade do seu funcionamento, bem como roteiros de atividades para serem utilizados em sala de aula a fim de viabilizar, através de atividades práticas, o aprendizado dos conceitos de Física aos alunos do Ensino Médio. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Arduino |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Processing |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Laboratório didático |
pt_BR |