dc.contributor.advisor |
Sá, Ivan Coelho de |
|
dc.contributor.author |
Bette, Thais Fernanda |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-18T15:41:04Z |
|
dc.date.available |
2018-07-18T15:41:04Z |
|
dc.date.issued |
2015-03 |
|
dc.identifier.citation |
BETTE, Thais Fernanda. Museu do Açude e a construção de um novo espaço museológico. 2015. 138 f. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; MAST, Rio de Janeiro, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12002 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMP 2015/19. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Museu do Açude e a construção de um novo espaço museológico |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Sá, Ivan Coelho de |
|
dc.contributor.referee |
Saladino, Alejandra |
|
dc.contributor.referee |
Martins, Maria Clara Amado |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MUSEOLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museology |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museum |
pt_BR |
dc.subject.en |
Heritage |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musealization |
pt_BR |
dc.subject.en |
Installation (Art) |
pt_BR |
dc.subject.en |
Installation Space |
pt_BR |
dc.subject.en |
Açude Museum |
pt_BR |
dc.subject.en |
Contemporary Art |
pt_BR |
dc.subject.en |
Site Specific |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The thesis has as the main objective to analyze the Installation Area of Açude Museum, through the Forma na Floresta Project, that enabled the creation of a new museum space in Açude Museum, belonging to the Brazilian Institute of Museums - IBRAM. In this sense, the thesis raises questions about the musealization of installations, its implications and reflections on the space, conservation and documentation of such work. The research proposes reflections about the musealization of the works exhibited in the open space around the main house of the museum, the Tijuca Forest. To fulfil that objective, we used primary documents of Castro Maya Museums and artists’ projects, interviews and records about the Project published by the Museum. The related project provided the installation of works of contemporary art, site specifics (except for one work), differing from the original proposal of the museum created by Raymundo Ottoni de Castro Maya. Castro Maya Museums, composed by the Açude Museum and Chácara do Céu Museum, were part of Raymundo Ottoni de Castro Maya Foundation, whose proposal was to exhibit the collection of art works owned by his patron. Comparisons are made between institutions with similar projects, such as Museum of Modern Art-MAM in São Paulo, Kroller Muller Museum in the Netherlands, the New York Museum of Modern Art MoMA and the INHOTIM Institute, in Minas Gerais. A brief history of the Instalation Area of the Açude
Museum, which is currently constituted by works of the artists Iole de Freitas, Ana Maria
Maiolino, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Nuno Ramos, José Resende, Eduardo Coimbra and Piotr Uklanski is also presented. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A dissertação tem como objetivo analisar o Espaço de Instalações do Museu do Açude, por meio do Projeto A Forma na Floresta que possibilitou a criação de um novo espaço museológico no Museu do Açude, pertencente ao Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM. Nesse sentido, a dissertação levanta questões sobre a musealização de instalações e suas implicações e ainda reflexões sobre o espaço, a conservação e a documentação desse tipo de obra. Propõe reflexões acerca da musealização das obras expostas em espaço aberto, circundante à casa principal do museu, ou seja, a Floresta da Tijuca. Para isso foram utilizados documentos primários dos Museus Castro Maya e de artistas do projeto, entrevistas e ainda livros relativos ao projeto publicados pelo museu. O referido projeto proporcionou a instalação de obras de arte contemporânea, site specific (à exceção de uma obra), diferenciando-se da proposta inicial do museu criado por Raymundo Ottoni de Castro Maya. Os Museus Castro Maya, composto pelo Museu do Açude e Museu da Chácara do Céu, têm origem na Fundação Raymundo Ottoni de Castro Maya, que tem como proposta expor a coleção de obras de arte de seu patrono. São feitas comparações com instituições que desenvolvem projetos afins, tais como Museu de Arte Moderna - MAM, em São Paulo, Kroller Muller Museum, na Holanda, Museu de Arte Moderna - MoMA, em Nova York e o Instituto INHOTIM, em Minas Gerais. São apresentadas ao longo do texto um breve histórico sobre o Espaço de Instalações do Museu do Açude, que é atualmente composto por obras de Iole de Freitas, Ana Maria Maiolino, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Nuno Ramos, José Resende, Eduardo Coimbra e Piotr Uklanski. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museu |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Musealização |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Instalação (Arte |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Espaço de Instalações |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museu do Açude |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Arte Contemporânea |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Site Specific |
pt_BR |