dc.contributor.advisor |
Gesteira, Heloísa Meireles |
|
dc.contributor.author |
Costa, Kássia Pereira da |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-18T18:43:30Z |
|
dc.date.available |
2018-07-18T18:43:30Z |
|
dc.date.issued |
2015-08-04 |
|
dc.identifier.citation |
COSTA, Kássia Pereira da. A arte de Marianne North: entre tempos e histórias do século XIX. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em História)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12012 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MHis 2015/11. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A arte de Marianne North: entre tempos e histórias do século XIX |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Gesteira, Heloísa Meireles |
|
dc.contributor.referee |
Caldas, Pedro Spinola Pereira |
|
dc.contributor.referee |
Heizer, Alda Lúcia |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Marianne North |
pt_BR |
dc.subject.en |
Collecting |
pt_BR |
dc.subject.en |
Nature representation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Botanic garden |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This master thesis aims to comprehend the Marianne North’s artistic production refering to
the period in which she had been to Brazil, between 1872 and 1873. Not only do we try to
analize the painting techniques, but also the stylistic and epistemological currents that could be associated to the british working context. Aspects that could have influenced the
representative model at that time, observing that the theme for excellence present in her
paintings was the natural world in the detriment of the social world. The discussions present
in this research started from the reading of an article by John Dickenson, Marianne North:
uma naturalista do século dezenove no Brasil? (2000), that has concluded that the character was not acknowledged with excellence in any of both fields she boarded: art and botanic science. Nevertheless, a recent bibliography about North’s work has acknowledged contributions of the britishwoman to both fields. Unlike those researchers, our work was not concerned about inquiring North’s work because we know this approach is of other authors merit. Therefore, the problematic that has been developed refers to the relation of the character and her work with the people and places that surrounded her and how it had been reflected in the paitings. Thus, we have articled the painter’s formation with her repertory, the collection with her lodge, the artistic production with Marianne North’s field experience, result of the meeting with the other. And for being an object that emerges from a double orientation, the analisis also had to exchange through theories and methodologies to comprehend it. It is not about a necessarily interdiscplinary analisis, but we prefer not to affiliate with a field to go deeper in the fluidity of the bounds of Marianne North’s experimentation in art and science. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação procura compreender a produção artística de Marianne North
referente ao período em que ela esteve no Brasil, entre 1872 e 1873. Procuramos analisar não apenas as técnicas de pintura, como também as correntes estilísticas e epistemológicas que poderiam estar associados ao contexto de trabalho da britânica. Aspectos que influenciaram no modelo representativo da natureza na época, observando que o tema por excelência presente em seus quadros era o mundo natural em detrimento do social. As discussões presentes nessa pesquisa partiram da leitura do artigo de John Dickenson, Marianne North: uma naturalista do século dezenove no Brasil? (2000) que, concluíram que a personagem não foi reconhecida com excelência em nenhum dos dois campos que abordou em seus quadros: arte e ciência botânica. Contudo, uma bibliografia recente sobre o trabalho de North reconheceu contribuições da britânica para ambos os campos. Diferentes desses pesquisadores, nosso trabalho não se preocupou em investigar as contribuições da obra de North, pois, reconhecemos que essa abordagem é mérito de outros autores, portanto, a problemática que desenvolvemos se refere à relação da personagem e sua obra com as pessoas e os lugares que a cercavam, e, de como isso refletiu nas pinturas. Por isso, articulamos a formação da pintora com seu repertório, a coleção com seu local de abrigo, a produção artística com a experiência de campo de Marianne North como resultado do encontro com o outro. E, por se tratar de um objeto que emerge de um entre lugar, a análise também teve que permutar por teorias e metodologias para compreendê-lo, não se trata de uma análise necessariamente interdisciplinar, mas, preferimos não nos filiarmos a um campo para aprofundar na fluidez das fronteiras das experimentações de Marianne North na arte e na ciência. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Marianne North |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Colecionismo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Representação da natureza |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Jardim botânico |
pt_BR |