dc.contributor.advisor |
Siqueira, Sean Wolfgand Matsui |
|
dc.contributor.author |
Silva, Vanessa Cristina Martins da |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-18T21:00:06Z |
|
dc.date.available |
2018-07-18T21:00:06Z |
|
dc.date.issued |
2014-09-25 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Vanessa Cristina Martins da. Mapeamento de perfis de alunos em redes sociais on-line utilizadas para ensino-aprendizagem. 2014. xi, 102 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12021 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2014/20. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Mapeamento de perfis de alunos em redes sociais online utilizadas para ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Siqueira, Sean Wolfgand Matsui |
|
dc.contributor.referee |
Pimentel, Mariano |
|
dc.contributor.referee |
Santos, Neide dos |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social Presence |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social Networking |
pt_BR |
dc.subject.en |
Distance Learning (ODL) |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mentoring |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social network analysis |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Tutors have many difficulties to carry out their activities in an online education environment, eg., evaluating the student, knowing the right tone to guide each student, promoting discussions, knowing the right time to interact or let students build knowledge alone. To help solving these problems, this research presents a way for tutor better understand the behavior of students, mapping profiles through the observation of interactions occurring in a group created for a class on Facebook. The procedures used were an automatic textual analysis of social presence based on the criteria of affection, interaction, cohesion and strength, as well as metrics for social network analysis (SNA) to see the interactions and connections of members in the social network. As instruments of data collection, we use the posts made in the group. After performing qualitative research through interviews online with students, it was possible to observe that the approach had good acceptance with these members and they believe that the built profile could represent them correctly. It is concluded that social presence and social network analysis are important factors to assist the student in the learning process and help the tutor to conduct their activities, in this type of education, guiding the planning of new actions in the class or course. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Os tutores encontram muitas dificuldades para desempenhar suas atividades num ambiente de educação online, como por exemplo, avaliar o aluno, saber o tom certo para guiar cada aluno, promover as discussões, saber o momento certo de interagir ou deixar que os alunos construam o conhecimento sozinhos. Para auxiliar na solução desses problemas, esta pesquisa apresenta uma forma do tutor conhecer melhor o comportamento dos alunos, mapeando perfis através da observação das interações ocorridas num grupo criado para uma disciplina no Facebook. Os procedimentos usados foram a análise textual automática da Presença Social com base nos critérios de afetividade, interatividade, coesão e força, bem como métricas de análise de rede social (ARS) para visualizar as interações e conexões dos membros na rede social. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos as postagens realizadas no grupo. Após realização de pesquisa qualitativa através de entrevistas online com os alunos foi observado que a abordagem teve boa aceitação entre estes membros e os mesmos acreditam que o perfil construído conseguiu representá-los corretamente. Conclui-se ainda que os tutores consideram que a presença social e a análise de redes sociais são fatores importantes para auxiliar suas atividades de tutoria, nesta modalidade de ensino, sendo um norteador de novas ações no planejamento da disciplina ou do Curso. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Presença Social |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Redes sociais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação a Distância (EAD) |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Tutoria |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Análise de redes sociais |
pt_BR |