DSpace Repository

Mapeamento de perfis de alunos em redes sociais online utilizadas para ensino-aprendizagem

Show simple item record

dc.contributor.advisor Siqueira, Sean Wolfgand Matsui
dc.contributor.author Silva, Vanessa Cristina Martins da
dc.date.accessioned 2018-07-18T21:00:06Z
dc.date.available 2018-07-18T21:00:06Z
dc.date.issued 2014-09-25
dc.identifier.citation SILVA, Vanessa Cristina Martins da. Mapeamento de perfis de alunos em redes sociais on-line utilizadas para ensino-aprendizagem. 2014. xi, 102 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12021
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2014/20. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Mapeamento de perfis de alunos em redes sociais online utilizadas para ensino-aprendizagem pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Siqueira, Sean Wolfgand Matsui
dc.contributor.referee Pimentel, Mariano
dc.contributor.referee Santos, Neide dos
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Informática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Social Presence pt_BR
dc.subject.en Social Networking pt_BR
dc.subject.en Distance Learning (ODL) pt_BR
dc.subject.en Mentoring pt_BR
dc.subject.en Social network analysis pt_BR
dc.description.abstracten Tutors have many difficulties to carry out their activities in an online education environment, eg., evaluating the student, knowing the right tone to guide each student, promoting discussions, knowing the right time to interact or let students build knowledge alone. To help solving these problems, this research presents a way for tutor better understand the behavior of students, mapping profiles through the observation of interactions occurring in a group created for a class on Facebook. The procedures used were an automatic textual analysis of social presence based on the criteria of affection, interaction, cohesion and strength, as well as metrics for social network analysis (SNA) to see the interactions and connections of members in the social network. As instruments of data collection, we use the posts made in the group. After performing qualitative research through interviews online with students, it was possible to observe that the approach had good acceptance with these members and they believe that the built profile could represent them correctly. It is concluded that social presence and social network analysis are important factors to assist the student in the learning process and help the tutor to conduct their activities, in this type of education, guiding the planning of new actions in the class or course. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Os tutores encontram muitas dificuldades para desempenhar suas atividades num ambiente de educação online, como por exemplo, avaliar o aluno, saber o tom certo para guiar cada aluno, promover as discussões, saber o momento certo de interagir ou deixar que os alunos construam o conhecimento sozinhos. Para auxiliar na solução desses problemas, esta pesquisa apresenta uma forma do tutor conhecer melhor o comportamento dos alunos, mapeando perfis através da observação das interações ocorridas num grupo criado para uma disciplina no Facebook. Os procedimentos usados foram a análise textual automática da Presença Social com base nos critérios de afetividade, interatividade, coesão e força, bem como métricas de análise de rede social (ARS) para visualizar as interações e conexões dos membros na rede social. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos as postagens realizadas no grupo. Após realização de pesquisa qualitativa através de entrevistas online com os alunos foi observado que a abordagem teve boa aceitação entre estes membros e os mesmos acreditam que o perfil construído conseguiu representá-los corretamente. Conclui-se ainda que os tutores consideram que a presença social e a análise de redes sociais são fatores importantes para auxiliar suas atividades de tutoria, nesta modalidade de ensino, sendo um norteador de novas ações no planejamento da disciplina ou do Curso. pt_BR
dc.subject.pt Presença Social pt_BR
dc.subject.pt Redes sociais pt_BR
dc.subject.pt Educação a Distância (EAD) pt_BR
dc.subject.pt Tutoria pt_BR
dc.subject.pt Análise de redes sociais pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|