dc.contributor.advisor |
Ciarlini, Angelo Ernani Maia |
|
dc.contributor.author |
Silveira, Felipe Guedes da |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-18T21:09:06Z |
|
dc.date.available |
2018-07-18T21:09:06Z |
|
dc.date.issued |
2014-09-24 |
|
dc.identifier.citation |
SILVEIRA, Felipe Guedes da. Busca de caminhos em storytelling interativo com influência de emoções. 80 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12022 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2014/21. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Busca de caminhos em storytelling interativo com influência de emoções |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Siqueira, Sean Wolfgand Matsui |
|
dc.contributor.referee |
Feijó, Bruno |
|
dc.contributor.referee |
Ciarlini, Angelo Ernani Maia |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Interactive Storytelling |
pt_BR |
dc.subject.en |
Games |
pt_BR |
dc.subject.en |
Emotional Pathfinding |
pt_BR |
dc.subject.en |
Emotion |
pt_BR |
dc.subject.en |
Pathfinding |
pt_BR |
dc.subject.en |
Procedural Generation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Real Time |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Located in the Interactive Storytelling research field and inspired by the need to improve the 3D dramatization in Logtell system, this dissertation proposes a model of pathfinding that follows a given emotional dramatic arc during the search, allowing the result to maximize an emotional curve modeled as a function of time. Using a graph system that abstracts an environment (possibly procedurally generated) and adding emotional influence information to the nodes of this graph, we perform a search that obeys the emotional constraints of the scene to be rendered and find a path that makes sense both visually and emotionally, also allowing this model to be used in applications that require real time responses. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Situada na área de Storytelling Interativo e inspirada por uma necessidade de enriquecer as cenas dramatizadas em ambientes 3D no sistema Logtell, esta dissertação propõe um modelo de busca de caminhos que acompanha um arco dramático emocional, fornecido pelo autor, durante a busca, permitindo que o resultado se aproxime a uma curva emocional modelada em função do tempo. Utilizando de um sistema de grafos que abstrai um ambiente (possivelmente gerado procedimentalmente) e adicionando informações de influência emocional aos nós deste grafo, é possível realizar uma busca que respeite as restrições emocionais da cena a ser apresentada e encontrar um caminho que faça sentido visualmente, emocionalmente e possa ser utilizada em aplicações que demandem resposta em tempo real. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Storytelling Interativo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Jogos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Busca de Caminhos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Emoções |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Geração Procedimental |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Tempo Real |
pt_BR |