dc.contributor.advisor |
Siqueira, Sean Wolfgand Matsui |
|
dc.contributor.author |
Tavares, Cristiane Lopes |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-18T22:30:12Z |
|
dc.date.available |
2018-07-18T22:30:12Z |
|
dc.date.issued |
2014-09-26 |
|
dc.identifier.citation |
TAVARES, Cristiane Lopes. RelEx: estruturação de relatos flexíveis de experiências pedagógicas. 2014. xi, 80 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.Rio de Janeiro, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12025 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2014/24. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
RelEx: estruturação de relatos flexíveis de experiências pedagógicas |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Andrade, Leila Cristina Vasconcelos de |
|
dc.contributor.referee |
Siqueira, Sean Wolfgand Matsui |
|
dc.contributor.referee |
Andrade, Leila Cristina Vasconcelos de |
|
dc.contributor.referee |
Pimentel, Mariano |
|
dc.contributor.referee |
Roque, Gianna Oliveira Bogossian |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Flexible model |
pt_BR |
dc.subject.en |
Report structuring |
pt_BR |
dc.subject.en |
Pedagogical practice reports |
pt_BR |
dc.subject.en |
Knowledge Management |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
In general, the teacher has difficulties in reporting his didactical experiences and, when he creates a report, it is not detailed enough. Initially it was proposed a model to support the creation of reports, trying to motivate and promote reports that are more detailed. However, this model was not flexible to accommodate the needs of reports of diverse pedagogical practices. Then, in the current research it is investigated the use of a flexible model for structuring reports, in such a way that it supports the creation of the reports of pedagogical practices of the teachers. A prototype was built, the RelEx system, which proposes the structuring of the elements of the reports of pedagogical practices, promoting the flexibility in the reports model. In order to evaluate if a flexible model could be able to support the creation of more detailed reports by the teachers, a case study was performed. Teachers from a public school of basic education located at the city of Rio de Janeiro were requested to create their own models and reports using the RelEx system. The models and reports obtained in this case study were evaluated through quantitative and qualitative analysis. The quantitative data aimed at complementing data obtained from the interviews, which were conducted according to the MEDS method (Method of Explanation of the Underlying Discourse). As a result, the acceptance of the hypothesis of this research was sustained, as the teacher supported by a model that allows structuring pedagogical practices in a flexible manner succeed in making explicit (or better externalizing) (in more detail) the tacit knowledge of his reports. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Em geral, o professor tem dificuldade em relatar suas experiências didáticas e, quando produz relatos, estes são pouco detalhados. Inicialmente foi proposto um modelo que apoiasse a construção dos relatos, em uma tentativa de incentivar e promover relatos detalhados, mas este modelo não se mostrou flexível e, portanto, não atenderia a necessidade de relatos de práticas pedagógicas diversas. Assim, na presente pesquisa é investigado o uso de um modelo de estruturação flexível de relatos, de modo a apoiar a elaboração de relatos de práticas pedagógicas de professores. Foi construído um protótipo, o sistema RelEx, que propõe a estruturação dos elementos de relatos de práticas pedagógicas, promovendo uma flexibilidade no modelo dos relatos. A fim de avaliar se um modelo flexível seria capaz de apoiar a elaboração de relatos mais detalhados pelos professores, foi realizado um estudo de caso no qual os professores de uma escola pública de ensino fundamental do Município do Rio de Janeiro foram solicitados a elaborar seus próprios modelos e relatos com a utilização do sistema RelEx. Os modelos e relatos obtidos neste estudo de caso foram avaliados por meio de análises quantitativas e qualitativas. Os dados quantitativos visaram complementar os dados obtidos através das entrevistas, que foram realizadas com base no método MEDS (Método de Explicitação do Discurso Subjacente). Como resultado, a aceitação da hipótese da pesquisa aqui proposta foi corroborada, uma vez que o professor, auxiliado por um modelo que permite estruturar práticas pedagógicas de uma forma flexível, consegue explicitar (ou externalizar) melhor (mais detalhadamente) o conhecimento tácito de seus relatos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Modelo flexível |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Estruturação de relatos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Relatos de prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Gestão de conhecimento |
pt_BR |