DSpace Repository

RelEx: estruturação de relatos flexíveis de experiências pedagógicas

Show simple item record

dc.contributor.advisor Siqueira, Sean Wolfgand Matsui
dc.contributor.author Tavares, Cristiane Lopes
dc.date.accessioned 2018-07-18T22:30:12Z
dc.date.available 2018-07-18T22:30:12Z
dc.date.issued 2014-09-26
dc.identifier.citation TAVARES, Cristiane Lopes. RelEx: estruturação de relatos flexíveis de experiências pedagógicas. 2014. xi, 80 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.Rio de Janeiro, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12025
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2014/24. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title RelEx: estruturação de relatos flexíveis de experiências pedagógicas pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Andrade, Leila Cristina Vasconcelos de
dc.contributor.referee Siqueira, Sean Wolfgand Matsui
dc.contributor.referee Andrade, Leila Cristina Vasconcelos de
dc.contributor.referee Pimentel, Mariano
dc.contributor.referee Roque, Gianna Oliveira Bogossian
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Informática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Flexible model pt_BR
dc.subject.en Report structuring pt_BR
dc.subject.en Pedagogical practice reports pt_BR
dc.subject.en Knowledge Management pt_BR
dc.description.abstracten In general, the teacher has difficulties in reporting his didactical experiences and, when he creates a report, it is not detailed enough. Initially it was proposed a model to support the creation of reports, trying to motivate and promote reports that are more detailed. However, this model was not flexible to accommodate the needs of reports of diverse pedagogical practices. Then, in the current research it is investigated the use of a flexible model for structuring reports, in such a way that it supports the creation of the reports of pedagogical practices of the teachers. A prototype was built, the RelEx system, which proposes the structuring of the elements of the reports of pedagogical practices, promoting the flexibility in the reports model. In order to evaluate if a flexible model could be able to support the creation of more detailed reports by the teachers, a case study was performed. Teachers from a public school of basic education located at the city of Rio de Janeiro were requested to create their own models and reports using the RelEx system. The models and reports obtained in this case study were evaluated through quantitative and qualitative analysis. The quantitative data aimed at complementing data obtained from the interviews, which were conducted according to the MEDS method (Method of Explanation of the Underlying Discourse). As a result, the acceptance of the hypothesis of this research was sustained, as the teacher supported by a model that allows structuring pedagogical practices in a flexible manner succeed in making explicit (or better externalizing) (in more detail) the tacit knowledge of his reports. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Em geral, o professor tem dificuldade em relatar suas experiências didáticas e, quando produz relatos, estes são pouco detalhados. Inicialmente foi proposto um modelo que apoiasse a construção dos relatos, em uma tentativa de incentivar e promover relatos detalhados, mas este modelo não se mostrou flexível e, portanto, não atenderia a necessidade de relatos de práticas pedagógicas diversas. Assim, na presente pesquisa é investigado o uso de um modelo de estruturação flexível de relatos, de modo a apoiar a elaboração de relatos de práticas pedagógicas de professores. Foi construído um protótipo, o sistema RelEx, que propõe a estruturação dos elementos de relatos de práticas pedagógicas, promovendo uma flexibilidade no modelo dos relatos. A fim de avaliar se um modelo flexível seria capaz de apoiar a elaboração de relatos mais detalhados pelos professores, foi realizado um estudo de caso no qual os professores de uma escola pública de ensino fundamental do Município do Rio de Janeiro foram solicitados a elaborar seus próprios modelos e relatos com a utilização do sistema RelEx. Os modelos e relatos obtidos neste estudo de caso foram avaliados por meio de análises quantitativas e qualitativas. Os dados quantitativos visaram complementar os dados obtidos através das entrevistas, que foram realizadas com base no método MEDS (Método de Explicitação do Discurso Subjacente). Como resultado, a aceitação da hipótese da pesquisa aqui proposta foi corroborada, uma vez que o professor, auxiliado por um modelo que permite estruturar práticas pedagógicas de uma forma flexível, consegue explicitar (ou externalizar) melhor (mais detalhadamente) o conhecimento tácito de seus relatos. pt_BR
dc.subject.pt Modelo flexível pt_BR
dc.subject.pt Estruturação de relatos pt_BR
dc.subject.pt Relatos de prática pedagógica pt_BR
dc.subject.pt Gestão de conhecimento pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|