dc.contributor.advisor |
Costa, Heloísa Helena Fernandes Gonçalves da |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Ariane Alfonso Azambuja |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-19T18:27:27Z |
|
dc.date.available |
2018-07-19T18:27:27Z |
|
dc.date.issued |
2014-02 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Ariane Alfonso Azambuja. A publicidade chega ao museu: um estudo de caso sobre a propaganda da Pinacoteca do Estado de São Paulo. 2014. 194 f. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; MAST, Rio de Janeiro, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12034 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMP 2014/05. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A publicidade chega ao museu : um estudo de caso sobre a propaganda da Pinacoteca do Estado de São Paulo |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Costa, Heloísa Helena Fernandes Gonçalves da |
|
dc.contributor.referee |
Cazelli, Sibele |
|
dc.contributor.referee |
Horta, Maria de Lourdes Parreiras |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MUSEOLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museology |
pt_BR |
dc.subject.en |
Advertising |
pt_BR |
dc.subject.en |
Art Museum |
pt_BR |
dc.subject.en |
Pinacoteca do Estado de São Paulo |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
In the big context about the search for the promoting of democratization to museums access, this dissertation discusses the advertising as one more strategy used by these institutions to its promoting among all the variety of audience. Was taken as research question about the way how the museum, specially art museum, was seen by the audience through publicity, seeking to perceive how publicity is used to call audience attention. To show how the connection about the museum and audience was realized a case study about the relation of Pinacoteca do Estado de São Paulo with the publicity agency F/Nazca, where a guideline was followed as semiotic analysis, campaigns and advertisements plays produced for four exhibitions. After observation was found number of issues intertwining advertising, art and museum. Among them there is the interest of agencies on art museums as customers from which is able to renew the language standards already established from the publicity where there is the possibility to add value to the company through specific awards of the advertising market, a process which still needs to be evaluated their effects on museums. There is too a great number of questions during the play construction, from the museum and agency whose answers imply on the museum concept that appears on the campaigns, as the tone used, changing from the humor to the seriousness, or about the use of images of works from the collection. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Dentro do grande contexto da busca por se promover a democratização de acesso aos museus, esta dissertação problematiza a publicidade como mais uma estratégia utilizada por estas instituições para sua popularização entre os mais diversos públicos. Tomou-se como questão de pesquisa o modo como o museu, especialmente o de arte, faz-se ver pelo grande público através da propaganda, buscando perceber que representação sua cabe neste meio. Para tanto, foi realizado um estudo de caso sobre a relação da Pinacoteca do Estado de São Paulo com a agência de publicidade F/Nazca, tendo sido estudadas, com o aporte de roteiro de análise semiótica, campanhas e peças publicitárias produzidas para quatro exposições. Após a observação do campo, encontrou-se uma série de questões entrelaçando publicidade, arte e museu. Dentre elas há o interesse das agências nos museus de arte como clientes a partir dos quais podem renovar os padrões de linguagem já estabelecidos da propaganda e que lhes possibilitam agregar valor à empresa através de premiações especificas do mercado da publicidade, processo o qual ainda necessita ter avaliado sues efeitos para os museus. Há também uma série de questionamentos durante a construção das peças, por parte do museu e da agência, cujas respostas acabam por implicar no conceito de museu que transparece nas campanhas, tal como o tom a ser utilizado, indo do humor À seriedade, ou sobre a utilização de imagens de obras do acervo. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Publicidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museu de Arte |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pinacoteca do Estado de São Paulo |
pt_BR |