DSpace Repository

A publicidade chega ao museu : um estudo de caso sobre a propaganda da Pinacoteca do Estado de São Paulo

Show simple item record

dc.contributor.advisor Costa, Heloísa Helena Fernandes Gonçalves da
dc.contributor.author Oliveira, Ariane Alfonso Azambuja
dc.date.accessioned 2018-07-19T18:27:27Z
dc.date.available 2018-07-19T18:27:27Z
dc.date.issued 2014-02
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Ariane Alfonso Azambuja. A publicidade chega ao museu: um estudo de caso sobre a propaganda da Pinacoteca do Estado de São Paulo. 2014. 194 f. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; MAST, Rio de Janeiro, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12034
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMP 2014/05. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A publicidade chega ao museu : um estudo de caso sobre a propaganda da Pinacoteca do Estado de São Paulo pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Costa, Heloísa Helena Fernandes Gonçalves da
dc.contributor.referee Cazelli, Sibele
dc.contributor.referee Horta, Maria de Lourdes Parreiras
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS pt_BR
dc.subject.cnpq MUSEOLOGIA pt_BR
dc.subject.en Museology pt_BR
dc.subject.en Advertising pt_BR
dc.subject.en Art Museum pt_BR
dc.subject.en Pinacoteca do Estado de São Paulo pt_BR
dc.description.abstracten In the big context about the search for the promoting of democratization to museums access, this dissertation discusses the advertising as one more strategy used by these institutions to its promoting among all the variety of audience. Was taken as research question about the way how the museum, specially art museum, was seen by the audience through publicity, seeking to perceive how publicity is used to call audience attention. To show how the connection about the museum and audience was realized a case study about the relation of Pinacoteca do Estado de São Paulo with the publicity agency F/Nazca, where a guideline was followed as semiotic analysis, campaigns and advertisements plays produced for four exhibitions. After observation was found number of issues intertwining advertising, art and museum. Among them there is the interest of agencies on art museums as customers from which is able to renew the language standards already established from the publicity where there is the possibility to add value to the company through specific awards of the advertising market, a process which still needs to be evaluated their effects on museums. There is too a great number of questions during the play construction, from the museum and agency whose answers imply on the museum concept that appears on the campaigns, as the tone used, changing from the humor to the seriousness, or about the use of images of works from the collection. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Dentro do grande contexto da busca por se promover a democratização de acesso aos museus, esta dissertação problematiza a publicidade como mais uma estratégia utilizada por estas instituições para sua popularização entre os mais diversos públicos. Tomou-se como questão de pesquisa o modo como o museu, especialmente o de arte, faz-se ver pelo grande público através da propaganda, buscando perceber que representação sua cabe neste meio. Para tanto, foi realizado um estudo de caso sobre a relação da Pinacoteca do Estado de São Paulo com a agência de publicidade F/Nazca, tendo sido estudadas, com o aporte de roteiro de análise semiótica, campanhas e peças publicitárias produzidas para quatro exposições. Após a observação do campo, encontrou-se uma série de questões entrelaçando publicidade, arte e museu. Dentre elas há o interesse das agências nos museus de arte como clientes a partir dos quais podem renovar os padrões de linguagem já estabelecidos da propaganda e que lhes possibilitam agregar valor à empresa através de premiações especificas do mercado da publicidade, processo o qual ainda necessita ter avaliado sues efeitos para os museus. Há também uma série de questionamentos durante a construção das peças, por parte do museu e da agência, cujas respostas acabam por implicar no conceito de museu que transparece nas campanhas, tal como o tom a ser utilizado, indo do humor À seriedade, ou sobre a utilização de imagens de obras do acervo. pt_BR
dc.subject.pt Museologia pt_BR
dc.subject.pt Publicidade pt_BR
dc.subject.pt Museu de Arte pt_BR
dc.subject.pt Pinacoteca do Estado de São Paulo pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|