dc.contributor.advisor |
Lifschitz, Javier Alejandro |
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dc.contributor.author |
Grisales, Sandra Patricia Arenas |
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dc.date.accessioned |
2018-07-20T18:39:11Z |
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dc.date.available |
2018-07-20T18:39:11Z |
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dc.date.issued |
2014-09-24 |
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dc.identifier.citation |
GRISALES, Sandra Patricia Arenas. Os vaga-lumes da memória: altares espontânecos e narrativas de luto em Medellín-Colômbia. 2014. 225 f. Tese (Doutorado em Memória Social)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12049 |
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dc.description |
Tese também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH DMS 2014/11. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Os vaga-lumes da memória : altares espontâneos e narrativas de luto em Medellín-Colômbia |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Lifschitz, Javier Alejandro |
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dc.contributor.referee |
Gondar, Josaida |
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dc.contributor.referee |
Thiesen, Icléia |
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dc.contributor.referee |
Vianna, Adriana de Resende Barreto |
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dc.contributor.referee |
Misse, Michel |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theses |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Subterranean Memories |
pt_BR |
dc.subject.en |
Spontaneous altars |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mourning Narrative |
pt_BR |
dc.subject.en |
Resistance |
pt_BR |
dc.subject.en |
Violence |
pt_BR |
dc.subject.en |
Medellin – Colombia |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Our aim is to analyze the actions and cultural practices by which the subjects rebuild their memories in the context of violence. Identify the political uses of the memory as political resistance in the everyday life, in the family or the community intimacy. It is a qualitative research and the method used was the case study for its focus on the particular and for approaching the meaning of experience from the systematic analysis of a same phenomenon. The techniques used for gathering the pieces of information were the documental and bibliographic research and the in-depth interviews. We have identified four kinds of experience regarding the creation of spontaneous altars in the Medellin city, Colombia: a wall with the name of dead people, a graffiti honoring two killed students, an altar to the Virgin to remind the victims of a slaughter and a Calvary to bury the rests of a murdered child. We have chosen the microhistories to understand the political sense of the return to the everyday life after facing violence situations. The spontaneous altars are mourning rituals in the public space built as an answer to the deaths considered unfair. They are ways of non-institutional political action whose objectives are to get attention to what happened, express indignation and avoid that such thing happens again. In the cases studied, we find that in the creation of altars it is expressed a mourning narrative which demands the recognition of loss and vulnerability. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Nosso objetivo é o de analisar as ações e as práticas culturais pelas quais os sujeitos reconstroem suas memórias em contextos de violência. Identificar os usos políticos da memória, como resistência política nos espaços do cotidiano, do íntimo, familiar ou comunitário. Trata-se de pesquisa qualitativa, o método usado foi o estudo de caso por seu foco no particular e por abordar o significado de uma experiência a partir da análise sistemática de um mesmo fenômeno. As técnicas usadas para obter informações foram a pesquisa documental e bibliográfica e a entrevista em profundidade. Identificamos quatro experiências de criação de altares espontâneos na cidade de Medellín, na Colômbia: um mural com nomes de pessoas mortas, um grafite em homenagem a duas estudantes mortas, um altar à virgem para lembrar as vitimas de uma chacina e um calvário para enterrar os restos do filho assassinado. Optamos pelas micro-histórias para compreender o sentido político do retorno ao cotidiano após enfrentar situações de violência. Os altares espontâneos são rituais de luto no espaço público, criados como resposta diante de mortes consideradas injustas. São formas de ação política não institucional, que têm como objetivo chamar a atenção para o que aconteceu, expressar sua indignação e evitar que aconteça de novo. Nos casos estudados constatamos que na criação dos altares expressa-se uma narrativa de luto que demanda pelo reconhecimento da perda. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teses |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória social |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memórias subterrâneas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Altares espontâneos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Narrativas de Luto |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Resistência |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Violência |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Medellín – Colômbia |
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