dc.contributor.advisor |
Ribeiro, Leila Beatriz |
|
dc.contributor.author |
Sousa, Márcia Cristina da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-20T18:50:28Z |
|
dc.date.available |
2018-07-20T18:50:28Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.citation |
SOUSA, Márcia Cristina da Silva. Entre achados e perdidos: colecionando memórias dos palácios cinematográficos da cidade do Rio de Janeiro. 2013. 438 f. Tese (Doutorado em Memória Social)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12051 |
|
dc.description |
Tese também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH DMS 2013/02. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Entre achados e perdidos: colecionando memórias dos palácios cinematográficos da cidade do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Ribeiro, Leila Beatriz |
|
dc.contributor.referee |
Dodebbei, Vera Lúcia Doyle Louzada de Mattos |
|
dc.contributor.referee |
Abreu, Regina Maria do Rego Monteiro de |
|
dc.contributor.referee |
Luca, Luiz Gonzaga Assis de |
|
dc.contributor.referee |
Eckert, Cornelia |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Patrimony |
pt_BR |
dc.subject.en |
Collection |
pt_BR |
dc.subject.en |
City |
pt_BR |
dc.subject.en |
Street movie theaters |
pt_BR |
dc.subject.en |
Movie palaces |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The physical space where the cinema experience is projected, and all its structure mounted to surround it, has been passing through substantial transformations since the beginning until nowadays. This work underpins a systematic study of movie palaces (or picture palaces) memory – cinema category strongly dealing with the most strinking and long-lasting in street movie theaters‘ typology – of Rio de Janeiro city in terms of collectionism and legacy. This old movie palaces make (or made) part of the spectacular exhibition movie rooms raised on urban sidewalks among urban usual constructions, that aim (or aimed) for presenting architectural constructions with luxury and refinement, gigantic temples with capacity for a large number of spectators and more accentuated presence in urban landscape. This big temples start to be built in Rio de Janeiro (and Brazil) – in projects connected closely to the expansion plans of American exhibition companies – from the second half of 1920 decade, having as a preliminary milestone the inauguration of new movie theaters of Rio‘s Cinelândia and perpetuating its expansion in exhibition market until the 50‘s. With addresses, architectures and different audiences, the movie palaces in Rio de Janeiro lived years of great prestige. Around 100 years after we can count few cinematographic palaces among the survivors. A blanking process that brings consequences to the city, cultural patrimony and the exhibition park itself. Those rooms transmuted themselves… However, Rio de Janeiro capital still keep memories of old cinema palaces – in major or minor buildings – sending us to a different ritual experimented in 21st century movie rooms. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O espaço físico onde a experiência cinema é projetada, e toda estrutura montada ao seu redor, vem sofrendo significativas transformações desde seus primórdios até a contemporaneidade. Esse trabalho lança as bases para um estudo sistemático da memória dos palácios cinematográficos (palácios do cinema, movie palaces ou picture palaces) - categoria de cinemas de atuação mais marcante e duradoura na tipologia dos cinemas de rua - da cidade do Rio de Janeiro sob a ótica do colecionismo e da patrimonialização. Esses antigos movie palaces figuram (ou figuravam) dentre as mais espetaculares salas de exibição cinematográfica erguidas nas calçadas citadinas - em meio às construções urbanas habituais -, que primam (ou primavam) por apresentar construções arquiteturais com planejamento de luxo e requinte, gigantescos templos com capacidade para um grande número de espectadores e presença mais acentuada na paisagem urbana. Esses grandes templos começam a ser construídos no Rio de Janeiro (e no Brasil) - em projetos intimamente ligados aos planos de expansão das exibidoras norte-americanas - a partir da segunda metade da década de 1920, tendo como marco preliminar a inauguração dos novos cinemas da Cinelândia carioca e vão perpetuar sua expansão no mercado exibidor da capital brasileira até a década de 1950. Com endereços, arquiteturas e públicos variados os movie palaces cariocas viveram anos de grande prestígio. Pouco mais de cem anos depois podemos contar raríssimos palácios cinematográficos dentre os remanescentes. Um processo de apagamento que traz consequências para a cidade, o patrimônio cultural e o próprio parque exibidor. Aquelas salas se transmutaram... Porém, a capital fluminense guarda ainda memórias dos palácios do cinema de outrora, remetendo-nos a um ritual diferente do experimentado nas salas do século XXI. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Coleção |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cinema de rua |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Palácios cinematográficos |
pt_BR |