dc.contributor.advisor |
Farias, Francisco Ramos de |
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dc.contributor.author |
Souza, Lizete Quelha de |
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dc.date.accessioned |
2018-07-20T18:55:24Z |
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dc.date.available |
2018-07-20T18:55:24Z |
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dc.date.issued |
2012-03-12 |
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dc.identifier.citation |
SOUZA, Lizete Quelha de. Pensamento de Foucault e memória social: entre diferentes modos de subjetivação e possíveis resistências. 2012. 180 f. Tese (Doutorado em Memória Social)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12052 |
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dc.description |
Tese também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH DMS 2012/05. |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
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dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Pensamento de Foucault e memória social: entre diferentes modos de subjetivação e possíveis resistências |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Farias, Francisco Ramos de |
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dc.contributor.referee |
Gondar, Josaida de Oliveira |
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dc.contributor.referee |
Vieira, Sarita Brazão |
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dc.contributor.referee |
Rezende, João Batista |
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dc.contributor.referee |
Medeiros, Sandra Albernaz de |
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dc.degree.department |
CCHS |
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dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Foucault |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memories |
pt_BR |
dc.subject.en |
Self care |
pt_BR |
dc.subject.en |
Practices of Resistances |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
We discuss the foulcautian thought in its connection with the memory, studying the constitution of different subjects by distinct ways of subjectivation. The subject in which Foucault is interested, far from being the individual, or any other position that reduces to an inner selfness or representation patterns that can be object of previous generalization, above all is an indeterminate subject that goes on through singular fluxes, and therefore it must be discussed not in ethical terms, but as moral matters. This “ethical subject” emerges within the established order, through the tension between the forces of subjugation and those that may do the opposite movement, and so dealing with it means to see it by an “outsider” perspective, in a process by which the “outside” unfolds itself inside its own subject, so that by a series of “self cares”, yet inside the hegemonic establishment, distinct practices of freedom or practices of possible resistances take place. To speak of such practices means to point out the constitution of subjects that invent themselves by an existential esthetics, outspreading, among others hypothesis, new singular affection ways (friendships) and an alternative citizenship (citizenship of difference). Thus, in this thesis, we shall illustrate and discuss this question by means of taking into account some actions of the AfroReggae group. |
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dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Discute-se o pensamento foucaultiano em relação à memória, estudando- se a constituição de diferentes sujeitos por distintos modos de subjetivação. O sujeito que interessa a Foucault, longe de ser o indivíduo, ou qualquer outra posição que o reduza a uma interioridade ou a um padrão representacional, passível de previsão ou generalização, acima de tudo é um sujeito indeterminado e que caminha mais por fluxos singulares, interessando discuti-lo, portanto, mais por questões éticas do que morais. Em suma, esse "sujeito ético" é o que emerge, no seio da ordem, a partir do deslizamento entre as forças que o assujeitam e aquelas que podem fazer movimento contrário. Tratar desta questão, assim, é principalmente se ver diante de um pensamento de "fora", que fala de um processo no qual o "fora" se desdobra no próprio sujeito, de forma que, por uma série de "cuidados de si", ainda dentro do estabelecido hegemônico, gestam-se outras práticas de liberdade ou de resistências possíveis. Tendo em conta que falar dessas "práticas" é falar da constituição de sujeitos que se inventam por uma estética da existência, apontando, entre outras hipóteses, para novas maneiras singulares de afetos (relações de amizade), para outras cidadanias (cidadania da diferença), neste trabalho ilustraremos e discutiremos essa questão mediante a reflexão sobre algumas ações do grupo AfroReggae. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Foucault |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memórias |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cuidado de si |
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dc.subject.pt |
Práticas de resistências |
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