dc.contributor.advisor |
Limoncic, Flávio |
|
dc.contributor.author |
Lopes, Mariana Franco |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-23T20:04:39Z |
|
dc.date.available |
2018-07-23T20:04:39Z |
|
dc.date.issued |
2014-04-01 |
|
dc.identifier.citation |
LOPES, Mariana Franco. Mulheres, imigração e cinema: as imigrantes latinas nas produções fílmicas norteamericanas a partir do ano 2000. 2014. 150 f. Dissertação (Mestrado em História)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12065 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MHis 2014/14. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Mulheres, imigração e cinema : as imigrantes latinas nas produções fílmicas norte-americanas a partir do ano 2000 |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Limoncic, Flávio |
|
dc.contributor.referee |
Caldas, Pedro Spinola Pereira |
|
dc.contributor.referee |
Halperin, Paula |
|
dc.contributor.referee |
Azevedo, Cecília da Silva |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Immigration and ilegal immigration |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cinema |
pt_BR |
dc.subject.en |
United States |
pt_BR |
dc.subject.en |
Women |
pt_BR |
dc.subject.en |
Latinos |
pt_BR |
dc.subject.en |
Representation |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The key of this study is to examine how latinos immigrants in USA, mostly women, have
been portrayed in American movies produced after the year 2000. Analyzing these productions, specially Bread and roses (Ken Loach, 2000), Spanglish (James L. Brooks, 2004), Fast-food nation (Richard Linklater, 2006), Under the same moon (Patricia Riggen, 2007) and Sin Nombre (Cary Fukunaga, 2009), two aspects called attention: a significant amount of women starring the character of Latin origin, and the occupation, on their part, ofless valued positions in the U.S. labor market. For these reasons, we consider important to analyze such issues, that appear very often in the recent film produced in the United States. This field, like the rest of the culture industry, has explored increasingly the themes and issues related to the Latino immigrant –the largest group of foreigners living in that country. Forms of representation of these, however, are many and diverse, showing variations according to the conditions of production of the films, or even a single feature film. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O objetivo desta obra é examinar como os imigrantes latinos, especialmente as mulheres,
foram representados(as) na filmografia norte-americana a partir do ano 2000. Analisando os longas-metragens produzidos neste período, dentre os quais destacamos Pão e rosas (Ken Loach, 2000), Espanglês (James L. Brooks, 2004), Nação fast-food (Richard Linklater, 2006), Sob a mesma lua (Patricia Riggen, 2007) e Sin Nombre (CaryFukunaga, 2009), dois aspectos nos chamaram atenção: a significativa quantidade de mulheres protagonizando a personagem de origem latina, e a ocupação, por parte destas, de posições pouco valorizadas no mercado de trabalho norte-americano. Por tais motivos, consideramos necessário analisar tais questões – tão presentes no cinema recente produzido nos Estados Unidos. Este campo, como os demais da indústria cultural, tem explorado, cada vez mais, os temas e assuntos vinculados ao imigrante latino – maior grupo de estrangeiros vivendo, de forma considerada legal ou não, naquele país.
As formas de representação destes, contudo, são múltiplas e diversas, demonstrando variações de acordo com as condições de produção dos filmes, ou até mesmo em um único longa-metragem. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Imigração e imigração ilegal |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cinema |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Estados Unidos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mulheres |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Latino(a)s |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Representação |
pt_BR |