| dc.contributor.advisor | Borges, Luiz Carlos | |
| dc.contributor.author | Oliveira, Karla Cristina Damasceno de | |
| dc.date.accessioned | 2018-07-25T22:42:20Z | |
| dc.date.available | 2018-07-25T22:42:20Z | |
| dc.date.issued | 2012-03 | |
| dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Karla Cristina Damasceno De. Curandeiros e pajés numa leitura museológica: o Museu do Marajó Pe. Giovanni Gallo - PA. 2012. 189 f. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/12067 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMP 2012/02. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Curandeiros e pajés numa leitura museológica: o Museu do Marajó Pe. Giovanni Gallo - PA | pt_BR |
| dc.title.alternative | Healers and shamans in a museum reading: the museum of Marajó Father Giovanni Gallo | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Borges, Luiz Carlos | |
| dc.contributor.referee | Campos, Márcio D’Olne | |
| dc.contributor.referee | Heizer, Alda Lúcia | |
| dc.degree.department | CCHS | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | MUSEOLOGIA | pt_BR |
| dc.subject.en | Amazon | pt_BR |
| dc.subject.en | Shamanism | pt_BR |
| dc.subject.en | Imaginary | pt_BR |
| dc.subject.en | Marajó’s Museum | pt_BR |
| dc.subject.en | Heritage | pt_BR |
| dc.description.abstracten | This work presents, as a general hypothesis, the assumption that shamanism has a relationship of value with the population, produces meaning and resonance between the residents of Cachoeira do Arari, in Marajó’s Island, and, therefore, can be analyzed under a patrimonial point of view. The object of study is the collection of local shamanism from the Marajó Pe. Giovanni Gallo Museum considering its production of meanings and resonance, as well as the understanding of shamanism as a cultural patrimony of the Cachoeira do Arari’s community. This work presents a new approach for the study of shamanism, whichever is its position in a museum collection, as a part in an exposition. It intends to analyze the local shamanism from the Marajó Pe. Giovanni Gallo Museum’s, from the reading point of view, the meaning, the resonance and from the understanding of this practice as a cultural patrimony of the Cachoeira of Arari’s community. It is not about proposing the title or the recognition of the shamanism as “Cachoeira of Arari’s Cultural Patrimony”, but to think of this ancestral practice as an integral part of the identity, the history and, still today, of the day by day of Marajó’s Community. It was identified, through interviews, that the meanings are produced by visitors and locals in relation to this collection, from the objects that compose it and from the way that they are exposed; the shamanism as a marajoara cultural patrimony, considering it in relation to the symbolical networks in which it inserts itself and to the sociocultural conditions in which it occurs; and to the MdM sustainability conditions, once that the maintenance of the collection is directly related to this Museum’s capacity to gather, process and spread the culture and marajoaras memories. The qualitative-quantitative modality of research was used as methodology, having as the universe of observation the visitors of the Marajó Museum, being those locals, witchdoctors and Museum keepers. Questionnaires, formularies, closed and semi-structured interviews were used as observational methods. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Esse trabalho apresenta, como hipótese central, a assunção de que a pajelança tem uma relação de valor com a população, produz sentido e ressonância entre os moradores de Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó, e, portanto, pode ser analisada sob a ótica patrimonial. O objeto de estudo é a coleção de pajelança cabocla do Museu do Marajó Pe. Giovanni Gallo, considerando sua produção de sentidos e ressonância, bem como o entendimento da pajelança como patrimônio cultural da comunidade de Cachoeira do Arari. Esse trabalho apresenta uma nova abordagem para ao estudo da pajelança, qual seja a de sua posição em uma coleção museológica, como peça em uma exposição. Visa analisar a coleção de pajelança cabocla do Museu do Marajó Pe. Giovanni Gallo, do ponto de vista da leitura, dos sentidos, da ressonância e do entendimento dessa prática como patrimônio cultural da comunidade de Cachoeira do Arari. Não se trata de propor o título ou o reconhecimento da pajelança como “Patrimônio Cultural de Cachoeira do Arari”, mas sim de pensar esta prática ancestral como parte integrante da identidade, da história e, ainda hoje, do cotidiano dessa comunidade do Marajó. Foram identificados, mediante entrevistas, que sentidos são produzidos por visitantes e moradores locais em relação a essa coleção, a partir dos objetos que a compõem e da forma como estão expostos; a pajelança como patrimônio cultural marajoara, considerando-a em relação às redes simbólicas nas quais se insere e às condições socioculturais em que ela ocorre; e as condições de sustentabilidade do MdM, uma vez que a manutenção do acervo está diretamente relacionada à capacidade desse Museu continuar a reunir, processar e difundir a cultura e a memória marajoaras. Como metodologia foi utilizada a modalidade de pesquisa qualitativo-quantitativa, tendo por universo de observação os visitantes do Museu do Marajó, sejam moradores, pajés e gestores do Museu. Como métodos de observação foram utilizados questionários, formulários, entrevistas fechadas e semiestruturadas. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Amazônia | pt_BR |
| dc.subject.pt | Pajelança | pt_BR |
| dc.subject.pt | Imaginário | pt_BR |
| dc.subject.pt | Museu do Marajó | pt_BR |
| dc.subject.pt | Patrimônio | pt_BR |