dc.contributor.advisor |
Oliveira, Maria Amália Silva Alves de |
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dc.contributor.author |
Peixoto, Roberta |
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dc.date.accessioned |
2018-07-27T18:51:06Z |
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dc.date.available |
2018-07-27T18:51:06Z |
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dc.date.issued |
2018-04-17 |
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dc.identifier.citation |
PEIXTO, Roberta. Das páginas policiais à espetacularização da fé: as religiões de matrizes africanas ao longo do século XX. 2018. 97 f. (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12074 |
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dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
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dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Das páginas policiais à espetacularização da fé: as religiões de matrizes africanas ao longo do século XX |
pt_BR |
dc.title.alternative |
From police pages to spectacularization: afro-brazilian religions throughout the 20th centry |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Oliveira, Maria Amália Silva Alves de |
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dc.contributor.referee |
Gomes, Edlaine de Campos |
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dc.contributor.referee |
Carneiro, Sandra de Sá |
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dc.degree.department |
CCHS |
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dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Afro-Brazilian Religions |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Communication |
pt_BR |
dc.subject.en |
Spectacle |
pt_BR |
dc.subject.en |
Tourism |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The existence of Afro-Brazilian Religions is marked by strategies of memory silencing. From a cursed practice, criminalized and undermined by law, to a symbol of "brasilidade", afro-brazilian faith, however, has never ceased to be synonymous with resistance. Once the slavery is over, in the first decades of the twentieth century a long process of inhibition and criminalization of the Afro-Brazilian religions will be undertaken. However, in the second half of the twentieth century these religions gain recognition as they are understood as culture. It is precisely during the 1960s and 1970s that we can notice a new perspective: belonging to an african matrice religion becomes a source of prestige in brazilian society. The media, as a powerful tool for articulating memories, actively participates in the elaboration of these perspectives. Thus, from the analysis of material published by the Jornal do Brasil, from 1900 to 1989, it is sought to understand how these religions go from a practice condemned by law to a national souvenir; and what forces, disputes, and intentions permeate this process. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O tratamento dispensado às religiões de matrizes africanas, ao longo dessas muitas décadas de presença em solo brasileiro, é marcado por estratégias de silenciamento de memórias. De prática coibida, criminalizada e inferiorizada por lei, a símbolo de “brasilidade”, a fé de origem negra, entretanto, nunca deixou de ser sinônimo de resistência. Terminado o sistema escravista, nas primeiras décadas do século XX será empreendido um longo processo de coibição e criminalização das religiões afro-brasileiras, que ficam sob o jugo dos aparelhos coercitivos do Estado. Entretanto, na segunda metade do século XX os terreiros saem da jurisdição policial e essas religiões ganham reconhecimento ao serem compreendidas como cultura. É justamente no decorrer das décadas de 1960 e 1970 que se percebe um movimento inverso ao observado na primeira metade século: o pertencimento às religiões de matrizes africanas torna-se fonte de prestígio na sociedade brasileira.
Essa mudança de perspectiva está em boa parte relacionada ao alcance dos movimentos de contracultura, mas também às mudanças em âmbito político, onde se observa uma nova atitude em relação à África. Por parte do governo há uma aproximação econômica com países africanos em processo de descolonização e, nesse sentido, a adoção de uma nova política nacional perante as religiões de origem negra significaria um importante trunfo de relações diplomáticas. Não por acaso, a criação da EMBRATUR (Empresa Brasileira de Turismo), em 1966, durante o regime militar, pode ser entendida, para além de seus objetivos relativos ao desenvolvimento de políticas de incentivo ao turismo, como estratégia de manipulação sobre a imagem do país no exterior. É em meio a essas mudanças políticas e culturais que a fé de matrizes africanas passa a fazer parte da construção de uma pretensa identidade nacional e começa a ser proposta também no âmbito do turismo, como uma das atrações folclóricas nacionais. Assim, a hipótese levantada nesse trabalho é de que o turismo teria servido como elemento mediador no processo de revalorização dos cultos de origem negra.
A mídia, enquanto poderoso instrumento para a articulação de memórias – uma vez que tem o poder de oferecer uma versão sobre a realidade e, não obstante, construir um passado tanto público quanto para o público - participa ativamente da elaboração dessas perspectivas. Desse modo, a partir da análise de material veiculado pelo Jornal do Brasil, no espaço temporal de 1900 a 1989, busca-se entender de que maneira essas religiões passam de prática condenada por lei a souvenir nacional; e quais as forças, as disputas e as intenções permeiam esse processo. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Religiões de Matrizes Africanas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Comunicação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Espetáculo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Turismo |
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