| dc.contributor.advisor | Lima, Tatiana Motta | |
| dc.contributor.author | Cavalcanti, Maria Luiza Tavares | |
| dc.date.accessioned | 2018-07-27T19:01:26Z | |
| dc.date.available | 2019-01-01 | |
| dc.date.available | 2018-07-27T19:01:26Z | |
| dc.date.issued | 2018-02-26 | |
| dc.identifier.citation | CAVALCANTI, Maria Luiza Tavares. Habitar-se no silêncio: uma experiência da atenção plena na pedagogia do ator. 2018. 283 fl. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2007 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/12075 | |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Habitar-se no silêncio: uma experiência da atenção plena na pedagogia do ator | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co | Plá, Daniel Reis | |
| dc.contributor.referee | Quilici, Cassiano Sydow | |
| dc.contributor.referee | Keiserman, Waldemar | |
| dc.degree.department | CLA | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | 80305008 TEATRO | pt_BR |
| dc.subject.en | Acting training | pt_BR |
| dc.subject.en | Pedagogy for actors | pt_BR |
| dc.subject.en | Mindfulness | pt_BR |
| dc.subject.en | Meditation | pt_BR |
| dc.subject.en | Silence | pt_BR |
| dc.description.abstracten | The purpose of this research is to look at possibilities of a pedagogy for actors focusing on the transformation of the subjectivity of the student and the fundamental role of the teacher in this process. The research is based upon bridges built between practices of consciousness of the body, the training of the actor and the thematic of attention and silence, supported by the Mindfulness techniques of meditation. Parallels are drawn between the “work on the self” proposed by Stanislawski and Grotowski, the work on body awareness and contemplative practices linked to the idea of enhancing self-awareness. We began with the following question: considering the individual as being in a state of permanent transformation, how can we consider the role of attention in the work of the actor? What kind of attention can be more useful when one is acting? Considering the subject as observer and agent of his/her own self, what can be the role of silence in the training of the actor? Up to what point is it needed to access silence as a condition to develop and enhance possibilities in the game? | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | O presente trabalho visa lançar luz às possibilidades de uma pedagogia do ator que dialogue com a transformação do sujeito. Procura, em paralelo, abrir questões acerca do papel do professor como peça fundamental no exercício em sala de aula. A via principal de investigação partiu das pontes realizadas entre as práticas de consciência corporal, as questões pertinentes à formação do ator e a temática da atenção e do silêncio – esta última, com o suporte da técnica de meditação do Mindfulness. Para colaborar com a reflexão traço um paralelo entre o trabalho sobre si proposto por Stanislavski e Grotowski, o trabalho de consciência corporal/habitação do corpo e as práticas contemplativas que colaboram com a ideia de cultivo. O ponto de partida para essa pesquisa foi a seguinte pergunta: Considerando-se o indivíduo como ser em permanente transformação, como investigar a atenção no trabalho do ator? Que tipo de atenção é mais útil ao trabalho do ator? Considerando-se a dimensão do sujeito como observador e agente de si mesmo, qual o papel desempenhado pelo silêncio na formação de atores? Em que medida é necessário acessar o silêncio como condição para ampliar possibilidades no jogo? A dissertação está estruturada em cinco seções: uma introdução, na qual historicizo meu processo pessoal e mostro como cheguei a esse tema de interesse, e quatro seções de desenvolvimento. A segunda seção trata do trabalho sobre si na formação do ator, com enfoque na respiração e na consciência corporal. A terceira aborda o Mindfulness e as ferramentas do trabalho de meditação as quais facilitam o diálogo com a ideia de transformação do sujeito. A quarta seção, por sua vez, aborda o papel do professor como um interlocutor fundamental também nesse estado de transitoriedade. Na quinta e última, trago três experiências distintas vividas em sala de aula. Ao longo da pesquisa, proponho o trabalho de meditação do Mindfulness como instrumento para diversas práticas do ator e do professor | pt_BR |
| dc.subject.pt | Formação do ator | pt_BR |
| dc.subject.pt | Pedagogia Atoral | pt_BR |
| dc.subject.pt | Mindfulness | pt_BR |
| dc.subject.pt | Meditação | pt_BR |
| dc.subject.pt | Silêncio | pt_BR |