dc.contributor.advisor |
Moraes, Nilson Alves de |
|
dc.contributor.author |
Jofré, Marcela Arriagada |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-30T18:18:28Z |
|
dc.date.available |
2018-07-30T18:18:28Z |
|
dc.date.issued |
2012-02 |
|
dc.identifier.citation |
JOFRÉ, Marcela Arriagada. Arte urbana no contexto social chileno: intervenções de arte no Chile. 2012. 164 f. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; MAST, Rio de Janeiro, 2012. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12076 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMP 2012/06. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Arte urbana no contexto social chileno: intervenções de arte no Chile |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Moraes, Nilson Alves de |
|
dc.contributor.referee |
Borges, Luis Carlos |
|
dc.contributor.referee |
Scheiner, Tereza Cristina Moletta |
|
dc.contributor.referee |
Campos, Marcelo |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MUSEOLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museology |
pt_BR |
dc.subject.en |
Heritage |
pt_BR |
dc.subject.en |
Contemporary Chilean Art |
pt_BR |
dc.subject.en |
Conceptual Art |
pt_BR |
dc.subject.en |
Art Intervention |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present paper depicts and analyses the Chilean contemporary art
productions following the 1973 military coup. These pieces have been catalogued as
urban interventions with a political spin and have been considered as part of the
Escena de Avanzada - one of the most evident artistic trends during this period-, by
the art critics in Chile. This paper argues the nature of three of these pieces regarding
the ambience they intervene (the city’s logic) and the historical context they were
developed in (socio-political Chilean context). The treated interventions are: Para no
morir de hambre en el Arte (Not to die of hunger in Art), 1979 and No +, 1983-1984,
both pieces belonging to the CADA, Colectivo de Acciones de Arte. The third piece is
Una milla de Cruces, una resta de sentido sobre pavimento (A mile of Crosses, a
subtraction of sense on the pavement), 1979; an individual intervention by Lotty
Rosenfeld who was also a member of CADA.
Through the presentation and analysis of these artistic interventions, we have
been able to build up a proposal that considers Art and Patrimony. The proposal seeks
to defend the notion of art as a means of major communication about society and to
show how these operations will uncover stories and tensions about Identity, Patrimony
and History by means of solid statements. We use primary sources, bibliography of
public knowledge and we took oral testimonies. We researched iconographic material,
we edited videos and interviews founded in private and public archives, gathering
reflections of some of the cultural movements analyzed. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O trabalho expõe e analisa produções de arte contemporânea chilena,
posteriores ao Golpe Militar de 1973. Obras catalogadas como intervenções urbanas,
destacadas pelo caráter político e consideradas pelo campo da crítica de arte no Chile
como pertencentes à chamada “Escena de Avanzada”, uma das tendências artísticas
com maior evidência no período. Este trabalho problematiza a natureza destas
operações de arte a respeito do meio que produzem a intervenção (lógica urbana) e o
contexto histórico (contexto sócio-político chileno) em que foram geradas. As três
intervenções paradigmáticas tratadas neste estudo são: “Para no morir de Hambre en
el Arte”1979; “NO +” 1983-84 (ambas ações de arte paradigmáticas do CADA Coletivo
de Ações de Arte) e, finalmente; “Uma milla de Cruces, una resta de sentido sobre el
pavimento” 1979 uma intervenção individual da Artista Lotty Rosenfeld do CADA.
Através da apresentação e analise dessas intervenções é construída uma
proposta que articula considerações sobre arte e Patrimônio, que busca defender com
argumentações como a arte tem tanto que dizer sobre as nossas sociedades quanto
outras disciplinas ou áreas, e como nestas intervenções vão aparecer relatos e
tensões sobre identidade, museologia, patrimônio e história. Utilizamos fontes
primárias, bibliografia de conhecimento público e tomamos depoimentos orais.
Pesquisamos acervos iconográficos e editamos material imagético encontrado em
acervos pessoais e públicos reunindo reflexões e documentando visualmente alguns
dos movimentos culturais analisados. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Arte Chilena contemporânea |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Arte conceitual |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Intervenções de arte |
pt_BR |