DSpace Repository

Arte urbana no contexto social chileno: intervenções de arte no Chile

Show simple item record

dc.contributor.advisor Moraes, Nilson Alves de
dc.contributor.author Jofré, Marcela Arriagada
dc.date.accessioned 2018-07-30T18:18:28Z
dc.date.available 2018-07-30T18:18:28Z
dc.date.issued 2012-02
dc.identifier.citation JOFRÉ, Marcela Arriagada. Arte urbana no contexto social chileno: intervenções de arte no Chile. 2012. 164 f. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; MAST, Rio de Janeiro, 2012. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12076
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMP 2012/06. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Arte urbana no contexto social chileno: intervenções de arte no Chile pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Moraes, Nilson Alves de
dc.contributor.referee Borges, Luis Carlos
dc.contributor.referee Scheiner, Tereza Cristina Moletta
dc.contributor.referee Campos, Marcelo
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS pt_BR
dc.subject.cnpq MUSEOLOGIA pt_BR
dc.subject.en Museology pt_BR
dc.subject.en Heritage pt_BR
dc.subject.en Contemporary Chilean Art pt_BR
dc.subject.en Conceptual Art pt_BR
dc.subject.en Art Intervention pt_BR
dc.description.abstracten The present paper depicts and analyses the Chilean contemporary art productions following the 1973 military coup. These pieces have been catalogued as urban interventions with a political spin and have been considered as part of the Escena de Avanzada - one of the most evident artistic trends during this period-, by the art critics in Chile. This paper argues the nature of three of these pieces regarding the ambience they intervene (the city’s logic) and the historical context they were developed in (socio-political Chilean context). The treated interventions are: Para no morir de hambre en el Arte (Not to die of hunger in Art), 1979 and No +, 1983-1984, both pieces belonging to the CADA, Colectivo de Acciones de Arte. The third piece is Una milla de Cruces, una resta de sentido sobre pavimento (A mile of Crosses, a subtraction of sense on the pavement), 1979; an individual intervention by Lotty Rosenfeld who was also a member of CADA. Through the presentation and analysis of these artistic interventions, we have been able to build up a proposal that considers Art and Patrimony. The proposal seeks to defend the notion of art as a means of major communication about society and to show how these operations will uncover stories and tensions about Identity, Patrimony and History by means of solid statements. We use primary sources, bibliography of public knowledge and we took oral testimonies. We researched iconographic material, we edited videos and interviews founded in private and public archives, gathering reflections of some of the cultural movements analyzed. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O trabalho expõe e analisa produções de arte contemporânea chilena, posteriores ao Golpe Militar de 1973. Obras catalogadas como intervenções urbanas, destacadas pelo caráter político e consideradas pelo campo da crítica de arte no Chile como pertencentes à chamada “Escena de Avanzada”, uma das tendências artísticas com maior evidência no período. Este trabalho problematiza a natureza destas operações de arte a respeito do meio que produzem a intervenção (lógica urbana) e o contexto histórico (contexto sócio-político chileno) em que foram geradas. As três intervenções paradigmáticas tratadas neste estudo são: “Para no morir de Hambre en el Arte”1979; “NO +” 1983-84 (ambas ações de arte paradigmáticas do CADA Coletivo de Ações de Arte) e, finalmente; “Uma milla de Cruces, una resta de sentido sobre el pavimento” 1979 uma intervenção individual da Artista Lotty Rosenfeld do CADA. Através da apresentação e analise dessas intervenções é construída uma proposta que articula considerações sobre arte e Patrimônio, que busca defender com argumentações como a arte tem tanto que dizer sobre as nossas sociedades quanto outras disciplinas ou áreas, e como nestas intervenções vão aparecer relatos e tensões sobre identidade, museologia, patrimônio e história. Utilizamos fontes primárias, bibliografia de conhecimento público e tomamos depoimentos orais. Pesquisamos acervos iconográficos e editamos material imagético encontrado em acervos pessoais e públicos reunindo reflexões e documentando visualmente alguns dos movimentos culturais analisados. pt_BR
dc.subject.pt Museologia pt_BR
dc.subject.pt Patrimônio pt_BR
dc.subject.pt Arte Chilena contemporânea pt_BR
dc.subject.pt Arte conceitual pt_BR
dc.subject.pt Intervenções de arte pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|